sexta-feira, 19 de outubro de 2007

ÁLCOOL VERDE E BIOCIVILIZAÇÃO

Destaque para o comentário de um anônimo

"A possível saída do Grupo Farias da produção de álcool no Acre faz parte de uma estratégia muito maior, e a questão do EIA/RIMA pode ser apenas a gota d'água.

O Grupo Farias é um dos maiores exportadores de açúcar e álcool do Brasil, juntamente com o outro sócio deles na Álcool Verde, os usineiros da família Biasi, de Ribeirão Preto, que entraram no negócio por recomendação do ex-ministro Antônio Palocci, a pedido do então governador Jorge Viana.

Agora, a produção de biocombustível está na berlinda, sendo criticada no mundo todo porque substitui as áreas produtoras de alimentos. Quando a isso se associa a questão do desmatamento e da Amazônia, torna-se "nitroglicerina pura".

Como o Acre tem uma grande visibilidade junto às ONGs internacionais, associar o Grupo Farias a impactos ambientais na Amazônia, justamente no Acre, pode levar a um boicote internacional a seus produtos, com a pressão de grupos organizados sobre a opinião pública e consumidores. Isso pode representar a perda de mercados importantes e de milhões de dólares.

Dizem que o desmatamento subiu no Acre. Se isso for associado à presença da indústria canavieira no Estado, o estrago está feito, com efeito cascata sobre tudo o que o Lula vem pregando e o ministro da Agricultura Reinhold Stephannes também, inclusive com a tentativa de proibir, por lei ou medida provisória, o plantio de cana na Amazônia.


Qualquer grande empresa, com ações na bolsa, com uma assessoria razoável, repensa seus investimentos nesta hora. Acredito que o mesmo deve ter ocorrido com o Grupo Bertin e seu frigorífico para abater 20 mil cabeças no Acre.

Ninguém quer arriscar sua imagem num Estado que tem massa crítica para barrar isso. Vejamos o caso da prospecção de gás no Juruá: a coisa só não foi escancarada por causa da opinião pública, do controle social.

O mesmo ocorreu com um empreendimento do apresentador Carlos Massa (Ratinho), no Juruá, para manejo florestal, em que os índios se mobilizaram e pararam o negócio.


Ao contrário disso representar um atraso ao progresso, representa uma certa maturidade das lideranças (poucas!), que estão vigilantes para dar coerência na formação de uma biocivilização no Acre, estágio superior da florestania".

22 comentários:

Anônimo disse...

Olha, esses anônimos estão cada vez mais metidos a bem informados. Impressionante. queria ver agora aparecer alguém dizendo que não dá pra discutir a relação só porque a pessoa não se identifica.

Anônimo disse...

Por isso defendo os Anônimos. Eles sabem das coisas, só não querem ser idiotas querendo aparecer.

Anônimo!

Anônimo disse...

Tem tudo a ver. Excluindo essa baboseira de biocivilização, o cara está certíssimo. Só queria saber a desculpa que o Jorge vai dar. O álcool amrelou!

Anônimo disse...

Gente vamos plantar. Tudo no final vai depender da plantação.
É brida daqui e briga de lá, gente vamos plantar.
Tive uma idéia, que tal cada um de nós plantar uma arvorezinha e adotá-la como uma filhina nossa? sim aí todos os dias teríamos de aguar, adubar, olhar pra ela, conversar com ela e sendo assim, todo mundo ficaria ocupado e não pensaria bobagens, ajudando a Deus na conservação do que ele deixou pronto bem legalzinho pra nós aproveitar!legal né?
Sim já ia esquecendo, quando chover, que não precisar aguar nossas manas, então cruzamos os braços e vamos respirarrrrrr! haaa!
tomar banho de chuva! haaa! mirar...que verde legal, vidãooo!

Anônimo disse...

O lula-anta não falou que na Amazônia não dá cana-de-açúcar? Pois então. Detonaram a usina. Genial!

Anônimo disse...

Á respeito de comentarios veja o texto:

1 - É a coisa certa a fazer - As pessoas reclamam de não ter comentários suficientes em seus próprios blogs, mas não dedicam tempo suficiente a comentar nos outros. Todos nós gostamos de atenção e um eventual tapinha nas costas por um trabalho bem feito. Trate os outros como você gostaria de ser tratado!

2 - Fazer amigos e influenciar pessoas - Blogar é, em parte, uma atividade de networking. As pessoas têm mais probabilidade de linkar para você (ou mais) se elas tiverem ouvido falar de você. Apareça, faça amigos.

3 - Cliques - As pessoas clicam no seu link para ver sobre o que mais você escreve. Óbvio, mas verdadeiro.

