segunda-feira, 1 de março de 2010

SERINGAL BAGAÇO

Banco do Brasil quer expulsar os posseiros da localidade onde nasceu a senadora Marina Silva


O Banco do Brasil tenta obter na Justiça do Acre a expulsão de 25 posseiros que ocupam imóveis localizados na área onde existia a sede do antigo seringal Bagaço, na BR-364, a 35 quilômetros de Rio Branco. O Bagaço ficou famoso mundialmente por ser o local onde nasceu a senadora e ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva (PV-AC), pré-candidata à Presidência.

A área da sede do seringal, de 810 hectares, foi comprada pelo jornalista Walter Gomes, ex-diretor do jornal O RIo Branco, que apresentou o imóvel como garantia de um empréstimo junto ao Banco do Brasil, sem mencionar a existência de posseiros.

Walter Gomes morreu durante um acidente de trânsito, mas o Banco do Brasil já havia ajuizado contra ele uma ação de execução forçada de título extrajudicial para o retorno dos valores concedidos através de Cédula Rural Pignoratícia e Hipotecária.

O imóvel que compreende a antiga sede do seringal Bagaço foi arrematado pelo próprio Banco do Brasil e transferido ao arrematante como sua propriedade. Há 10 anos, o Banco do Brasil ajuizou na 1ª Vara Cível da Comarca de Rio Branco uma ação ordinária de imissão de posse contra os 25 posseiros.

Leia mais no Blog da Amazônia.

2 comentários:

@MarcelFla disse...

Espero que a situação seja resolvida o mais rápido possível, é óbvio que a retirada dos posseiros é incabível, pessoas que a 50 anos cultivam suas terra e tiram desta seu sustento não podem ser despejadas, a terra pertence a quem nela trabalha!

Agora o doloroso é assistir tantas famílias, que, não tem direito sequer a luz elétrica em pleno século 21 por pura burocracia!

educ.psicopedagogia.com disse...

OLÁ MEU NOME É SANDRA LIMA DA SILVA E SOU FILHA DE VALTER GOMES DA SILVA JUNTO COM MEUS IRMAO INCLUSIVE ME IRMAO SE CHAMA VÁLTER GOMES DA SILVA FILHO. VEM ARAVÉS DESTA OBTER INFORMAÇOES A RESPEITO DESSAS TERRAS POIS A MESMA ENCONTRA-SE INVENTARIADA E ATÉ O MOMENTO NÃO RECEBI INFORMAÇOES DE COMO FOI FEITA ESSA TRAMITAÇAO COM O BANCO. POIS MEU PAI FEZ UM EMPRETIMO DE 60,00 MIL REAIS NA ÉPOCA E O BANCO RESGATOU AS TERRAS NO VALOR EXOBITANTE. PESSO POR FAVOR INFORMAÇOES SOBRE O ASSUNTO. SOU INVENTARIANTE E TENHO TODAS AS DOCUMENTAÇOES DESSAS TERRAS. INCLUSIVE DE OUTRAS DEIXADAS POR MEU PAI. SANDRASENDY@HOTMAIL.COM( FONE ATRAVÉ DO E-MAIL. PESSO A INTERFERENCIA DE ADVOGADOS INTERESSADOS NO CASO!!