terça-feira, 17 de abril de 2007

"UM FURO E UM CANO"

Teses gerais e perguntas técnicas

Antonio Alves

1. Tese geral, que ouvi da boca do Jorge Viana, que ouviu não sei de quem, há alguns anos: o mundo está sendo movido por uma energia derivada da morte, isto é, oriunda de organismos mortos e enterrados há milhões de anos. Será uma grande mudança para melhor quando passarmos para uma energia derivada da vida, uma bioenergia. Naquele momento, o então governador do Acre expressava uma preocupação com o destino da humanidade, ameaçado pelo aquecimento global. Também defendia a idéia de que, num mundo movido por bioenergia, a floresta amazônica e seus povos teriam mais oportunidades de sobrevivência e prosperidade. Fiquei bastante impressionado com essa tese porque, além de ser econômica e ecológica, era formulada de um modo algo poético.

2. Tese geral que defendemos há mais de 30 anos: é possível e desejável não apenas viver na floresta, mas viver da floresta. Passamos uma vida inteira afirmando que a floresta tem riquezas incalculáveis e que devemos orientar para ela nossas pesquisas e investimentos. Recentemente, ouvi, novamente da boca do Jorge Viana, mais uma expressão que me impressionou: “devemos aumentar nossa dependência em relação à floresta”. Jorge defende um inteligente sistema de “distribuição de ações”, de modo que as parcelas mais pobres da população se tornem proprietárias das florestas estaduais onde se realizam manejos para extração de madeira. Assim, mesmo a população da cidade poderia viver da floresta, tornar-se dependente dela e ter motivos para conservá-la.

3. A agropecuária de grande escala sustenta-se em tese oposta: afirma que a floresta não gera empregos, renda, riqueza, meios de vida suficientes para o desenvolvimento e a prosperidade. De acordo com a tese de nossos adversários, para preservar metade da floresta devemos derrubar a outra metade e dar à terra uma função produtiva que a floresta não tem, ou tem de modo insuficiente. Tornou-se corrente a expressão: “preservar o meio ambiente custa dinheiro”. Esse é, no fundo, a tese da exploração das riquezas minerais: temos que ter algo que dê dinheiro, que promova o desenvolvimento econômico e social, mesmo que sacrifique parte do ambiente, para poder preservar a outra parte. Para os partidários dessa tese, não é a floresta que nos sustenta, nós é que a sustentamos.

4. A tese de que a exploração de petróleo não causa impacto ambiental na floresta traz, embutida, uma outra tese, de que as atividades e o desenvolvimento econômico gerados só causam impacto social positivo. Ou seja, com o dinheiro dos royalties as comunidades saem da miséria, constroem-se hospitais e escolas, promove-se o saneamento etc. Essa tese desconsidera que as intensas atividades econômicas geram migração, concentração populacional, aceleração dos transportes, especulação e disputas fundiárias, mudanças no padrão de consumo e uma série de outros fatores sobre os quais nenhum governo tem controle e que levam, inevitavelmente, à devastação da floresta.

5. Ainda que seja provado, mediante estudos confiáveis de impacto ambiental, que a exploração de petróleo não causa impacto direto sobre a floresta, temos outra tese geral a examinar: os combustíveis fósseis aceleram o aquecimento global, que já atingiu um nível alarmante e, por isso, a parcela mais consciente da humanidade está buscando sua substituição por outras formas de energia. Aqui, peço licença para introduzir a palavra “ética”, pois, sendo esta tese verdadeira, a exploração do petróleo passa a ser uma decisão de colaborar ou não na destruição do planeta. Peço desculpas aos que gostariam de me ver comportado como um bom aluno, fazendo perguntas técnicas nos debates a respeito do funcionamento das brocas ou da espessura dos canos. Mas enquanto ninguém me responder a esses questionamentos gerais, minhas perguntas “técnicas” se resumem às seguintes:

a) um milhão de barris de petróleo geram quantos quilos de dióxido de carbono?

b) se for usada a metade do estoque de petróleo existente hoje, qual seria o aumento da concentração de CO2 na atmosfera?

c) esse aumento aqueceria a terra em quantos graus?

d) quais seriam as conseqüências ambientais?

d) no ritmo atual de consumo, quanto tempo demora para acontecer?

