quinta-feira, 1 de abril de 2010

A GORDINHA DA MATERNIDADE


Muito realista a estátua, de autoria da artista plástica Eliana Kertész, instalada pelo governo do Acre na entrada da Maternidade Bárbara Heliodora: uma adolescente carrega bebês nas costas, na barriga e no pensamento.

23 comentários:

Julio Cesar disse...

Bom dia Altino,

A estátua é pura realidade do acontece no Acre. Mães adolescentes. Fazer o que? Sem empregos e rendas e ouvindo muitas promessas que nunca são realizadas. Agora o que me chamou atenção foi uma foto estampada na primeira página do " Jornal Pag. 20 " onde aparece a histórica militante do PT Chica Marinheiro e o ex-odiado e ex-ladrão do Projeto Novo Horizonte ( denunciado pelo ex-Secretário de Segurança e histórico militante do PT Antônio Monteiro) Cesar Messias.

Até você Francisca.

Jalul disse...

Não consegui ver se a "estautua" tem a cara de uma adolescente. Se for, é apologia à gravidez precoce. Não quero crer. Credite-se o engano ao escultor (a).

ALTINO MACHADO disse...

Leila, desconfio que o escultor deve ter imaginado a petista Chica Marinheiro grávida pra fazer a tal escultura. Aquilo no ombro dela é mesmo uma criança ou um macaco soim?

Rodrigo disse...

Alem de tá cheia de criança, ela também tá cheia de comida! Tá bem gordinha a danada.

Fernanda disse...

a do macaco soim foi ótima. ri alto!
kkkkkkkkkkkkkk
olha só as mns impressões sobre a gordinha da maternidade estão no meu blog.
www.brindoavida.com.br

Fátima Almeida disse...

é uma obra de arte que segue a tradição artística, pois em diversas culturas, em especial as do mundo antigo, dos povos ditos primitivos, a figura da mãe sempre foi representada dessa forma: gorda, com seios opulentos. Podemos ler: a vinculação entr a maternidade e a lua cheia, o microoceano na barriga onde nada o feto. Enfim, é um projeto ousado que causa impacto, é óbvio, na caretice geral.

Anônimo disse...

Pofavô gente, se fosse uma figura magérrima poderiam dizer que simbolizaria “as mulheres desnutridas” do Acre.
Penso que tem que ser visto a simbologia que a coisa sugere. A análise da Obra de Arte em si, esta indo pras cucuias. Ô coitada da criadora!

Fátima Almeida disse...

Em boa hora, quando surge uma novidade no cenário, quero avisar a todos que em breve o colégio dos padres será demolido. Provavelmente de madrugada e/ou nos feriados. Está há vários anos entregue às intemperies, pratica essa comumente usada para justificar demolições. Sabe-se que a conservação dos imóveis requer uso e manutenção. Diga-se de passagem que a Igreja Católica no Vale do Acre não prima muito pela preservação do patrimônio histórico: demoliu a Igreja de São Sebastião para erigir a Galeria Meta e faturar 1.500,00 de aluguel por loja. Demoliu a linda capela que existia na Santa Casa de Misericórdia onde um prediozinho feio tomou o lugar para consultorios médicos, só que não sei o valor do aluguel. O Governo tomará alguma medida para evitar que o Colégio Nossa Senhora das Dores, cujo projeto arquitetônico compõe o complexo de obras destinadas ao ensino pela ordem dos servos de Maria,no Vale do Acre, na década de cinquenta?

...vdj... disse...

Nada contra a estátual atual, mas não deveriam ter tirado a outra escultura - os losangos - que sempre foi o principal adorno na fachada do prédio da maternidade.

¬¬

Terra disse...

Botero....

Dakota disse...

Eu não conheço a realidade do Acre direito.. mais essa estátua simboliza muito a realidade do Brasil inteiro. Onde ficar grávida aos 13 anos já é "normal" !!

^^

Bjokas


http://www.amar-etudo.blogspot.com

Vingador disse...

Bem,
Será que é assim que eles veêm as mulheres acreanas?
Meu Deus parece o cruz credo!!! Vôte!

As Artes da Paula disse...

Sim é uma obra de arte estilo "barroco" pela exuberancia do tamanho, mais poderia ter sido mais criativa.

Iracema forte Caingang disse...

Tem a cara das obras do artista colombiano fernando botero

sonoraflora disse...

Será que só vemos o pêso e esquecemos o passo da figura esculpida? As aparências enganam aos que pesam e medem. Não será melhor pesar a leveza da consciência e medir pelo passo firme que balança para não cair? Mulher que carrega o passado e o futuro olhando adiante segura de que não precisa andar de cabeça baixa olhando onde pisa. Parabéns para a escultora Eliana por seu trabalho.
Beto Brasiliense.

Unknown disse...

Por quê estes braços tão grosso e estas mãos tão pequena? Nada contra a pessoa que idealizou este projeto de grávida, mais mulher fica linda na gravidez, não fica este trambolho. Sim que eu não entendo de arte barroca, contemporânea, mais sei o que gosto de ver e tenho certeza outras pessoa também, esta com certeza não enaltece a grávida, pelo contrário...deixa ela sem brilho.

Terra disse...

Uma da funções da arte é a reflexão.
Pelos comentários nota-se que a artista - aparentemente uma seguidora de Botero - conseguiu levar muitos a refletir.

Andarilho disse...

Boa tarde Altino!!!
Passando para desejar uma feliz pascoa.

Andarilho disse...

Agora, falando sobre essa escultura. Ela parece muito com as esculturas gigantes de um artista colombiano, já citado.
Copiaram?
Engraçado é que inauguraram essa maternidade com algumas coisitas para terminar.
Mais uma obra para eleição.

@MarcelFla disse...

Governo deveria primeiro ter investido em Educação e implementado de maneira eficaz o estudo das artes nos colégios, para que em um futuro médio a população acreana tivesse sensibilidade para apreciar e julgar uma obra de arte...

Unknown disse...

Meu querido, qualquer pessoa pode admirar e julgar uma obra de arte independente de ter estudado sobre..BASTA TER SENSIBILIDADE!
Angela

@MarcelFla disse...

Hummmmm... tenho pra mim que para julgar algo deve-se ter um bom conhecimento de causa, do contrário, tal julgamente estaria fadado a cometer uma injustiça (em todos os aspectos).

Para admirar/apreciar no entanto concordo perfeitamente com senhora/senhorita Angela (ou Gabriella não ficou muito claro, não importa também), basta sensibilidade.

Unknown disse...

R$ 165.000,00 por uma estátua horrivel desta, só aki na terra de vianópolis, as mulheres acreanas são lindas e não mereciam um "agoro" desses bem na entrada da maternidade, troço caro e de mau gosto!!!!!!!