quarta-feira, 3 de setembro de 2008

A MALA DE GRAMPO

Confesso que não acreditei quando foi noticiado no Acre que o governo estadual havia adquirido uma maleta capaz de grampear telefone e que o equipamento estaria sob os cuidados do coronel Ruyter Duizit Colin, diretor geral de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública.

Confesso, ainda, não ter acreditado porque julguei que a existência de tal equipamento fosse mera ficção do noticiário. Agora dá para acreditar na existência desse tipo de coisa. Alan Gripp, repórter da Folha de S. Paulo, noticiou hoje que a Abin (Agência Brasileira de Inteligência) adquiriu ilegalmente maletas de interceptação telefônica.

Segundo a Folha, o ministro Nelson Jobim (Defesa) teria feito a revelação durante reunião de coordenação política do governo, anteontem à noite, no Palácio do Planalto. A informação foi decisiva para o afastamento do diretor-geral da Abin, Paulo Lacerda, sacramentado logo após o encontro.

O equipamento, que custa US$ 500 mil, é capaz de realizar interceptações em celulares sem depender de operadoras telefônicas.

Como o coronel Ruyter Duizit Colin não costuma falar sobre o assunto, o melhor é que sejamos bastante comedidos ao telefone. Nada de falar mal do governo ou de quem integra o governo.

Nenhum comentário: