terça-feira, 4 de setembro de 2007

INDÍGENAS ISOLADOS

Survival faz campanha para salvá-los da extinção


A Survival lançou nova campanha para salvar os povos indígenas não contatados da extinção, denunciando as ameaças mais importantes que eles enfrentam. Um elemento central da campanha é um filme com material inédito sobre alguns dos povos mais isolados e em perigo do planeta. A conhecida atriz inglesa Julie Christie, que apóia ativamente para colaborar com o impacto e difusão da campanha, narra as imagens do filme.

"Cerca de 100 povos indígenas em três continentes continuam recusando o contato com o mundo exterior. Se encontram entre os povos mais vulneráveis da terra e podem ser aniquilados nos próximos vinte anos, a não ser que seus direitos territoriais sejam reconhecidos e protegidos. Por acaso, o mundo não é suficientemente grande para todos, incluindo aqueles cujo modo de vida é o mais diferente ao nosso?", declara a atriz.


“Os povos indígenas não contatados, estejam na América do Sul, Índia ou Papúa Ocidental, permanecem isolados porque assim o escolhem, já que seus encontros com o mundo exterior somente lhes trouxeram violência, doença e morte. Atualmente, há povos indígenas no Brasil com somente dois ou três sobreviventes. O resto de seus membros foi assassinado por fazendeiros ou morreu pelas doenças contraídas após o contato com não indígenas. Estes genocídios estão ocorrendo em pleno século XXI. Isto tem que parar", denuncia a Survival.

O site da campanha e o filme "Uncontacted Tribes", ambos em inglês, estão aqui. No alto, foto de um índio da etnia mastanahua, contatado recentemente no rio Curanja, no Peru. Foto de David Hill/Survival.

Um comentário:

Anônimo disse...

Caro Altino,

A campanha da Survival é de muita importância inclusive como fonte de informação. Tenho recebido alguns textos, em espanhol, sobre a situação dos isolados do lado peruano o que me tem ajudado muito para fechar o mosaico de áreas de isolados ao longo da nossa fronteira.
Aproveito a oportunidade desse comentário para dizer, denunciar, que a situação dos isolados da cabeceira do Igarapé Tapada, no Parque Nacional da Serra do Divisor, também é preocupante. Há ainda o agravante de só o Cimi reconhecer a existência daqueles indios. A Funai ainda não se manifestou sobre o assunto e o único estudo existente foi realizado por nossa equipe em Cruzeiro do Sul. Desde 2002 denunciamos a existência daqueles índios e pedimos providência, mas até agora nada.
Bom trabalho e força na luta.

Lindomar Padilha