quarta-feira, 21 de novembro de 2007

LÍDER SERINGUEIRO DESAPARECIDO

Leio no blog da antropóloga Mary Allegretti que "é preciso alertar as autoridades para que comecem uma busca imediata do paradeiro do João Batista, presidente da Associação dos Produtores Rurais de Jutaí (AM), antes de qualquer outra providência".

Eis o relato distribuído ontem por Manoel Cunha, presidente do Conselho Nacional dos Seringueiros:


"Companheiros e companheiras,

O Estado do Amazonas passa por uma situação dramática. Hoje faz sete dias que João Batista, presidente da Associação dos Produtores Rurais de Jutaí está desaparecido. O mesmo foi visto pela última vez saindo de sua casa às 13:00h do dia 11 deste mês, para olhar uma roça comunitária. E até o presente momento não se sabe o paradeiro dele. Todas as possibilidades de procura foram esgotadas e não foi encontrado nem vivo e nem morto.

O município de Jutaí passa por uma série de problemas políticos, como: processo de cassação do prefeito, candidatura própria do PT, que está com grande chance de vencer a eleição em 2008, grande tráfico de drogas na cidade, apreensão de grandes invasores da Reserva Extrativista do Jutaí, entre outros.

João, por ser uma das maiores lideranças do município, está sempre à frente das denúncias, dos enfrentamentos daquela região. Sempre foi visto como pivô central na luta dos movimentos locais. Por estas e outras razões não se descarta a possibilidade de ter sido assassinado como forma de sufocar a luta dos movimentos locais.

O CNS e outros parceiros estão mobilizando uma ida em Jutaí para fortalecer a luta dos companheiros e prestar homenagem a João, com um grande ato público, no sentido de tornar pública a luta de João nas questões ambientais, sociais e organizativas para o município e todo o Amazonas.

Convido todos e todas para fazer parte desta família no sentido de fazer justiça à memória de João e alegrar nossos irmãos para que a luta continue mais forte em busca de dias melhores às populações das florestas e segurança das nossas lideranças.

Manoel Cunha
Presidente do Conselho Nacional dos Seringueiros
Carauari, Amazonas, 20.11.2007"

2 comentários:

Anônimo disse...

Estou muito triste com o desaparecimento do João Batista de Jutaí . Tive o privilegio de conhecê-lo no início da década de 90. Uma pessoa digna de louvor pela incansável luta em defesa do povo oprimido (ribeirinhos, seringueiros, agricultores, indígnas, entre outros) do rio Jutaí e seus afluentes. Onde havia injustiça lá estava o João em defesa dos injustiçados. Foram três anos que trabalhei no Jutaí e, o João sempre esteve apoiando o trabalho da OPAN (Operação Amazônia Nativa), entidadade da qual eu fazia parte e atuava com o Povo Indígena Katukina do Rio Biá, afluente do rio Jutaí. Foram vários os momentos em que atuamos em conjunto, que iam desde a questão indígena, movimentos populares, momentos religiosos, até os momentos festivos quando nos reuniamos para ouvir música, dançar, comer pipoca, peixe frito
João! Onde você estiver, saiba que sua luta vai continuar nos ideais de seus companheiros que almejam por "justiça, terra e liberdade".
Deus te abençoe João. Você não morreu, apenas viajou!

Maria "Katukina"

Anônimo disse...

Altino, veja que coincidência. No dia 22 publiquei um post sobre o município de Jutaí, abrindo espaço para um morador de lá, que fez questão de se identificar e remeter algumas fotos com um texto aproveitado por mim na íntegra. Agora, visitando o seu blog, vejo esse assunto do desaparecimento do líder seringueiro, também relacionado ao Município.
Abraços e força.
Carlos Zamith de O Junior (www.diariodeumjuiz.com)