4 - Desenvolver um olhar blogueiro - Encontre o ponto de interesse de uma história. Ao comentar, você está treinando seu cérebro a pensar em algo interessante.

5 - Criar conteúdo comentável - Observando os posts em que você comentou e aqueles em que não comentou (ou não conseguiu, por mais duro que tentasse!) você desenvolve uma percepção do que funciona para atrair comentários.

6 - Comentários = Idéias - você conseguiu comentar. O seu comentário poderia ser expandido para um post?

7 - Você nunca sabe quem está lendo - Me espanta quem lê meus comentários em blogs obscuros que eu achava que só eu e um punhado de pessoas liam. Meus comentários num blog renderam um trabalho de consultoria. Você nunca sabe a não ser que tente.

8 - O que você dá, você recebe mais - Eu acredito fortemente que o que você faz retorna pra você. Você receberá mais comentários. Experimente.

9 - Manter-se em forma - Exercite seus músculos de escritor, quanto mais praticar, mais você melhora. Comentários devem ser curtos, rápidos, diretos ao ponto e produzir um impacto. São testes excelentes para sua habilidade de redação.

10 - Comentar em blogs novos para perspectivas novas - Se você está sempre entre a mesma turma, inevitavelmente verá os mesmos pensamentos refletidos vez após vez. Liberte-se! Eu recomendo que as pessoas comentem em novos blogs a cada dia. Ao não comentar sempre nos mesmos blogs, ou especialmente estabelecer o objetivo de comentar em novos blogs do que na véspera, você será forçado a sair da suas zona de conforto de leitura de blogs e visitar novos blogs. Isso lhe expõe a novas idéias, formas diferente de ver as coisas e, quem sabe, uma saída da câmara de eco.
Fonte: juliopreuss.com

Anônimo disse...

No final desse comentário (sobre a Álcool Verde) aparece o nome do João Pedro Stédile do MST/Via Campesina.
Achei muito interessante o termo biocivilização. Empiricamente parece meio forçado, mas não deixa de ser instigante, até porque aparece como uma "fase superior da florestania".
Numa Amazônia cheia de fronteiras e trincheiras não é de todo inusitado formas paralelas de atuação, ou de representação.

Anônimo disse...

"...forma�o de uma biociviliza�o no Acre, est�gio superior da florestania."

Menos, Altino, menos. Essa sua lembran�a do t�tulo do c�lebre texto de L�nin, chega ao exagero. Por enquanto, estamos falando de capitalismo e dos estragos que ele promove no planeta por inteiro ne medida em que p�e em risco os processos de sustenta�o da vida do homem ao eliminar as reservas de recursos.

Florestania, por enquanto, � apenas uma palavra inventada para efeitos publicit�rios. N�o foi posto em andamento o proceso revolucion�rio na constru�o de tal biociviliza�o. Para que voc� n�o fique zangado e deixe de publicar este coment�rio, apenas, lembre os muitos pontos demastamentos realizados, agora, em flroestas de reservas extrativistas.

Menos, portanto, menos. Eu at� que gostaria de sentar contigo - sem porronca acesa - para celebrarmos essa revolu�o e a possibilidade desse est�gio superior.

Anônimo disse...

Altino,
olha a matéria da Folha de São Paulo de hoje. Rondônia como sempre um "grande exemplo".

"Quando sobem os preços da commodity, como agora, a engrenagem se põe em marcha no chamado Arco do Desmatamento, que inclui ainda Rondônia.
Não surpreende, assim, ver as taxas de desmate de setembro nesses Estados crescerem 59% (PA), 84% (MT) e até 602% (RO), na comparação com setembro de 2006."

Anônimo disse...

Não sabia que ja estavamso tao entregues as ONGS dos Ecoidiotas, será que temos tanta força no cenario mundial do progresso?

Anônimo disse...

A Massa critíca e orgânica que está no estágio superior da florestania, ainda vai fazer do Acre o melhor lugar para se viver. É a missão na terra! Quem viver verá!Os brasões e grilhões cairão por terra, tá escriturado...

Anônimo disse...

É. Existem ecoidiotas e o que são apenas idiotas mesmo. Estes cuidam de atacar as posições dos primeiros.

Anônimo disse...

Será que o Anônimo lembrou de quem é o maior produtor de soja do mundo? E do Brasil? Onde o Maggi vende a soja que produz? Então, vamos combinar o seguinte: o Maggi detonou as florestas no centro-oeste e está na nAmazônia, ali no arco da soja. Como ficam os teus argumentos?

Anônimo disse...

