quarta-feira, 11 de abril de 2007

VEJA ACERTA NOS DADOS

Conversei demoradamente com Carlos Souza Júnior, secretário executivo do Instituto do Homem e Meio Ambiente (Imazon). Ele coordenou as pesquisas que resultaram no relatório da dinâmica do desmatamento no Acre, no período de 1988 a 2004, publicado pela revista Veja e que fez estremecer o Governo da Floresta.

Perguntei basicamente se a reportagem de Veja havia cometido algum equívoco na interpretação dos dados da pesquisa. Carlos Souza Júnior disse que os dados reproduzidos por Veja estão corretos, mas ponderou que a revista não deveria ter tentado desqualificar a política florestal do Acre.

- O nosso estudo se baseou em imagens de satélite. Agora os dados do desmatamento no Acre naquele período precisam ir além, sendo confrontados com as autorizações que foram expedidas pelo Ibama e Imac, para que possamos saber o percentual que ocorreu de modo legal e ilegal. Veja politizou a reportagem ao ignorar os avanços da política florestal acreana e por não ter esclarecido ao leitor que existe desmatamento legal e ilegal - afirmou o diretor do Imazon.

O desmatamento bruto no Acre, segundo o Imazon, passou de 6.149 km2 em 1988 para 16.618 km2 até 2004, representando um aumento de 10.469 km2 de áreas desmatadas em 16 anos.

- De acordo com os dados do Inpe [Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais], no mesmo período o desmatamento foi de 18.587 Km2 - comparou o pesquisador.

O melhor mesmo é o leitor baixar o estudo do Imazon e confrontá-lo com a interpretação de Veja e do Governo da Floresta. Os dados contidos nele são irrefutáveis. Clique aqui.

Em tempo: embora esteja assinada por Leonardo Coutinho, correspondente em Belém, a reportagem foi produzida pela redação em São Paulo. Se é verdade que as orelhas aquecem quando falam mal da gente, as de Coutinho já devem ter caído em decorrência de tantas maldições. Ele
está curtindo férias.

3 comentários:

Anônimo disse...

Peço licença para entrar no seu blog altino e deixar minha opinião:
É lógico que qualquer notícia em revistas que venham trazer alguma desvantagem para qualquer governo, desagrada os governantes porém, é bom que sempre apareçam essas notícias para que nós leitores e observadores, examinemos se a notícia é verdadeira ou falsa. Se verdadeira exigir dos órgãos competentes uma ação rápida e eficaz, fazendo jus aos nossos direitos.
Com relação ao desmatamento sabemos que o governo anterior e o atual já vem lutando com muita organização pelo fim do desmatamento porém, ainda é preciso muito! Tudo que foi feito até agora, é pouco! Pois a FLORESTA é a nossa maior riquesa!
Também fica meu repúdio para aqueles que fazem da imprensa um trampolim para a ganância e imoralidade.

Abraços!

Anônimo disse...

"Carlos Souza Júnior disse que os dados reproduzidos por Veja estão corretos, mas ponderou que a revista não deveria ter tentado desqualificar a política florestal do Acre."
Resumo da história: as informações estão corretas e a revista cumpriu o seu papel de formadora de opinião ao dar uma possível interpretação para os dados.

Anônimo disse...

A Floresta é nossa maior Riqueza! Falha minha!