segunda-feira, 3 de setembro de 2007

UM ANO SEM VANESSA SEQUEIRA

Eduardo Amaral Borges (Cazuza)



Olá, Altino.

Hoje completa um ano que deixamos (família e amigos) de usufruir do convívio da pesquisadora portuguesa Vanessa Annabel Schaffer Sequeira. Nesta mesma data, como você acompanhou [clique aqui para listar todos os posts relacionados], Vanessa foi assassinada, quando desenvolvia sua pesquisa de doutorado, em Sena Madureira (AC), no assentamento rural Joaquim de Matos.

O crime comoveu, e ainda comove, muita gente ao redor do mundo. Vanessa conquistou carinho e amizade de muitos nos vários países em que passou, seja na América Latina ou na Europa.

Uma grande corrente de bem-querer a Vanessa se fortalece após sua morte. São homenagens e estreitamento das relações entre seus amigos dos dois hemisférios. O apoio e conforto mútuo em muito tem ajudado a todos na superação da dor de sua perda.

Seus amigos e familiares procuram lidar com a situação em dois campos - o espiritual e o terreno. No plano espiritual, para aqueles que crêem em sua existência, Vanessa continua viva e compartilhando conosco sua energia e vibração.

No plano terreno, procuram, e aguardam, o desfecho do caso para que crimes como este não mais ocorram. É aí que quero passar a você algumas informações a respeito do processo judicial.

Tenho acompanhado o andamento dos tramites do processo criminal para que o julgamento ocorra. A comarca de Sena Madureira, dentro de suas dificuldades logísticas e de recursos humanos, a meu ver, tem se empenhado para que este processo transcorra o mais ágil possível, e, ao mesmo tempo, estruturado, com fundamentos sólidos.

O acusado, conhecido como “De Manaus”, está preso em Rio Branco, mas há pessoas na comunidade muito revoltadas com o crime. Creio que se a polícia não tivesse sido ágil, haveria mais um crime naquele dia. Agora as pessoas aguardam também ansiosas pelo julgamento.

Tive informações recentes do fórum de Sena Madureira que o trâmite para chegar ao julgamento está prestes a ser concluído. São muitas etapas para que não haja falhas no processo e no julgamento, por isso a demora.

O processo está na fase do libelo - quando o acusado é informado quais serão as acusações que ele sofrerá no dia do julgamento. Em seguida a juíza marca o julgamento, caso não haja nenhum fato inesperado apresentado pela defensoria pública. É bem provável que o assassino seja julgado em outubro.

Neste fim de semana estivemos em Sena Madureira, eu e Foster Brown, na companhia do frei Heitor Turrini, no local em que ocorreu a trágica morte de Vanessa. A visita foi um turbilhão de emoções e simbologias que precisaria de horas para compartilhar. Visitamos algumas das últimas pessoas que estiveram com ela e pudemos sentir o quanto se afeiçoaram a ela.

Para uns de lá o clima de revolta é grande quando se trata de lembrar os detalhes de sua morte. Mas basta mudar o assunto que eles contam com muita alegria e saudades histórias de sua breve passagem pelo assentamento. Ao que pudemos constatar eles adoravam contar piadas de português para ela, e por sua vez ela contava piadas de brasileiro.

E é isto que devemos sempre ter em nossos pensamentos: sua alegria e vontade de transformar o mundo. Acredito plenamente que ao emanar boas energias para ela, seus amigos/as e famíiliares, estaremos ajudando-a a seguir com alegria e paz sua vida no plano espiritual.

A visita que fizemos foi fotografada e filmada pelo Foster e compartilhamos com agora uma das filmagens, onde o frei Turrini faz uma pequena missa em homenagem a ela, na capela do assentamento.

Obrigado pelo interesse e pelo apoio que tem dado ao caso.

Abraços.

Nenhum comentário: