domingo, 19 de agosto de 2007

A CACUNDA DO JUVENAL

Antônio Klemer

Se tivessem erguido uma estátua de um cabra enchendo a cara numa calçada nos meus tempos de menino, provavelmente eu teria batido uma chapa e teria guardado ao menos um monóculo fazendo xixi nos pés dela; e o Altino, não menos traquino do que eu, teria pichado a bicha.

Olhe, eu conheço a fama do Juvenal Antunes que justifica a estátua dele com um copo de cachaça na mão, sem trabalhar e falando da vida alheia nas portas dos botecos, mas conheço a professora Íris Célia porque ela dedicou toda a vida dela à Eeucação acreana e nunca imaginei que meia dúzia de acreanos honrados e esclarecidos pudesse se escanchar na cacunda da história dela por causa de uma atitude juvenil inconseqüente e sem malícia de um neto dela.

Acho incoerente enlamear a ex- senadora e presidente do Conselho Estadual de Educação pra passar óleo de peroba em quem quer que seja. Nem acho justo comparar personalidade a personalidade, ainda mais em função do caso presente.

Mas, eu já vivi pra ver de tudo no Acre, nada me deveria espantar!

Estive lendo os jornais esses dias e li que o comunista Moisés Diniz quer tirar o nome do Castelo Branco do Parque da Expoacre baseado na biografia do homenageado, porque foi “marechal da ditadura”. Sugiro que dê uma olhadela no nome da Fundação Elias Mansour, por exemplo, e analise se pode ou não submeter a enquete a mudança desse nome, também.

Já vi de tudo na minha geração, até fazendeiros se associando a ecologistas em fazendas de nelore. Mas, confesso, não vejo dolo nem culpa que justifique levar-se de roldão num episódio dessa pequenez um nome tão respeitável de uma mulher tão dedicada ao Acre, como a professora Íris Célia Cabanellas Zanini. Precisamos aprender a honrar quem merece honra!

É verdade que Íris Célia carregou, não sozinha, claro, o Conselho Estadual de Educação na cacunda e, por mim, a estátua do Juvenal Antunes não faz mais do que sua obrigação, carregando o pesadinho no tuntum.

O Ministério Público, mesmo que nem sempre, claro, faz cumprir o que está na Lei. Esse Estatuto da Criança e do Adolescente precisa mesmo de ajustes, mas é o que temos e precisamos aprender a respeitá-lo, ou mudá-lo, pra podermos por na cadeia não só meninos como o neto da Íris Célia, mas também os meninos de cueiros, preferencialmente, depois de expormos nos jornais as caras desses criminosos hediondos em flagrante delito com latinhas de cerveja na mão – imagine, beber no Acre! – sentados nas estátuas de gente tão impoluta.

Quanto ao Altino, minha solidariedade integral: não merece ser execrado por ter publicado a foto do netinho da professora “criminosa”. Mas agora espero que o MP também processe os outros solidários, aqueles que caçoam da lei ao publicarem a foto do menino e acham que estão ajudando o Altino. Até porque, senão o Altino vai se sentir perseguido. Pois já está candenado a ser jornalista pro resto da vida, quer coisa pior?

No mais, espero que o novo governador do Acre aproveite o ensejo e preste uma justa homenagem, um desagravo à professora, ex-senadora e presidente do Conselho Estadual de Educação Íris Célia Cabanellas Zanini.

E vou logo alertando aos meus netinhos e aos do Altino pra tomarem muito cuidado. Afinal, vai que o governo ergue uma estátua da distinta na porta do Ceseme e algum desses meninos senta na cacunda dela...

Antônio Klemer é jornalista e humorista acreano, atualmente vivendo no Rio

8 comentários:

Anônimo disse...

Esse Antonio Klemer é um gaiato mesmo! O cara só vem ao Acre para vender suas besteiras no seu "Passabosta". E agora quer dar lição de moral. Pergunta a esse "acreano": A Professoras fez tudo no Acre porquê é Altruista? Quem votou nela pra senadora?
Klemer, se encherga que vc não é parâmetro para orientar a atitude de ninguém.

Anônimo disse...

Altino, porra, o Antônho Kreme tem razão. Tão fazeno tempestade em cuspe. O Juvená tá é com sorte de num fazere dele tiro ao alvo como fazem com as praca de transito da via verde do Jorge. O pobrema do Maromba é que ele queria sentir a corcunda do Juvená na rabiola.
Zé Lezim, seu criado.

Anônimo disse...

Homenagem? Tá ficando doido? Tá na hora é do governador tirar ela do Conselho Estadual de Educação. A vovozinha tem mais de 30 anos atrasando a nossa educação. É o Adherbal Maximiniano da educação.

Saramar disse...

O que acho interessante é que ninguém menciona que foi a família do alpinista de estátuas que acionou a justiça.
Altino nada mais fez que divulgar a "proeza" do Maromba.
Se há tempestadade em copo d'água foi provocada pela família.
E agora querem que Altino se cale e pague pelo erro do "dimenor"?
Ora, que absurdo!

Anônimo disse...

De Coronéis e Coronelas, a memória.

Concordo quanto a questão do Parque Castelo Branco, realmente se o argumento do Moisés valer, vai mesmo ter que tirar mais nomes de lougradoes e órgãos públicos, isto sem falar nos meninos que governam o Acre, todos educados e mimados no colo da ditadura. As educadoras tias e mãe do governador, eram as mulheres de ferro da educação. Dona mozinha, outra mestra que ensinava usando o método da palmatória.A educação era cruel por demais e ainda hoje sofremos com a educação que nossas respeitadas, temidas e amadas mestras nos legaram.A Educação só mudará quando esses referênciais estiverem totalmente sumido, leva por baixo pelo menos uns 50 anos.Os coronéis e coronelas ainda vivem em nós.

Anônimo disse...

Humorista?
Contra quem?
Esse moço é uma fraude!
Lina Matias

Anônimo disse...

Dar para notar claramente que o Antonio Klemer continua um tremendo baba ovo. Seus argumentos são de uma perfeita ignorância quanto ao que está posto. Quer dizer que ingênuo o que o maromba fez? É normal na adolecência esses tipos de vandalismo? Ele diz que se fosse ele mijaria no Juvenal!!! Tá claro que ele hoje é o fruto do que foi na adolescência.Realmente um tremendo puxa-saco e que adora sugar nas tetas do poder, sejam quais forem que estiverem no poder. E o pior ainda se acha o representante do Acre lá fora, com aquela produção ridícula de passaporte. Pelo tom do discurso defendendo a professora, com certeza ele vai pedir a nobre senhora.

Anônimo disse...

esse clemer é um idiota, alem de fazer brincadeiras denegrindo a imagem do acre lá fora, agora vem DEFENDENDO esse projeto de marginalzinho, que pelo visto se acostumara a fazer suas aprontações sendo sempre defendido pela sua IMPORTANTE familia e por seus amigos influentes, esses que com certerza devem estar retribuindo algum favorzinho prestado pela sua ilustre vovozinha. precisamos tomar cuidado vem ai mais um filhinho de familia influente que pelo visto vai aprontar todas com a certeza e segurança dada pela influencia de sua familia da impunidade