O jornalita Antonio Alves foi o idealizador da florestania que marcou o Governo da Floresta durante os dois mandatos de Jorge Viana. É assessor especial do governador Binho Marques (PT) e escreve no blog O Espírito da Coisa, de onde este artigo foi copiado.

13 comentários:

Anônimo disse...

Só Marina salva o PT


Edinei Muniz


A Professora Marina Silva, a nossa Marina, ou melhor, do mundo, atual Ministra do Meio Ambiente, é a maior personalidade política que o Acre já teve a sorte de produzir. É Detentora de um carisma nato, natural e sem máscaras. Sempre aprendemos muito com Marina. É um presente que Acre deu a si mesmo. Marina representa o Acre que sabe o que quer.

Marina é um das poucas personalidades do PT que ainda consegue nos passar a idéia de ética com segurança. Ela sempre foi e, não deve mudar, a que mais acreditou num verdadeiro projeto de esquerda para o Acre. O PT sabe, e muito bem, o quanto tem magoado a Marina, por ter se afastado da justiça social e da defesa dos excluídos.

Por acreditarmos na ética de Marina é que sabemos dizer da sua dor. A dor que lhe retirou o sorriso de “cabocla guerreira” de todas as lutas sociais. Marina teve que suportar, em oito anos, a exibição do filme “assustador” que seu partido nos obriga a assistir. Marina sofre ao ver a “blindagem” de sua imagem, servir de escudo para defender aqueles que nunca sonharam em acreditar na sua luta em nome da ética na política.

Marina sempre foi o verniz necessário para dar o brilho na cara-de-pau do rei da floresta. Nossa, como isso deve incomodar a nossa Marina. Ver seu ideário servir de ponte para um projeto de "mero poder" que passou longe de ser o que ela sempre sonhou para o Acre. Acredito que não deve estar sendo fácil.

Marina nunca na vida precisou, e nunca irá precisar, gastar milhões de reais para ser a pessoa respeitada e elogiada que é. Marina é natural! Além disso, nunca gastou na vida um centavo de dinheiro público para cooptar aliados. Assim como nunca foi muito devota do expediente da “desqualificação” no debate político. Marina sempre foi do debate. Nunca fugiu dele.

Não deve estar sendo fácil sentar na mesma mesa de uma turma de inescrupulosos e antiéticos que, sob o argumento fajuto da sustentabilidade vive a empobrecer o nosso povo.

Mesmo diante do caos, Marina é firme. Marina ensina calada (só não aprende quem não sente).

Marina tem “créditos” que não há político no Acre que retire: “A professora Marina acreditou na militante, na vereadora, na deputada na senadora e agora mais ainda, na Ministra Marina Silva.

Marina é dessas figuras raras que consegue, pela própria história de vida, se transformar em "instituição política". Marina não merece ser combatida, e sim imitada. A instituição Marina é referência positiva no cenário político acreano, sempre marcado por injustiças de toda ordem. Marina está além da crítica.

Marina é transcendente diante dessa “turminha” de oportunistas que não fizeram nada além de cultuar o maior símbolo da artificialidade política acreana. Refiro-me a esses que passaram oito anos enganando a boa fé do nosso povo, empurrando-os para o poço da desigualdade social.

Edinei Muniz é professor.

Anônimo disse...

Arre égua... "além da crítica?" Aí também tá demais, né! Só faltou você dizer que vai aproveitar a visita do papa e pedir pra canonizar...

Anônimo disse...

O texto apresentado pelo toinho é na minha opinião simplesmente completo em todo seu teor e qualidade. Eu aprendo muito com estas leituras por que na área técnica sempre fico com dúvidas pois, sempre chega um e diz ("conforme laudos e etc"..., aí chega outro e diz ("conforme lei nº..."), e assim por diante eu teria de fazer um curso de engenharia, direito, medicina, arquitetura etc...
Assim fico com as coisas simples, que me parecem bem mais simples de compreeender!

Anônimo disse...

