quinta-feira, 27 de novembro de 2008

CONVERSA PRA BOI DORMIR

"Nelore natural" é a vovozinha


A agência estatal de notícias do Acre pautou (leia) os quatro diários de Rio Branco sobre novas perspectivas comerciais para a criação de um tal "boi verde" no Estado.

Porém, longe daqui, a imprensa brasileira destaca pesquisa do IBGE (leia) q
ue detectou nos últimos 10 anos aumento de 78% do rebanho bovino na Amazônia Legal. O gado brasileiro está se deslocando para o Norte, embora, entre 2006 e 2007, o rebanho da região tenha diminuído 5%.

Atenção: a queda de 5% do rebanho na Amazônia, segundo o IBGE, não ocorreu devido à preocupação ambiental, mas em decorrência da "descapitalização dos produtores em 2006, o que levou a desinvestimentos no ano seguinte".

Impressiona que a Agência de Notícias do "governo da floresta" sirva como instrumento de propaganda da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil e seu inventivo Programa de Qualidade Nelore Natural.

Quer dizer que o "boi verde" do Acre é criado a base de capim e não de destruição de nossas florestas?

Esse povo pensa que a gente usa argola no nariz. "Nelore natural" é a vovozinha.

Leia mais no AC 24 Horas.

8 comentários:

Mambira xixica disse...

Pergunta para você: Você não acha que atualmente o "MANEJO" está destruindo a floresta mais que pecuária?

ALTINO MACHADO disse...

Acho que sim. Acho que não. Não sei, sinceramente. Não disponho de dados para responder.

Thiago Martins disse...

Essa dúvida só mostra desconhecimento nos dois assuntos! É mais do que provado que a pecuária é a maior responsável pelo desmatamento! Se precisam de números, basta pesquisar qualquer estudo de qualquer instituição... uma pesquisa rápida apresentará inúmeros dados!

O manejo ainda mostra muitas falhas, mas compará-lo à pecuária, é, no mínimo, ignorância.

O que deve ser feito é melhorar cada vez mais as etapas do manejo e denunciar os manejos mal feitos que deixam essa impressão.

Em uma área de manejo sempre há árvores, e no pasto?

Já existe conhecimento suficiente para implantação de sistemas silvipastoris, mas algum produtor já faz??

Ainda hoje é mais fácil obter licença para desmatar do que para manejar, infelizmente.

Então a resposta, fica assim: mesmo um mal manejo destrói menos do que a pecuária. E, se for um bom manejo, o impacto na floresta tende a ser mínimo.

luz e paz a todos!

walmir.AC.lopes disse...

O comentário do Thiago pareceu-me bem razoável. E o parágrafo onde ele diz que "Ainda hoje é mais fácil obter licença para desmatar do que para manejar, infelizmente" talvez explique o fenômeno que ocorre nas RESEX's.

Mambira xixica disse...

Tiago quanta agressividade para comentar um fato!
Logo se vê que você deve ser alienado e puxa saco. Que pena!
Bom, a pecuária tem décadas de exploração, já o manejo mal começou e o que se vê é a floresta indo madeeeeeiiiiiiiiiiiraaaaaaaaaaaaa!!!!!!!! Nunca se viu tanta derrubada em um curto período. E o que é pior, com as bênçãos do governo.
Manejo? Isso sim é conversa para boi dormir!!!!!!!!

Bento Marques disse...

Fui criado em Uberaba, a terra do Zebú, o clima era frio, a mata abundante, o ar puro...depois de muito gado, lá não é verde, é marron, preto,branco...e agora com plantio de cana, lá não é verde, ah! perdão, a cana é verde sim...Uberaba hoje tem temperaturas de 42 graus, o ar está poluído, a água totalmente sem vida. A cidade com muito asfalto, prédios e em volta de Uberaba até Uberlândia, até onde a vista não alcança...tudo desmatado. É bom pensar bem, antes de deixar o pessoal cowntry, entrar de vez aqui.
Será que ninguém, nenhum grupo, não vai empatar?
Paz e amor

Bento Marques

Mambira xixica disse...

Bento, é bem difícil impdir. Os que dizem amar a floresta e que gritam "Viva a florestânia!" , são os maiores beneficiados com as imensas derrubadas que estão acontecendo no Acre. Tem gente que está coordenando este SIMANEJO que está completamente rica. Dizem os verdadeiros ambientalistas que certo dia uma senhora que faz parte do Simanejo, teve varios caminhoes de toras apreendidos por está sem a guia de autorização,completamente irregular. Sabe o que ela fez para se livrar do pepino ? Ligou para um dos chefes da Florestania , e aí o resto vocês já sabem....MADEIRAAAAAAAAAAA, e VIVA A FLORESTANIA!!!!! NÓS AMAMOS ESTA FLORESTA!!!!!!!!

. disse...

Bento dizem que o clima proximo aos Andes é bem fresquinho. Boi verde é um diamante que o Acre nao esta valorizando. É o boi saudavel que so come capim que o mundo procura. Espero que a FAEAC e o governo usem o markentig no Boi Verde e que acabem o mito da picanha Argentina.