domingo, 5 de abril de 2009

AS MAÇÃS PODRES DA FPA

Trecho do artigo de Leo Rosas, na coluna Poronga, do Página 20, sobre a denúncia do Ministério Público Federal de desvio de R$ 22,8 milhões na BR-364 por empreiteiros e diretores do Deracre durante a gestão do ex-governador Jorge Viana (PT):

"Mas o poder desgasta. É inevitável. Torna-se difícil a manutenção constante da mesma pegada. Por mais que haja um esforço para se renovar permanente, o cheiro do velho permanece. Pessoas se aboletam nos cargos e passam a se considerar donos e senhores absolutos da verdade. É nesses momentos que os equívocos começam a acontecer.

A finalidade aqui não é condenar os acusados previamente, principalmente uma pessoa como Tácio de Brito, homem de vida simples, cuja honestidade tem sido prática constante na sua trajetória. Ocorre que era sangue-novo no Deracre. Pode ter sido induzido a cometer erros.

A preocupação é outra. O temor é de que um projeto que nasceu a partir do sonho de fazer um Estado digno da sua história se desvirtue e passe a ser tratado como os outros que o antecederam.

A denúncia do MPF é grave em todos os sentidos. Mas o preocupante é que ameaça jogar na vala comum todos aqueles que durante anos carregaram as bandeiras da ética e da honestidade.

Essas são as bandeiras que ainda sustentam a FPA no poder. Os resultados das urnas têm indicado que o cidadão tem medo de retroceder. O temor do passado nada glorioso mantém acesa a lamparina política do grupo que governa o Acre. Deixar apagar a chama por um sopro de suspeita é falha imperdoável.

A prática, já dizia Lênin, é o critério da verdade.

Infelizmente, a FPA sofreu um pouco de desvio na sua condução e na sua prática. Os mais antigos ensinam: quem com porcos se mistura, farelo come.

Nessa mistura, antigos adversários antes satanizados passaram a ser santificados em nome da manutenção do poder. Os ex-opositores não chegaram para comer farelos. Sentaram-se em locais privilegiados, saborearam um cardápio bem mais sofisticado no banquete do poder e estão ganhando dinheiro. Muito dinheiro.

Um desses novos santos é Orleir Cameli, um homem considerado “campeão de falcatruas”. Com um caminhão de processos nas costas acumulados nos quatro anos em que governou o Acre, o ex-governador é um dos maiores ganhadores de obras na atual gestão.

A proximidade com os antigos adversários não é bem digerida pela sociedade. A população, por mais que se esforce, não consegue mais diferenciar o joio do trigo. O erro da FPA foi trazer algumas maçãs podres da política acreana para dentro do cesto dos frutos bons. Nessa mistura, os bons sempre saem perdendo

A denúncia está feita. Caberá aos acusados apresentar a defesa. O que não vale é querer desqualificar os denunciantes. O importante é comprovar que não houve irregularidade. É isso que o povo quer. É isso que a história exige. Ficar calado e na retranca não é o mais aconselhado.

Esse tipo de denúncia deve servir para os homens e mulheres da FPA mostrarem à sociedade que foram e permanecem diferentes. Omitir-se ou tentar qualificar quem denuncia é perigoso, pois pode dar margem para que as pessoas pensem que todos são iguais.

E neste caso, tal qual no Império Romano, não basta à mulher de César ser apenas honesta. Ela tem que parecer honesta."

Leia mais sobre o escândalo:
Blog da Amazônia
AC 24 Horas
Folha de S. Paulo
O Globo
Folha Online

5 comentários:

Acreucho disse...

Quando eu era menino, minha mãe dizia: "não coloque a culpa pelo que voce fez nos outros".
É impressionante como o bom comentarista Leonildo Rosas, tenta desculpar e até justificar as atitudes governamentais dos dirigentes da Frente. Não deveria ser essa a "ética missão" de um jornalista.

eliomar m. disse...

E mais este artigo do senhor Leo Rosa só serve para esclarecer que os meninos da FPA, são iguaizinhos aos dirigentes do passado que ocuparam o palácio Rio Branco ou até muito mais sádicos pelo poder. Mais eles cometeram um erro, o de terem desprezado os que plantaram as primeiras sementes desta árvore que creceu e até ficou frondosa.

Armstrong da Silva Santos disse...

Todo mundo sabe que tais pessoas foram apenas instrumentos dos projetos politicos dos Vianas...
Não é apenas tácio de brito, ou sergio nakamura, existe muita gente respondendo por coisas que não cometeram para não sujar o nome dos vianas. Um exemplo é Edgar de deus ex- Imac e o verdadeiro culpado esta bem longe e toda a cupula do PT sabe onde ele está.....
Quero ver até quando os acusados vão conseguir ficar calados sendo acusado por coisas que não cometeram, eram ordens do ex- reizinho da floresta.. Mais é assim mesmo a corda sempre arrebenta do lado mais fraco....

Orlando disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Orlando disse...

Bom dia,
Tem alguém usando meu e-mail para escrever comentários. Como faço para excluir isso?