quinta-feira, 8 de maio de 2008

MAL-ESTAR NO EXTRATIVISMO


O presidente do Conselho Nacional dos Seringueiros (CNS), Manoel Cunha, disse ontem, em São Paulo, durante um seminário para jornalistas, que "não era o ideal de Chico Mendes ver a reserva extrativista virando pasto de boi, queimando as castanheiras para dar lugar ao gado", como está ocorrendo em Xapuri, no Acre.

Chico Mendes foi o fundador do CNS e a reserva extrativista mais famosa do país, que leva o nome dele, vem sendo paulatinamente devastada pelos moradores. Existe "seringueiro" com mais de 300 cabeças de gado na reserva e a comunidade encontra-se dividida entre preservar a floresta, sem perspectiva econômica, ou lucrar mais facilmente com a conversão da área em pastagem.

O presidente do CNS disse que o movimento dos seringueiros se contradiz em relação ao discurso que adotava há 20 anos, quando Chico Mendes estava vivo, e após o assassinato dele.

- Nós, que damos um pouco de continuidade aos ideais dele, não nos sentimos bem e estamos preocupados em encontrar um meio com que possamos reparar os danos, tanto pelo Chico quanto pelo princípio da reserva extrativista, que nós dizíamos que era para cuidar da floresta de forma responsável.

Cunha disse que os governos estadual e federal comandados pelo PT costumam cooptar lideranças do movimento social e a maioria acaba não dando a contribuição esperada pela sociedade.

- Chico Mendes estaria feliz se o governo brasileiro publicasse uma medida que viabilizasse economicamente as populações tradicionais da floresta para conservar a Amazônia.

Anteontem, o CNS mudou para o quilométrico Conselho Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras Extrativistas da Amazônia, mas vai manter a poronga dos seringueiros como logomarca.

Entre mais de 10 palestrantes, Manoel Cunha foi o único a arrancar aplausos dos jornalistas durante dois dias do evento promovido pelo WWWF Brasil e Funbio.

Assista ao vídeo da entrevista que fiz ontem com Manoel Cunha.



Leia neste blog o artigo "Pecuária em reserva extrativista", do pesquisador Carlos Valério Gomes.

5 comentários:

Anônimo disse...

Manoel estar coberto de razão, e ainda tem muitas outras coisas que estão acontecendo hoje que o chico ia pensar duas vezes se valeu a pena. A PENA...

Unknown disse...

Tenho fotos de ex-seringueiros agora fazendeiros e madeireiros, pois quando deixam de cortar seringa para criar gado e derrubar arvores se escondendo atras do manejo criado para bular a fiscalização estão fora do proposito dos ideais de Chico Mendes, o nome Chico Mendes e usado como sobrevivencia de alguns companheiros que andavam com ele enquanto vivo, alguns são até formados, podendo trabalhar e adquerir seu sustento mais não, continuam se escondendo atras deste nome que ja esta ficando saturado. hoje no jornal ate o Lula estava usando o nome do Chico
tem esse pessoal do comite que só lembra do chico de ano em ano, e o da fundação que não serve pra nada. sem citar nomes mais tem pessoas que se o Chico ressussitar mata ele novamente só para continuar usando o nome dele.

Anônimo disse...

Ainda bem que o Conselho Nacional do Seringueiro, ainda continua tentando fazer alguma coisa pelos seringueiros de nossa Amazônia, pois se depender do CNS do Acre estão todos os seringueiros ferrados.
Os lideres só comparece em evento do governo movimento que e bom em prol do extrativista e quase nada.

Leila Ferreira

lindomarpadilha.blogspot disse...

Caro Altino,

Lamentavelmente o que o Manoel diz é a pura verdade. Não conheço bem a realidade da Reserva Chico Mendes mas, conheço muito bem a Reserva do Alto Juruá. Recentemente passei pela região. Percorri o perímetro da Reserva do Rio Amônia até a cabeceira do Rio Tejo. O que se vê é o aumento crescente de pastagens.
Muitos moradores da Resex estão retirando madeira para vender em Thaumaturgo para a fabricação de casas e barcos. Muitos outros praticam a caça predatória, criminosa, para a venda da carne. O que ainda há de mais preservado na região são as terras indígenas que já sofrem com invasões desses caçadores "profissionais".
O que mais angustia é ver um monte de gente, que se dizem pesquisadores, publicando textos, livros e falando sonhos nas universidades do Centro Sul, "pregando" qual doutos que foram eles que "salvaram" os ex-seringueiros.
Não adianta maquiar a realidade. As Reservas Extrativistas estão abandonadas enão há a tão propalada sestentabilidade. Muitos enriqueceram e continuam enriquecendo com o discurso florestano das Resex, mas, os moradores estão abandonados à própria sorte.

Bom trabalho

Lindomar Padilha

Anônimo disse...

As vezes chego até duvidar da causa que imputaram ao Chico. Será que era isso que estar acontecendo hoje que ele esperava? Muita gente estar hoje envolvido na florestania, e admiro muito o propósito e quem criou o termo pois, o mesmo vive com esse ideal e demonstra com sua forma de viver. Agora o que tem de lôbo disfarçado de cordeirinho vestindo a camisa da florestania! É brincadeira.