terça-feira, 9 de outubro de 2007

DESEMBARGADOR FAZ ESCLARECIMENTO

"Esses fatos noticiados da forma leviana e criminosa desafiam a necessária reparação cível e criminal que será buscada através dos meios legais disponíveis"

Siro Darlan de Oliveira


Tomei conhecimento de declarações, atribuídas à jornalista Solange Ramos, da Rio Press Assessoria Empresarial, em palestra realizada em Rio Branco, capital do Acre, acusando-me de haver “facilitado os trâmites burocráticos para que Marcelo Anthony adotasse uma criança e “limpasse sua imagem”, logo após a prisão do ator por porte de maconha. Em troca, o programa Domingão do Faustão, da Globo, teria promovido a divulgação de um livro de minha autoria.

A responsabilidade de uma jornalista se dirigindo a um público especializado e multiplicador de opinião deve ser proporcional à grandeza da função social que ocupa. Se os adjetivos costumam ser causa de discórdia, os qualificativos utilizados de forma leviana ocasionam lesões irreparáveis diante da repercussão da palavra escrita e falada. As expressões ganham vida própria quando lançadas ao Mundo, sobretudo quando está sendo divulgada através de sites e blogs. A interpretação de notícias como essas, saídas da boca de uma profissional da imprensa, nem sempre permite reconstituir a significante mensagem reproduzida pela autora das aleivosias.

A jornalista deve ter a responsabilidade de utilizar as palavras de forma Ética e conhecendo o assunto. Do contrário, estará apenas semeando injúrias e discórdias, que constituem rupturas nas relações pessoais, muitas vezes insuperáveis. Lamentavelmente, se esta diante de uma semeadora de discórdia e de injúrias. E o mais grave é quando as injúrias atingem uma criança e sua família que, no íntimo de seu lar, procuram fortalecer os laços de um lar construído sobre o afeto que os uniu. Se o Mal pode ser o que sai da boca do Homem, pior aquele que sai da pena de um jornalista, formador de opinião.

Vamos aos fatos. Em 2002, o casal Marcelo Anthony e Mônica Tôrres manifestaram o desejo de adotarem uma criança e para tal se submeteram ao todos os procedimentos legais, freqüentando o Curso de Habilitação para Adoção durante 4 meses. Foram entrevistados por assistentes sociais e psicólogos, que produziram laudos técnicos favoráveis e contaram com a aprovação do representante do Ministério Público, cuja tarefa principal em um processo é zelar pelo seu regular processamento e fiscalizar para que nenhuma irregularidade se perpetue.

Uma vez habilitado, o casal passou a integrar uma lista de espera de casais habilitados, até que, em dezembro 2002, a criança foi disponibilizada para adoção, e no início de 2003, passou para a guarda do casal, tendo ainda permanecido em estágio de convivência até outubro de 2003, quando foi prolatada a sentença de adoção, contra a qual não houve qualquer recurso, transitando em julgado.

Essas foram as etapas judiciais normais de um processo de adoção. Os outros fatos acrescentados pela jornalista Solange Ramos fogem de meu controle e somente deles tomei conhecimento através de notícias de jornais. Buscando informações na internet, apurei que os fatos lamentáveis envolvendo o famoso artista da TV Globo ocorreram em abril de 2004. Portanto, quando já havia sido deferida de forma irrevogável e definitiva a adoção ao casal. Logo a alegada “negociata entre a Globo e o desembargador” sequer se adequa à ordem cronológica dos fatos noticiados.

Tenho publicado três livros de minha autoria. Infelizmente em nenhum deles contei com qualquer forma de publicidade, o que talvez justifique sua pouca divulgação. Em várias ocasiões fui convidado e compareci a diversos programas da TV Globo em razão de minha atuação durante 14 anos como Juiz da Infância e da Juventude do Rio de Janeiro, inclusive, e em mais de uma vez, ao Programa do Faustão, porém em nenhum deles recebi qualquer tipo de vantagem e sempre estive lá prestando serviço público, sem qualquer contra prestação.

Esses fatos noticiados da forma leviana e criminosa desafiam a necessária reparação cível e criminal que será buscada através dos meios legais disponíveis, já tendo sido acionado do Departamento Jurídico da AMAERJ – Associação dos Magistrados do Estado do Rio de Janeiro para essas providências.

Siro Darlan de Oliveira é desembargador do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro

16 comentários:

Anônimo disse...

Aguenta!

Agora eu quero ver. O Capa-preta botou pra arrancar a tampa. Bora Solange véa... vai inventando outra estória porque o caldo engrossou.

Altino prepara o teclado que eu quero ver o resultado.

quem dá mais? aposto no capa-preta!

