sábado, 12 de abril de 2008

MANÁ E ELENIRA

Encontro emocionado, em Bogotá, da banda com a filha de Chico Mendes, relata Vera Artaxo


Prezado Altino,

Elenira Mendes, Joao Hemann e eu acabamos de almoçar com Fher Olvera (vocalista) e Sergio Vallin (guitarrista, o solo inicial de Cuando Los Angeles Lloram é dele), da banda mexicana Maná, mais Augusto Chacon, diretor geral de Selva Negra, no restaurande do hotel Raddison, onde eles estão hospedados, aqui em Bogotá. Fomos convidados esta manhã. Temos poucos minutos para sair para o show, que acontecerá daqui a pouco no Parque Simon Bolivar.

Elenira foi tratada como uma princesa. Eles ficaram muito emocionados de conhecer a filha de Chico Mendes e vamos combinar outra oportunidade para que eles conheçam Ilzamar e Sandino. Falamos muito sobre Chico Mendes, eles adoraram os presentes que Elenira lhes trouxe - camisetas, poster, dvds, cds etc. - e sobre a importância de fazer um trabalho de conscientização pela Amazônia, com foco tanto no planeta quanto nas comunidades que ali vivem.

Fher nos contou como compôs a música, as circunstâncias. Ele soube do assassinato de Chico Mendes quando estava na Espanha, leu numa revista espanhola. Ficou tão emocionado que, de volta ao México, procurou a embaixada brasileira para obter mais informações. Assim começou aquele maravilhoso hino a Chico Mendes.

Estamos os três muito emocionados. Elenira tem o brilho das estrelas nos olhos e uma alegria divina no coração. É apenas o começo da conversa. Maná é uma banda de muito sucesso nas Américas e Fher disse:

- Quero ganhar o Brasil.

No que depender da família Mendes e daqueles que genuinamente querem resgatar os valores de Chico Mendes (como nós, que acompanhamos Elenira até aqui) será uma conversa muito profícua. Estaremos em contato permanentemente, já está combinado.

Depois do show, Elenira e sesus acompanhantes terão acesso à festa nos camarins, onde continuaremos a conversa.

Pena, mas temos que correr para ir ao show. Amanha te escrevo novamente.

Elenira está baixando mais fotos para você. Seguirão já.

Abraço




Vera Artaxo é jornalista paulista. Após a reunião, falei com João Hemman. Ele disse que Elenira não coseguia parar de chorar de tanta emoção. "É dificil imaginar tudo isso: a simplicidade dos caras e como choraram. Fher foi o máximo. Amou Elenira e chorou quando viu as cartas do Chico Mendes. Altino, você tem muito a ver com tudo isso que estamos vivendo aqui". Também conversei com Elenira. "Estou realmente muito emocionada. Tudo foi muito marcante neste primeiro encontro. Maná, especialmente o Fher, tem um respeito e uma consideração enorme pela luta de meu pai", disse.
Em tempo: Ilzamar Mendes, a viúva de Chico Mendes, desistiu da entrevista para o Fantástico, da Rede Globo. A produção do programa tinha pressa em obter a entrevista para domingo e desistiu de enviar o repórter Vinícius Dônola. Ilzamr expôs suas razões motivos para não aceitar ser entrevistada pela reportagem da TV Acre, afiliada da Globo.

4 comentários:

Unknown disse...

Querido Altino, acordei muito cedo neste domigo. E vim te visitar. Meu dou com tua sacada genial na edição do blog: o encontro de Elenira com Maná antecedendo o artigo do Binho de 1995. É impossível não se emocionar. Não dá pra descrever. A não ser te agradecer e ver o leite do sol nas folhas com garganta embaçada e olhos presos, nessa ordem mesmo. Bom domingo. Marcos Afonso.

Unknown disse...

ESTOU MANDANDO ESTE E-MAIL COM O ROTEIRO PARA LER SEU BLOG NESTE DOMINGO:

Olhe as folhas balançando no vento fresco desta manhã de domingo.
E se prepare para descer suas cachoeiras salgadas, que tanto te darão tempo na vida.
Saia dessas linhas e entre no blog do Altino.
Leia o encontro da Elenira como grupo Maná.
Depois escute a música vendo o vídeo.
Em seguida, leia o artigo do Binho, escrito em 1995.
Aí, volte a ouvir e ver novamente a música.
Tente, então, olhar o leite do sol nas folhas.
Você não conseguirá.
Não conseguimos.

Marcos Afonso.

Anônimo disse...

Sinceramente acho que Elenira deveria ter posto como incondicional a sua presená nesse encontro. Vc disse que eles não queriam jornalista nesse encontro, no entanto não é o que estamos presenciando com essa carta escrita ao seu blog. Vc não precisa está lá como jornalista, mas como mediador desse marketing. Marketing é o que estão escondendo de ti. Bom domingo.

ALTINO MACHADO disse...

Comentário do jornalista Aníbal Diniz:

"Chocante, Altino! Você acaba de me fazer viajar no tempo com a notícia da Elenira com o Grupo Maná e, principalmente, com a reprodução da emocionante e tantas vezes lida crônica que o Binho escreveu para a Revista N'Ativa quando estávamos na Prefeitura. Que História fantástica! A cada leitura, novos aprendizados, novas observações, novas percepções de um Chico e de um Binho que cada vez mais vale a pena conhecer. Parabéns pelo resgate desta momorável crônica!"