terça-feira, 2 de setembro de 2008

TRAVESSIA INSEGURA


Esta é a imagem da faixa de travessia de pedestres mais movimentada de Rio Branco, no cruzamento das avenidas Brasil e Getúlio Vargas.

Nos últimos anos, a cidade mereceu intervenções que a deixaram civilizada, mas jamais instalaram sinal para orientar os pedestres que seguem pela Getúlio Vargas em direção à Praça da Revolução ou à sede da prefeitura.

A sociedade paga prefeito, vereadores e até engenheiros de trânsito, mas todos preferem ignorar uma situação que é um transtorno no cotidiano de quem percorre o centro da cidade. Para atravessar a Av. Brasil, o pedestre é obrigado a se orientar pela parada que fazem ônibus e automóveis.

Já expus o problema a vários petistas que comandam a prefeitura de Rio Branco e o governo do Acre. Em vão.

Nem mesmo o poderoso Aníbal Diniz, assessor do governador Binho Marques, foi capaz de convencer o diretor do Detran, Cesário Braga, a instalar semáforo para guiar os milhares de pedestres que atravessam diariamente a faixa.

Braga, que agora anda num carrão de luxo com vidro fumê, nem se dá conta de um problema que afeta a vida de quem anda a pé.

Algum candidato a prefeito já prometeu resolver esse problema no programa eleitoral?

Atualização às 9h25 - O blog sempre serve: Cesário Braga informa que foi realizada vistoria e constatada a necessidade de sinalização. Segundo Braga, como não existe equipamento para pronta-entrega na cidade, a compra do mesmo já está sendo providenciada em outra praça. Bem que a imprensa acreana poderia contribuir para melhorar a vida das pessoas, mas cada veículo é usado para barganhar a venda de alguma coisa junto ao Estado. Uns vendem remédios, opiniões, automóveis, obras, imóveis, serviços gráficos... E o governo prefere atendê-los no balcão das negociatas a sofrer alguma cobrança publicamente. Como diria o saudoso Zé Leite, crítica só se for a favor.

2 comentários:

Unknown disse...

Esse é apenas um ponto da nossa cidade onde o pedrestre é desasistido... no cruzamento da quintino bocaiuva com a r. josé galdino há o famoso bar do bigode, onde o pedestre naquele ponto tem que sair da calçada e ir para a beira do asfalto desviar dos carros porque a calçada está repleta de mesas, onde têm vários cachaceiros (verdadeiro nome para boêmios) e cachaceiras tomando uma, não é dificil ver idosos e estudantes saindo da calçada por causa das mesas.
Isso sem falar dos safados que estacionam seus carros nas calçadas, sem falar dos motoristas e motoqueiros que não respeitam a faixa de pedestres, raro é ver alguem dar a passagem para um pedestre... nós ainda vamos ver muitas aberrações como estas por aí, enquanto o órgão responsável for dirigido pelo cesário-pinguço-braga, estamos ferrados.

Cartunista Braga disse...

Isso é que é imprensa funcional, utilitária e de resultado. No dia em que um dos jornais do poder bulir num assunto tão "besta" como esse que ajuda quem anda a pé, vai faltar luz na redação.