Anônimo disse...

Tá vendo, o Acre não é tão longe, "assessora"...

Anônimo disse...

Querido Altino

Bem que eu tentei mas não consegui o que você e Glória Perez conseguiram... colocar o Acre no mapa do Brasil e do mundo!!!! Eu aqui em Londres lendo e relendo sua mais (nova) maravilhosa polêmica (!!!) Senhoras e Senhores, blogados, blogadores e não blogadores, jornalistas e Jornalistas- Apresentando: O Blog do Altino Machado ....... (e o circo pegando fogo), Beijos

Anônimo disse...

Esse blog é máximo mesmo. E a internet colcou de ponta-cabeça os otários que acham que podem falar qualquer coisa por que estão longe. rsrsrsr. Beijão. Estou adorando acompanhar tudo por aqui.

Anônimo disse...

O caso todo é feio e confuso. Mas feia mesmo foi a postura do assessor de imprensa (mesmo não escrevendo como tal), que como jornalista, deveria, antes de emitir um julgamento e uma acusação, ouvir os envolvidos, verificar e analisar os fatos.

Anônimo disse...

"A interpretação de notícias como essas, saídas da boca de uma profissional da imprensa, nem sempre permite reconstituir a significante mensagem reproduzida pela autora das aleivosias.

A jornalista deve ter a responsabilidade de utilizar as palavras de forma Ética e conhecendo o assunto. Do contrário, estará apenas semeando injúrias e discórdias, que constituem rupturas nas relações pessoais, muitas vezes insuperáveis."

Se eu entendi bem, para o desembargador, quem semeou as injúrias e discórdias sem conhecimento do assunto engloba não só a Solange mas também quem reproduziu a história delicada acusando gravemente pessoas que não foram consultadas.

ALTINO MACHADO disse...

Oh! Corajoso e inteligente anônimo!

Anônimo disse...

Se a tal assessora agiu errado, como de fato agiu, disso ninguém tem dúvidas. Mas o Tal jornalista arruda foi um tanto quanto inconsequenTE. E é clato que a ação dele e das tais jornalistas da tv aldeia foi orquestrada. Ninguém é otário! prá culminar o tal do toinho enchne a boa delas. tudo encenação.

Anônimo disse...

O Anônimo das 7:31 AM é um craque em direito, interpretação das leis, e em jornalismo, não? Pôxa!

Anônimo disse...

Bem, se alguém acusou alguém foi a tal da solange. pelo que eu entendi, quem "semeou as histórias" apenas relatou o que ouviu, com a indignação que se é permitida a todo o ser humano. essa solange não imaginou que falar tantas asneiras aqui no Acre (onde não tem shopping center, mas tem internet) ia dar tanto trabalho!!!!

Anônimo disse...

Esses anônimos! fazem-me rir com essa sina eterna de perseguidos. Coitadinhos.

Andryo Amaral.

Anônimo disse...

Quero deixar bem claro que outros funcionários da tv Aldeia também participaram da palestra e permaneceram até o final... Pessoas que portanto, compartilham opiniões contrárias as nossas...
Mais uma vez irei responder a um comentário fantasma...
Senhor anônimo, ou senhora anônima das oito horas e vinte e cinco minutos : Fico contente pelo seu esclarecimento em relação à postura da palestrante, mas se isso lhe foi permitido, a nossa denúncia contribuiu...a não ser, é claro, que vc tenha participado da palestra sem se manifestar sobre o assunto...o que, aliás, é bem provável, já que assumir sua identidade é algo um tanto quanto delicado, não é verdade?

Anônimo disse...

Uma coisa é certa, a turma do anibal vai ter que provar tudo que foi dito

Anônimo disse...

Vambora Itaan... tamo esperando a carta nova! é isso mermo.. aquela que vc vai escrever pedindo desculpas ao ator-maconheiro-fulerage eheheheheh

Anônimo disse...

Faz mim rir aiquemeda e anônimo de 1:38
1º Não existem turma do Aníbal o que existem são pessoas que trabalham na radio e TV Aldeia e que tem suas opiniões mais, que acima de tudo não concordam com tamanhas besteiras coisa nojenta que dói o estomago o que a tão Solange falou em nosso Acre.

2º O Itaan não tem que pedir desculpas por que simplesmente não fez nada e ném falou nada além do que a tão D. Solange disse.

3º Sei que pode aparecer alguns anônimos mim chamando de puxa saco e falando um monte de besteiras eu não estou ném ai ném aqui para vocês. Saber por quer? Vocês não existem mesmo.

Anônimo disse...

Leila... Leila... com esse (mim chamando) e com esse (ném) realmente vc não é da turma do Aníbal. É da turma do Lula mesmo.