Algumas considerações:

A floresta é maravilhosa, idílica, ecológica etc mas SÓ CONSEGUE AUTO-SUSTENTAR PEQUENAS COMUNIDADES. O que o Jorge está fazendo é o que o FHC fez um dia, dizendo: "esqueçam tudo o que eu disse e escrevi antes". O homem só deixou as cavernas quabndo aprendeu a agricultura e a pecuária. Isso é tão óbvio quanto o fato de que os rios correm para o mar. Só existe "Florestania" quando os recursos para vc se sustentar vêm de outro lugar (governo Federal, por exemplo).

Quanto à questão enregética, concordo em gênero, número e grau. Queimar fósseis para produzir energia aquece e destrói a Terra. A maior ironia é que a ENERGIA NUCLEAR vai acabar sendo defendida
até pelos ecologistas/ambientalistas mais ferrenhos, pois à exceção do lixo radioativo ela não polui, não provoca aquecimento global e é capaz de produzir milhares de megawatts para fazer funcionar o parque industrial.

Anônimo disse...

Algumas considerações:

A floresta é maravilhosa, idílica, ecológica etc mas SÓ CONSEGUE AUTO-SUSTENTAR PEQUENAS COMUNIDADES. O que o Jorge está fazendo é o que o FHC fez um dia, dizendo: "esqueçam tudo o que eu disse e escrevi antes". O homem só deixou as cavernas quabndo aprendeu a agricultura e a pecuária. Isso é tão óbvio quanto o fato de que os rios correm para o mar. Só existe "Florestania" quando os recursos para vc se sustentar vêm de outro lugar (governo Federal, por exemplo).

Quanto à questão enregética, concordo em gênero, número e grau. Queimar fósseis para produzir energia aquece e destrói a Terra. A maior ironia é que a ENERGIA NUCLEAR vai acabar sendo defendida
até pelos ecologistas/ambientalistas mais ferrenhos, pois à exceção do lixo radioativo ela não polui, não provoca aquecimento global e é capaz de produzir milhares de megawatts para fazer funcionar o parque industrial.

Anônimo disse...

Os fatos e polêmicas que têm vindo à tona ultimamente na imprensa acreana estão revelando a existência de um segmento extremamente raivoso e sanguinário, principalmente quando o assunto envolve o nome dos irmãos Viana, ex-governador e atual senador, que entre erros e acertos (muito mais acertos, graças a Deus), transformaram a realidade do Acre em 8 anos de administração. É certo que muita coisa faltou e ainda falta. A saúde está mal, o desemprego existe sim, ainda se mata muito no Acre, mas... Será que não melhoramos nada mesmo? Será que os tais indicadores em que o Acre insiste em se manter na rabeira são os mesmos ou até piores que há 10, 12 anos atrás. Será?

Será que realmente somos 80% de galináceos como atesta certo calculador (Raimundo Elizeu) maluco que mais parece uma matraca a tagarelar asneiras aos quatro cantos e que em nada contribui com o debate democrático e de alto nível. O que é que ele defende? Não acredita no aquecimento global e esculhamba com o projeto de prospecção, ora bolas! Parece que a coisa realmente é pessoal. E esse professor (Edinei Muniz), sacaneia a Naluh, mas se mostra tão pelego quanto ela quando exagera nas lisonjas à Marina. Se o Binho Marque não faz nada é lerdo, se baixa o seu salário, exemplo que deveria ser seguido por todos os mandatários desse país, é tachado de fazer marketing. Dá pra entender não.

Os problemas do Acre estão acima da simples aversão ao Vianismo. Tem que se louvar ao que de bom houve e não negar os avanços irresponsavelmente. Há que se cobrar de Binho Marques que as distorções que todos reconhecem tentem ser corrigidas. O debate serve para isso. Não se pode fazer do fórum de discussões um canal para disseminar ojeriza contra os Vianas. Com certeza se Márcio Bittar fosse governador do Acre, esses mesmos que hoje esperneiam, estariam adulando ou se refestelando na lama podre do mesmo poder. Observem que quase todos são atrelados a algum político das bandas de lá.

Anônimo disse...

