domingo, 13 de abril de 2008

GLOBO PROVA QUE É PODEROSA

Senado aprova novo fuso horário para evitar
adequação à Classificação Indicativa


Quem disse que a mudança na grade de programação da TV Globo na região Norte, sobretudo no Acre, não está relacionada ao projeto de mudança do fuso horário no Estado, proposto pelo senador Tião Viana (PT)?

Diogo Moyses, editor do Observatório do Direito à Comunicação, informa que a pressão exercida pela Globo no Senado motivou uma reunião entre procuradores do Ministério Público Federal, o ministro da Justiça, Tarso Genro, e os senadores da base governista Romero Jucá (PMDB-AL), Tião Viana (PT-AC), Fátima Cleide (PT-RO) e Valdir Raupp (PMDB-RO). No encontro, segundo o editor, o senador Jucá, líder do governo, afirmou que os senadores da região não tinham como dar sustentação à classificação indicativa, já que esta impediria a população de assistir aos jogos de futebol ao vivo.

"Os representantes do MPF, então, destacaram a impossibilidade legal de excluir as crianças dos Estados com fuso horário diferenciado em relação ao de Brasília da proteção constitucional. Também foi esclarecido que a Portaria não impede a exibição de telejornais e jogos em seus horários habituais, e que o fato da Globo atrasar a exibição dos jogos nessas regiões na última quarta-feira foi uma opção da emissora.

Apesar do próprio senador Romero Jucá ter percebido a existência de alternativas para a transmissão dos jogos ao vivo - basta que as novelas sejam adequadas à classificação de todas as regiões do país -, e de ter afirmado no encontro que levaria a sugestão às emissoras de televisão, na noite do mesmo dia o Senado aprovou a proposta de mudança do fuso horário".

Leia mais no Observatório do Direito à Comunicação.

O deputado Moisés Diniz (PC do B), líder do governo na Assembléia Legislativa do Acre, enviou ao blog a mensagem a seguir:

"Amigo Altino,

Como a pessoa que iniciou o debate sobre mudança de fuso horário, não posso entrar nessa discussão de qualquer jeito. Tem muita apelação, desinformação, brincadeira de mau gosto. Isso obscurece as opiniões sensatas e de alto nível.

Por isso estou te enviando um texto mais denso, que produzi para publicação (35 páginas). Se você achar interessante postar, eu agradeço.

A única opinião que posso dar agora é de que ainda estamos distante de tratar ciência como ciência e política como política.

No mais, "deixa a vida nos levar".

Um grande abraço.

Clique aqui para ler na íntegra o texto de autoria do parlamentar. Mais informações sobre a polêmica causada pelo projeto de mudança do fuso horário no blog Ambiente Acreano, do pesquisador Evandro Ferreira.

Nenhum comentário: