sábado, 29 de setembro de 2007

BINHO PROMETE APOIO

José Carlos dos Reis Meirelles

O deputado Moises Diniz estava aqui em Feijó e me convidou para um almoço da comitiva do Governador, que passaria na cidade, vindo de Rio Branco para vistoriar a estrada. Durante o almoço teve uma apresentação do cronograma das obras da estrada, das pontes etc, e a perspectiva da conclusão do asfaltamento Rio Branco-Cruzeiro do Sul em 2010.

Estava presente o asessor de Assuntos Indígenas, Francisco Pianta. O governador Binho Marques nos garantiu apoio a um sobrevôo e a realização de uma reunião com as lideranças indígenas e das comunidades brancas do entorno das terras dos índios isolados, para que possamos tentar compreender o que está acontecendo nas fronteiras e traçarmos uma estratégia para esta nova realidade.

Deveremos propor algumas ações para que não se instale uma situação de conflito aberto entre índios contatados, isolados e brancos nas cabeceiras dos rios.

Dessa reunião poderá sair indicadores para que os políticos do Acre pressionem o governo federal, para que, junto com o governo peruano, tente frear a exploração irracional de mogno no Peru, com conseguencias diretas em nossa território, isso sem mencionar as invasões que já ocorreram em nosso território por madeireiros daquele país.

Senti que o nosso governador está realmente preocupado com a situação e muito mais Francisco Pianta, pois em sua terra é que a pressão madeireira é maior. Vou tentar, apesar de não ter muita prática, organizar esta reunião para poder apresentar planos e custos a quem nos possa ajudar a realizá-la.

José Carlos dos Reis Meirelles é sertanista na Frente de Proteção Etno-Ambiental do Rio Envira, na fronteira do Brasil com o Peru.

Um comentário:

Anônimo disse...

Pessoal, por que não fazemos um agito em Brasília, utilizando a Ministra Marina e nossos representantes? Será que não estamos reinvetando a roda?...
Enquanto se faz reuniões para entender, sobrevôo para ver, etc, a "caravana passa"...
Nosso país precisa passar para a prática....