terça-feira, 8 de maio de 2007

OPERAÇÃO APERTA O BINHO

Prestem bem atenção, leitores: Tião Maia, um dos cinco jornalistas oficiais da assessoria de imprensa do senador Tião Viana (PT), enviou hoje um press-release aos veículos de comunicação do Acre, incluindo este blog. Em seguida, repassou o mesmo material com a seguinte observação:

- Matéria reenviada por incorreção na primeira, na anterior - é a pressa, companheiros; escrevo de Porto Alegre, vindo de Montivideu (sic), às carreiras.

Respondi que não usaria o material por duas razões:

1) o texto tem como procecência "Brasília", mas na verdade o próprio redator afirma que o mesmo foi escrito por ele em Porto Alegre, vindo de Montevideo;

2) o texto não cita quando nem por quem o senador tem sido difamado.

Mudei de idéia e aqui vai o texto na íntegra:

Melo pede posicionamento do
governo em defesa de Tião Viana


Para o deputado, os ataques ao senador por causa da proposta de prospecção de petróleo no Acre merece resposta da sociedade e sugere que Binho Marques se manifeste

Brasília - O deputado federal Fernando Melo (PT-AC) cobrou ontem, em Brasília, um posicionamento claro do governador Binho Marques e de seu Governo em relação ao debate em torno da possibilidade de prospecção de petróleo e gás no Acre, uma proposta de autoria do senador Tião Viana (PT-AC), que vem sendo bombardeada inclusive por pessoas próximas ao Governo. De acordo com o deputado, é injusta a campanha de difamação que o senador vem sofrendo, assim como o silêncio do Governo é estranho.

"Faz mais de dois meses que Tião Viana vem lutando sozinho numa guerra para defender uma idéia que vem sendo atacada por setores como se o senador não tivesse nenhum serviço prestado ao Acre. Não é uma guerra sem quartel porque vários setores da sociedade demonstraram que estão ao lado do senador. Setores representativos da sociedade, das igrejas, parlamentares, enfim, as pessoas que defendem o desenvolvimento do Acre estão ao lado do senador. Na minha opinião, só falta ao governo e o governador se manifestarem sobre o assunto", disse Fernando Melo. "O que a gente observa é que, em nenhum momento, o senador disse que haveria prospecção de petróleo em reservas biológica ou indígena e mesmo assim vem sendo caluniosa e sistematicamente atacado sem que o Governo, do qual ele é um dos mais fortes aliados, se manifeste", afirmou o deputado.

Fernando Melo anunciou que deve mais uma vez voltar à tribuna da Câmara para defender a proposta de Tião Viana. "Pela representatividade do Tião e por toda a folha de serviço que ele já prestou ao Acre, o senador não pode ser abandonado ao debate", disse. "O que me preocupa é que uma imagem forjada pela dedicação, seriedade e talento do senador seja agredida de forma leviana sem que o Governo, do qual ele é um dos fiadores, dê calado como respostas a tudo isso", disse o deputado.

No discurso que fará na Câmara, Fernando Melo deverá anunciar que o Acre precisa acabar com o rótulo de que o Estado é uma ONG – Organização Não Governamental, conforme sublinhou uma vez a então deputada federal Maria da Conceição Tavares, de São Paulo. "Se tivermos a sorte de acharmos gás e petróleo no Acre, vamos melhorar os indicadores da economia do nosso Estado, com recursos do nosso subsolo. O que estão fazendo, em torno deste debate, é tempestade em copo d'água, com a gravidade de que, mesmo com todo o barulho, o governo do Estado está fazendo ouvido de mercado, como se isso não estivesse acontecendo no Acre", afirmou Fernando Melo.

Um comentário:

Unknown disse...

Altino, você sabe que eu sou uma seguidora interessada dos debates acreanos. Tenho seguido atentamente esse embate sobre a prospecção do petróleo no Acre. Quero aqui tocar num ponto sensível, mas importante.SEm entrar no mérito da questão do petróleo. Toda a comunicação do Senador Tião Viana está errada. Seus assessores através de suas manifestações tentam vitimizá-lo. Como se os que se posicionam contrários a prospecção estivessem atacando o Senador.Não é verdade. Isso por si mesmo torna inverossímeis e até ridículas as notas as "entrevistas" e que tais, "defendendo" o senador. Seria comico se não fosse trágico - para a imagem do Senador. Esses moços,com essa tática estão colocando em risco a boa imagem (o ùnico patrimônio indispensável para um político) do Senador Viana, que é muito respeitado aqui em Brasília. Eu diria mais, as pessoas (jornalistas, senadores, da oposição inclusive), gostam dele.Daqui a pouco vai começar a ser motivo de piada. E não por culpa da oposição, nem daqui, nem do Acre. Sabe o Rei Midas, mitologia? Eles são o contrário...