Por conta de compreensão da realidade, da sociedade, é alguém toma um tiro nas costas lá pelas bandas do Amônia e nem sabe de onde veio o disparo. Como saída, dizem que é briga de índio. Imaginem, índio portando alguma carabina e selecionando alvos. Enquanto isso grandes corporações que exploram os negócios da madeira e outras coisas ganham pontos na bolsa de Nova York, Londes, Hong Kong ou São Paulo. Nada a ver, afinal esse pessoal vive "descolado" da realidade do mundo capitalista. É gente do mato que nenhuma influência sofre das relações deflagraddas mundo afora pela acumulação de capital; gente que nem saber o que é dinheiro.

Pois é. Ainda há quem acredite que viver sob o julgo da realidade capitalista precisa morar em São Paulo. Nos grotões do país existem gente que nem contada foi pelo IBG, ou melhor, gente que nem conta na conta dos capitalistas.

É, Meireles. Bestagem mesmo.

Anônimo disse...

Esse Anônimo das 11:05 AM é parente do Lula?

Anônimo disse...

O Anônimo tem muita razão e suas análises são consistentes em muitos aspectos. Entretanto, cabe a consideração de outras possibilidades que incluem mais do que as estratégias indicadas.

Cabe uma estorinha: chegou no Brasil um espertalhão, dizendo contar com muita grana, que terminou se apossando de uma das maiores marcas brasileiras: o Corinthians. Alguns conselheiros do clubes a vista dfa origem do referido senhor, pois é o Kia, acharam melhor se acautelarem e exigiram que todos os negócios realizados com os recursos do tal senhor apresentassem comprovação de origem. Nessa fase, a imprensa ainda deu espaços para esses conselheiros ranzinzas e ficaram com um pé atrás. Entretanto, a partir de um dado momento o tal Kia era recebido nos estádios distribuindo autógrafos e cercados pêla imprensa. Os tais cronistas celebravam o fato do homem ter, até, aprendido falar português. Ou seja, diante de uma farta distribuição de grana o hoem passou a ser uma unanimidade. Seus detratores ficaram meio esquecidos em seus receios.

O que estou chamando a atenção é para o fato de que dificuldades de imagens não inviabilizam o avanço das forças do capital em sua busca avassaladora por acumulação. Lembram de um tema que dia desses andou por aqui? Pois é os "comitês de crise" não são invenção para conseguir emprego para especialsitas em comunicação social e/ou jornalistas. São peças imprescindível das grandes corporações. O livro do Luciano Martins - O mal-estar da globalização - nos ensina muito a propósito disso (a recomendação da leitura desse livro vale, infinitas vezes, mais do que o dispêndio que custeiou a ida da especialsita em crise (aliás, ela se mostrou especialista na criação de).

Um exemplo mais e só: os Estados Unidos não são signatários do termo de Kyoto, em nome do desempenho de sua economia, ou seja, em nome da lucratividade de suas empresas. Tudo bem que este é uma amostra limites, mas que tal começarmos por aí?

Anônimo disse...

E as pessoas que perderam o emprego, como ficam? Ah, bom, são só pessoas, e como tal, também culpadas pela degradação, pelo efeito estufa, pelas queimadas, etc. Têm mais é que queimar na fogueira da inquisição da religião do aquecimento global. Culpadas, culpadas, culpadas. Já aqueles que brincam com a vida delas - governo e empresários, estão apenas preocupados com a imagem da amazônia, não é mesmo?

Anônimo disse...

JV estruturou o estado, fez bonitas obras, o tamanho da máquina quadruplicou, e na segunda fase previa-se a industrialização para gerar empregos e sobretudo impostos para garantir a manutenção de parque da maternidade, via verde, calçadão gameleira, museus, etc..
E agora como é que fica? Vamos assistir a degradação e destruição de todas as conquistas vivenviadas pelos acreanos? Ou os ambientalistas e ecologistas vão pagar a conta? Saímos da condição vergonhosa de nos denominarmos acreanos quando estamos em outros estados, e agora vamos voltar somente a ser reconhecido pelo estado do Orleir, da moto-serra???

Anônimo disse...

As conquistas que não foram feitas em base sólidas, serão degradadas pela fragilidade da construção da obra. O tempo é o senhor da razão!Também não podemos viver em eterna contradição,se optamos pela floresta em pé, temos que buscar os recursos para a sobrevivência da floresta e de seus habitantes.O tempo é também veloz, e nós ficamos na poeira vendo-o passar.

Anônimo disse...

BIOCIVILIZAÇÃO COMO E COM QUE EDUCAÇÃO.

