domingo, 19 de agosto de 2007

JUSTISSIA (COMO DIZ O RAYOL)

Saramar Mendes

Blogueiro não tem sossego mesmo, principalmente esses blogueiros que ousam afrontar "poderosos", como se viu no caso da Alcinéa.

Vou lhe contar uma historiazinha sórdida que anda acontecendo em Rio Branco (AC).

Um moleque desses filhinhos de papai, no caso, mais especificamente, netinho da vovó, resolveu expor para o mundo, o quanto de vento há em seu pequeno cérebro.

Foi assim: inaugurada a bela estátua de Juvenal Antunes, cultuado poeta acreano, o tal moleque aka Marombinha resolveu escalá-la, levantando-se sobre algumas latinhas de cerveja. Tudo devidamente fotografado e exposto na página do alpinista de estátuas do Orkut. Logo depois, o livro que integrava a estátua foi (pasmem!) roubado.

Ocorre que, no meio do caminho, havia um blogueiro daqueles impenitentes, que não pode ver um malfeito, Altino Machado, que me honra com sua amizade. Vai esse blogueiro e publica a tal foto (retirada do Orkut, lembre-se) e publica em seu blog, criticando o alpinismo do tal Marombinha. Pra que, gente? O high society acreano veio abaixo, ou melhor, foi para cima do blogueiro.

Como? A família do Maromba (neto da professora Iris Célia Zannini, que preside o Conselho Estadual de Educação há mais de 30 anos) entrou na justiça contra o blogueiro alegando que a foto não poderia ser publicada porque o jovem alpinista é "de menor". Uma promotora da infância e juventude (quem mais?) abriu ação no Ministério Público contra Altino, exigindo a retirada da foto e ainda pagamento de multa. O blogueiro, teimoso que só ele, disse na cara dela que não retira coisíssima nenhuma. Esse é dos meus!

Ora, minha gente, por que o "dimenor" pode publicar a foto de sua façanha depredadora pavoneando-se no Orkut, e o blogueiro não pode republicar a tal imagem?

Aliás, por que a promotora não questionou a atitude de Maromba, o desrespeito à imagem do poeta, o desrespeito ao patrimônio público e à própria existência da página do "dimenor" no Orkut, o que é proibido? Todo mundo sabe que só "demaior" pode ter página naquele site. Não fez nada disso porque, como sempre, neste país, o culpado é o mensageiro.

Peço que manifeste sua solidariedade, divulgando esse absurdo e visitando o blog do Altino. Obrigada.

Saramar Mendes é poeta goiana. Escreve no "Lidos e vividos"

Um comentário:

Anônimo disse...

Como diz um amigo meu, no Diário de um Juiz, um blog bem bolado: um avião derrapa numa pista molhada, bate num prédio, mata duzentas pessoas e, quem vai preso, é o dono de um puteiro.
Leila