domingo, 19 de agosto de 2007

DONA JUSTIÇA, DEIXE O ALTINO TRABALHAR

Antonio Mello


Não sei se você está sabendo da história. O Altino (você conhece o Altino, não? Do Blog do Altino, a nossa porta de entrada para as notícias da Amazônia), o Altino, dizia eu, republicou em seu blog a foto de um rapaz da sociedade acreana depredando a estátua do poeta Juvenal Antunes.

Usei o verbo republicar, porque foi o que Altino fez. O rapaz havia publicado a foto com sua molecagem em sua página pessoal no Orkut. Qual o problema, então?

A família do jovem entrou na Justiça, alegando que ele era dimenor. Uma juíza determinou a Altino que retirasse de seu blog não apenas a foto, mas toda a referência ao caso e ainda pagasse uma multa.

Altino argumentou que a foto estava na página do jovem no Orkut, que lá continuava, e que o regulamento do Orkut só permite a inscrição de maiores de 18 anos. A juíza mostrou-se irredutível. O Altino também. Disse que não ia retirar nada. Ainda mais porque o dimenor agora já é dimaior.

Você, o que acha? Dê um pulo no Blog do Altino, leia todo o desenrolar do caso, as muitas opiniões, e dê também a sua. Esse é o sentido maior da blogosfera livre.

Eu, de minha parte, acho que a senhora juíza deveria voltar os olhos para Dona Justiça. Esta nasceu com a nobre missão de defender os frascos e comprimidos das garras daqueles que têm dinheiro e poder.

Portanto, Excelência, chame a família do jovem, diga a eles que, se desejam protegê-lo, procurem acompanhá-lo mais de perto. Verificar com quem anda, por quais mares internéticos navega.

Se agissem assim, saberiam, antes do Altino, o que ele havia feito com a estátua do poeta e tomariam as medidas devidas. Retirariam a foto de sua página no Orkut, fariam com que procurasse consertar a estátua quebrada, mostrariam a ele que “ai, ai, ai, isso não se faz”, e, por último, o matriculariam numa academia de esportes (qualquer esporte, futebol, judô, natação), porque não é normal ser gordinho assim aos 18 anos. Ainda mais para quem se chama Maromba (o nome ele é Eyner Maromba Júnior)... Seu Maromba, manda o Marombinha marombar!...

E agora digo eu: Vai namorar, Marombinha! Em vez de trepar em estátua, descubra com sua namoradinha uma forma mais divertida de aproveitar a poética noite acreana. Leia um livro do poeta, quem sabe não lhe traz alguma inspiração?

Antonio Mello é escritor, roteirista, publicitário, autor de "A metáfora de Drácula" (Livraria José Olympio Editora, 1982), contos; "A fome e o medo" (InternAd, 1998), ficção; e "Madame Flaubert" (inédito, 2003), romance. Dramaturgo, autor de Taió, a Guerra do Contestado (1985); Taberna, 1789 - Viva a Revolução! (1989); e Amor Platônico, inédita. Leia o Blog do Mello.

Nenhum comentário: