segunda-feira, 20 de agosto de 2007

NARCISO "ZEN" MENDES


Narciso Mendes, dono do jornal O Rio Branco, já foi um dia o opositor mais ácido aos governos petistas no Acre. É conhecido no país como Senhor X, personagem que supostamente gravou conversas de parlamentares do Acre que receberam R$ 200 mil para votar a favor da emenda constitucional que garantia a reeleição de Fernando Henrique Cardoso. O empresário e ex-deputado agora está zen. Digamos que "zen" coragem, "zen" dinheiro e "zen" apoio político. Clique sobre a charge do Cartunista Braga.

5 comentários:

Anônimo disse...

Quem quiser vencer o PT vai ter que reinventar a política. E isso é certo como dois mais dois são quatro. Tentar aperfeiçoar o modelo aparelhista, estatizante e assistencialista (no estilo MST: ocupar, resistir e não-produzir, mas promover muito barulho e confundir bastante), fazer reparos pontuais, aqui e acolá, colocar band-aid, uma espécie de petismo sem petista, não resolve. Está aí o naufrágio, em nível nacional, da candidatura presidencial Alckmin, propondo-se a ser uma espécie de Lula apenas diferente, mais instruído, mais qualificado gerencialmente e sei lá mais o quê inventado pelos marqueteiros, mas tudo equivocado do ponto de vista prático. E pfiu! O pior original (e o original é horrível) ainda é melhor do que a cópia. Com efeito, xerox e nashua, ainda que ambas copiem, não são a mesma coisa. E improvisar também não resolve. A engenharia política exige programa consistente, fixação de nomes, muito fôlego, bastante persistência e união na alegria e na tristeza (e isso é um fato: a fragilidade da oposição é tanta, e não só entre nós, mas nacionalmente, que o PT se permite aparentar até divergências públicas entre seus mensaleiros, digo, violeiros, mas sempre enganosas e secundárias, eis que na verdade uma divisão de tarefas consentida, tolerada e até certo ponto estimulada, eis que sempre se mantêm unidos em relação ao principal e ao que de fato interessa, incluindo as benesses do poder e o assalto aos cofres públicos, o que não é pouca coisa). Depois, é preciso um assédio permanente à fortaleza inimiga, deixar o adversário quase que sem respirar. Aliás, como fazia o próprio PT, que neste sentido estrito tem lições de sobra a dar, haja vista que chegou lá e se mantém (“faz a fama e deita na cama”) não com um programa de governo, que na verdade não existe, não tem ou não é mais que pura improvisão casuística, mas com um projeto de poder, este sim para valer, entranhado e até este momento insuperável. E haja gana, e haja engano! E à falta de oposição e até de entendimento sobre o que se passa, só mesmo uma crise econômica braba para varrer essa gente.

Anônimo disse...

No Acre durante muito tempo existia dois homens que causavam terror e pânico nas pessoas que se habilitavam a governar o Estado, um por ter o poder do verbo e um jornal, o outro por ter poder de polícia e uma motosserra. Hoje o priemeiro virou ZEN e o segundo PASTOR encacerado.

Anônimo disse...

O pastor encarcerado e o Narciso Zen são ex-deputados federais.Exemplos de que a política ainda tem jeito?

Anônimo disse...

O pastor encarcerado e o Narciso Zen, enquanto ex-deputados federais, estão longe de ser exemplo de que a política ainda tem jeito. Ao contrário, pelo que assistimos, são espelhos vivos do destino de muitos que hoje estão na política, notórios estelionatários eleitorais. Neste sentido, bem que poderiam dizer: eu sou vocês amanhã.

Anônimo disse...

Gente, na verdade o Mendes nada mais está fazendo do que cumprir ensinamento filosófico do Luiz Inácio, ao afirmar que se um homem, na casa dos 50, continua nos extremos da política tem algum problema...
Zé Genuino, há anos, já caminhava na direção da pérola formulada pelo Lula, depois virou mensaleiro...
Narciso quer se aproximar do poder. É o Sarney (vejam o bigode) do extremo ocidente. Se tiver bois pode ser o Renan...