quinta-feira, 8 de maio de 2008

JOSÉ AUGUSTO DE ARAÚJO

"O Acre para os acreanos"


Hoje faz 44 anos que José Augusto de Araújo, que entrou para a história do Acre como o primeiro governador eleito pelo povo, foi deposto do cargo. Professor de história e ex-secretário da UNE, estava com 32 anos quando foi eleito com o slogan "o Acre para os acreanos". Foi logo traído por seus correligionários do PTB e perseguido pela ditadura militar até morte, aos 40 anos.

Na foto, do arquivo do ex-governador Altino Machado, José Augusto aparece com o filho Ricardo, que é engenheiro do governo estadual. Maria Nazareth Lambert, irmã de Ricardo, é a atual procuradora-geral do Estado. Saiba mais com a leitura da nota "Página infeliz da história", no blog do Leonildo Rosas.

Um comentário:

Unknown disse...

O curto período de governo de José Augusto de Araújo deve ser considerado um momento, um ponto alto da história política e social do Acre. José Augusto trazia em sua proposta de governo que mal começou a implantar um modelo de transição da economia da borracha. Para isso, travava uma luta pela extinção do seringalismo, ou seja, de superação da dominação da velha burguesia seringalista regional e seus aliados políticos. Momentos tão significativos como estes para o desenvolvimentos dos níveis de consciência popular só vamos assistir nos anos finais da década de setenta com o movimento dos trabalçhadores rurais.