LENDO ESTES COMENTARIOS, E AS COLOCAÇÕES DE CADA UM GOSTARIA DE SALIENTRA ALGUMAS SITUAÇÕES

ESTOU ENGAJADO NA SAUDE DE NOSSO POVO, SOU ENG DE ROBOTICA,JA TRABALHEI EM MAIS DE 16 PAISES, TENHO PRODUÇÃO DE CANA DE AÇUCAR NA REGIÃO DE RIBEIRÃO PRETO, ESTOU NA ATIVIDADE A 18 ANOS,ACHO QUE MUITO SE FALA , PORÉM POUCO SE SABE, SOBRE O SETOR DE AÇUCAR E ALCOOL.VAMOS ANALIZAR O BRASIL, NINGUEM QUERIA O ALCOOL A 12 ANOS ATRAZ, AGORA É UMA DAS SOLUÇÕES,PARA PRODUÇÃO EM MASSA, TANTO PARA O BRASIL COMO O MUNDO, NÓS DO BRASIL SOMOS OS MELHORES NO SETOR, ESTAMOS COM 100% DE TECNOLOGIA NACIONAL, MAIS DE 30 ANOS NA FRENTE DE QUALQUER PAIS.
QUANTO GASTA DE ENERGIA PARA PRODUZIR 1 LITRO DE ALCOOL???GASTA-SE O EQUIVALENTE A 23%, DA ENERGIA PRODUZIDA, BEM NO MILHO GASTA-SE 78% DA ENERGIA PRODUZIDA, NO BIODISEL GASTA-SE 84%, DA ENERGIA PRODUZIDA, DE TODAS AS MATÉRIAS PRIMAS,PALMA,SOJA(QUE É UM CRIME 88%),MILHO E ETC.
O QUE SIGUINIFICA ISTO,SIMPLES TEMOS QUE MUDAR A MATRIZ ENERGÉTICA DO MUNDO EM 50 ANOS OU VAMOS ACABAR COMO HUMANIDADE.OK
NÓS JA ESTAMOS ESTRAGANDO O NOSSO PLANETA A 180 ANOS!!!CLARO QUE OS GRANDES PAISES QUEREM QUE SEJAMOS OS PAGADORES DESTA CONTA POR MAIS UNS 500 ANOS!!COMO BRASILEIRO, JA ME CONSIDERO UM POUCO EXCLARECIDO,LUTAREI PARA QUE CADA UM GERENCIE A SUA EDUCAÇÃO EM CASA, COM TODA SUA FAMILIA, SOLIDARIEDADE E VERDADE NA COMUNIDADE, COMO UM TODO,A SOCIEDADE NÃO PRECISA MAIS DO ESTADO, É SÓ SE ORGANIZAR, TRABALHAR E IR EM FRENTE,O PROBLEMA ESTA NA EDUCAÇÃO COMO SOLUÇÃO E NA CORRUPÇÃO COMO DESASTRE TOTAL, TENHO ORGULHO DE SER BRASILEIRO, TENHO PARCEIROS DE 18 PAISES E 8 LINGUAS, ELES FICAM ASSUSTADOS COM O BRASIL BOM, DE TÃO BOM QUE É, SEM HIPOCRISIA DOS NOSSOS PROBLEMAS,QUE TEMOS E SEMPRE TEREMOS, MAS NÓS SOMOS E SEREMOS AINDA MAIS UMA NAÇÃO POTENCIALMENTE SOBERANA!!!NÓS TENHOS COMO ALIMENTAR O MUNDO, SOMENTE COM 55% DAS AREAS AGRICULTAVEIS AINDAS DISPOSTAS, E VIRGENS, SEM FALAR EM AMAZONIA.
COMO BRASILEIRO O QUE FALTA É UNIRMOS AS CLASES DE TODAS AS ORIGENS, E SERMOS FORTES.
BIOCIVILIZAÇÃO PODERÁ SER UMA SOLUÇÃO, MAS TEMOS QUE LUTAR CONTRA ESTE EQUEMA QUE ESTA AI TOTALIZANDO NOSSAS RESERVAS E NOSSO POVO MENOS ESCLARECIDOS.
AMO MEU PAIS, MINHA BANDEIRA E MEU HINO NACIONAL.BIOENERGIA É SOLUÇÃO SIM ,PORÉM COM TECNOLOGIA,EDUCAÇÃO,PESQUISA E SOCIALMENTE CORRETA.

Anônimo disse...

Um lembrete para o Anônimo das 9:11 AM: segundo a etiqueta da web, entrar em áreas de conversação usando caracteres maiúsculos signica entrar grintando com os demais participantes. Sintetizando, é bem educado.

Anônimo disse...

Pelo que vejo de desemprego e miséria no Acre o estágio superior da florestania será a idade da pedra lascada.