quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

REPÚDIO DO SINDICATO DE XAPURI

Trabalhadores criticam a “Semana Chico Mendes”
do “governo da floresta" e operação do Ibama


O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Xapuri divulgou hoje uma nota na qual repudia as comemorações da "Semana Chico Mendes", organizada pelo Comitê Chico Mendes e governo do Acre, no momento em que o Ibama executa a operação "Reserva Legal".


A operação do Ibama é destinada a expulsar os ocupantes ilegais da Reserva Extrativista Chico Mendes, de quase 1 milhão de hecatres, onde mais de 45 mil hectares de florestas já foram transformados em pastagem para alimentar um rebanho bovino de 10 mil cabeças.

Leia mais:

PF e Ibama iniciam hoje operação para expulsar ocupantes ilegais da Resex Chico Mendes

Segundo o sindicato de Xapuri, não existe uma política que garanta renda para que os seringueiros possam viver com dignidade exclusivamente da produção extrativista dentro da reserva criada há 18 anos. Os trabalhadores dizem que a atividade pecuária "é um complemento de renda que tem sido utilizado pela grande maioria dos moradores".

Leia a íntegra da nota no Blog da Amazônia.

Recado do jornalista Edilson Martins: "Globonews, TV por assinatura, exibe hoje, dia 17, às 23 horas, hora Brasília -hora ingrata, diga-se- num primeiro momento, um resgate de Chico Mendes e sua luta em defesa da Amazônia. O programa já existe na grade da emissora - Arquivo N - e quase sempre produz interessantes resgastes e revisitações históricas corretas. Pertence ao pequeno nicho de coisas palatáveis e pertinentes da TV brasileira. Não participei da edição, mas cedi praticamente todo o material a ser exibido. Não vi o resultado final, portanto. É possível até que exibam alguns depoimentos meus, o que pode ser desastroso e no mínimo entediante. A Globo, por generosidade, acaba de me informar outros horários dessa exibição: amanhã, quinta-feira, dia 18, às 11h30 e 17h30; sábado, dia 20, às16h05; e domingo, dia 21, às 21h05. Desculpas pelo enfado e invasão de domicílio".

Um comentário:

Anônimo disse...

Meu Nome e waldecy de Oliveira sou Instituidor e Fundador de uma Fundação Ambiental , por traz desta falsa ideologia ambiental , o que fato eles querem a matar os povos da floresta na Miseria, onde estão os e as empresas que deveria comprar os produtos extrativista da Amazônia,

Daqui uns dias teremos que fazer uma petição exigindo do governo uma explicação e para nós mostrar onde estão os compradores temos deparado com fato como esse http://www.bioflorestal.com.br/exterior.htm

Waldecy de Oliveira
Dir. Presidente
Fundação Floresta em Perigo
Rádio Ecos da Amazônia Repórter
www.ecosdaamazoniareporter.org.br
www.redeambiental.org.br