sábado, 29 de setembro de 2007

LUCIANO MARTINS COSTA


Para ajudar o leitor a entender o que está por trás da notícia, o jornalista e escritor Luciano Martins Costa, articulista do Observatório da Imprensa, acorda às 5 horas da manhã e começa a fazer o programa OI no Rádio, produzido pela Cultura AM de São Paulo.
O autor de "O Mal-estar na Globalização", ensaio premiado pela União Brasileira de Escritores como o melhor do ano passado, agora prepara novo livro sobre as possibilidades da sustentabilidade no sistema econômico mundial.

L
uciano, que se dedica a pensar sobre temas ambientais e sociais, lamenta que essas questões ainda estejam isoladas dentro dos jornais e sejam apresentadas em telejornais à parte do ambiente social, político e econômico.

- A maior parte do jornalismo econômico considera o herói do ambiente de negócios aquele empresário que consegue obter grandes lucros. Já é tempo de a imprensa priorizar o homem de negócios cujo resultado é sustentável, que tanto ele obtém o seu lucro quanto protege e preserva o meio-ambiente, assim como contribui para a melhoria social. Infelizmente ainda estamos muito longe disso - afirma.


Segundo o jornalista, a imprensa não faz a crítica do capitalismo porque é muito conservadora e tem medo de colocar sob discussão aquilo que é o fundamento ideológico da própria imprensa. Sobre a relação da imprensa brasileira com o governo Lula, Luciano Martins Costa diz que em 30 anos de jornalismo nunca viu um presidente ser tão massacrado.


Há dois anos, o massacre era tanto que escreveu um artigo anunciando que o governo Lula tinha acabado. Ele imaginou na ocasião que não havia como Lula resistir à pressão enorme que a imprensa exerce sobre determindas pessoas. Luciano afirma que a "oposição sistemática decorre do preconceito de Lula não ter nascido dentro dos quadros que a mídia considera os quadros de onde deve surgir o poder".

- O que faz as pessoas gostarem ou não gostarem de governo não é a opinião expressada na imprensa. É a percepção direta de bem-estar que faz a pessoa julgar se uma política pública é boa ou ruim
.

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabéns a você Altino pela entrevista e a Luciano pela lucidez!