terça-feira, 26 de junho de 2007

O ACRE E O GRUPO BERTIN

Mauro Ribeiro

A tarefa de atrair investidores não é fácil em nenhum lugar do Brasil, e o nosso Acre não foge à regra. No entanto, nossas reais oportunidades (pecuária de excelência, economia florestal ascendente, localização estratégica etc.) vão, aos poucos, estabelecendo um diferencial positivo para a inserção da nossa gente num mundo cada vez menor, cada vez mais próximo. Nesse sentido, as reuniões que ocorreram com um dos proprietários do Grupo Bertin e seu executivo da área de produção, foi das mais objetivas.

O Governo, junto com a iniciativa privada (representada pelo Fórum de Desenvolvimento Sustentável e pela Federação da Agricultura) expôs os objetivos que quer ver alcançados, relacionados ao fortalecimento de uma economia justa e competitiva; apresentou os resultados alcançados nos últimos oito anos; detalhou as perspectivas de expansão da agropecuária acreana; a importância da manutenção de um sistema de defesa animal eficiente etc., colocando à disposição do grupo empresarial, todas as possibilidades de incentivos estabelecidos pela legislação estadual, em especial as Leis 1.358 e 1.361, que tratam diretamente do incentivo às atividades industriais.

O Grupo Bertin fez a análise do que fora apresentado e acordou um cronograma de atividades que resultarão, tenho confiança e convicção, na instalação de uma unidade industrial que em muito contribuirá para o desenvolvimento local.

É valioso dizer que o Grupo Bertin possui as qualidades desejáveis para virar parceiro dos acreanos. Trata-se de gente séria, decente, trabalhadora, com profunda tradição no segmento de carnes e subprodutos e um significativo reconhecimento nacional e internacional pela sua atuação. Para nós, o Grupo Bertin representa uma importante conquista aos que querem ver o fortalecimento da economia acreana, atuando na exportação da melhor carne brasileira.

Entendo que é passada a hora do Acre desenvolver seus diferentes potenciais. Por isso, a atuação integrada do Governo do Estado com o Fórum de Desenvolvimento Sustentável, dirigido com o reconhecido empenho do ex-governador Jorge Viana, trará investidores com relevância no cenário nacional, pra desespero dos que insistem em torcer por um Acre sempre atrasado e nem percebem as transformações sólidas que ocorrem em nossa economia.

Vão perder suas apostas novamente, a exemplo do que já ocorreu na discussão acerca da revitalização da agroindústria do açúcar e do álcool, cujo investimento caminha rapidamente para sua consolidação, ao atingir mais de 2 mil hectares de cana plantados e gerar cerca de 500 oportunidades de empregos a acreanos que, com muita dignidade, estão ajudando a transformar o cenário produtivo daquela região.

Mauro Ribeiro é agrônomo e secretário de Agricultura do Acre. Pena que não tenha mencionado o comunicado do Grupo Bertin que, evidentemente, teve o objetivo de desfazer algumas inverdades que foram ditas e veiculadas pela imprensa. Ribeiro, que é um amigo e sabe onde as corujas dormem, enviou a nota com a seguinte mensagem:

"Caro Altino,

acompanho com interesse o teu Blog, que tem o poder de nos instigar a pensar o Acre e definir de que lado nos posicionamos.

Eu e o meu monte de defeitos, estaremos lutando muito pra ajudar a desenvolver nosso Estado.

Por isso acredito na vinda do Grupo Bertin e de outros grupos empresariais, que contribuirão pra gente fortalecer cada vez mais nossa incipiente economia.

Em tempo: ontem, quando estava em Cruzeiro do Sul, acessei teu Blog e enviei um comentário a respeito do primeiro "post" (é isso mesmo?) relacionado ao Grupo Bertin. Como não vi publicado, estou reenviando estes comentários para o teu e-mail.

Minhas duas corujas, que agora são quatro lá na fazenda, te mandam um abraço amigo".

5 comentários:

Anônimo disse...

"Pecuária de excelência, economia florestal ascendente, localização estratégica, (...) diferencial positivo"... O discurso do "pudê", como diria o pai da Roseana "assim com os homi, ó" Sarney, é sempre o mesmo. E onde falta substância abunda adjetivação...

Anônimo disse...

Mauro, Mauro... Já que coruja enxerga bem à noite, pega uma dessas aí e bote na cola voce sabe de quem... Aposto que voce logo vai descobrir o que é uma vaca de excelência ehehehehehehe

Anônimo disse...

Altino... já que voce é tão amigo do Mauro, por que não manda ele defender a pecuária de excelência no debate?

ALTINO MACHADO disse...

Pois, não. Mauro, vá defender a pecuária de excelência no debate. Satisfeito corajoso anônimo?

Anônimo disse...

Só para entender melhor:
a desgraça da Amazônia nas últimas décadas está assoaciada a... pecuária e madeira (oops, economia florestal);
a solução para o desenvolvimento "sustentável" do Acre atualmente é... pecuária e madeira, claro que com o adjetivo sustentável.
Perfeito!