Marina, morena Marina, você se PinTou. Marina, você faça tudo, mas faça o favor... Menos, menos... A ninguém se lhe impõe o que já não carrega consigo... Companhias é também questão de sorte, claro, mas sobretudo de escolhas, certo?... Depois da cantilena do amargo caviar do exílio por alguns, agora a mistificação das agruras do cargo público suPorTadas caladas por outros... Ah, coitada! E que comovente o aPosTolado da piedosa freirinha junto à gente má e de vida fácil do lupanar... Mais um pouco e entre furtivas lágrimas recordo o velho militante Osvaldo Peralva, por 40 anos dirigente do PCzão. Peralva pintou e bordou, sobreviveu ao Estado Novo, ocupou diversos e muito importantes cargos no aparelho burocrático internacional (França, Europa, Moscou e Bahia) para ao fim romper. Então, em suas memórias (O Retrato), tudo que o velho comunista tem a dizer e consegue articular é que o tempo todo foi enganado pelos companheiros, que não sabia de nada, que havia estruturas paralelas secretas, coisas e loisas. 40 anos sendo enganado!... Aliás, coincidência, o Lula também nunca sabe de nada e vive sendo enganado por aloprados... Oh, vida! Oh, azar!... Marina, morena Marina, você se PinTou. Marina, você faça tudo, mas faça o favor...

Anônimo disse...

Infelizmente talvez, mas o fato é que no frigir dos ovos não existe esse negócio de "questão ética" (principista) e "questões técnicas" (práticas) como coisas a se complementarem. A ética não se baseia na técnica. Aliás, no mais das vezes a ela se contrapõe, como na questão dos transgênicos, clonagens etc. E se uma questão é ética, principista, há de ser defensável em si mesma, nada pode alterá-la, nem as razões técnicas. Admitiríamos a matança de baleias, por exemplo, porque a técnica demonstra que até certo ponto a exploração é sustentável etc e tal? Então, são coisas distintas e que não se somam. Assim, se a questão é ética, principista, pouco importam as tais razões técnicas e se há coincidência é só isso, uma coincidência; se as razões técnicas são capazes de alterar o nosso julgamento, questão ética é que não é. Pode ser utilitarismo.

Anônimo disse...

Meu bixim (o anônimo - sexto comentario), se avexe não. Vou explicar direitim pra ficar facim. É assim. Eu só quero mostrar os lados. A minha opinião mesma não tem importância. Não sou "figura pública". Nunca oiei nos oinhos dos vianas. Tenho birra com ninguém não. É só pra fazer alguns pensarem um pouco... de vez em quando consigo. Outras vezes não. fazer o quê?
Ah. Ia esquecendo. Não são só três indicadores não, viu? São quase todos. Uns 40 que já examinei, pelo menos. Por falar nisso, por acaso voce dá noticia do IDF - Índice de Desenvolvimento da Família que o Governo ia calcular pra se basear, já que os outros não servem? Se encontrar me avise. To doidim pra ver...

Anônimo disse...

MAQUIAVEL E A CINDERELA NO REINO DA FLORESTOLEANIA

Não puder ir ao debate de Cruzeiro do Sul, mas me baseio em dois trechos publicados no Jornal A Tribuna, atribuídos aos mais ilustres presentes (Tião Viana e Orleir Cameli), para compreender o que lá foi dito. Como não foi publicada opinião contrária, não sei se houve mesmo debate. Vejamos os trechos (em itálico).
Tião Viana – “Nenhum governo do mundo consegue promover o desenvolvimento sem buscar investimentos sólidos na exploração da riqueza, para que esta seja distribuída ao próprio homem. Nenhum governo promove o bem comum sem a garantia desse mesmo desenvolvimento se não administrar com critério a sua receita e a sua despesa. Não existe mágica, só trabalho. E muito trabalho. Nós sabemos que o Acre precisa de um desenvolvimento econômico e sócio-ambiental para atingir o estágio de nível melhor para a sua população, e sabemos que o Estado tem esse potencial, mas infelizmente o governo, o erário, não possui. Portanto, precisamos buscar alternativas. Achamos correto que o manejo da madeira, que a produção agropecuária, que o extrativismo, entre outros, também se constituem em atividades produtivas que merecem o nosso respeito e o nosso apoio. Agora, a dívida social que o Acre possui é muito imensa, por isso que buscamos mais uma alternativa, como a prospecção do petróleo.”
O primeiro aspecto (em negrito) é o equilíbrio financeiro do Estado. Segundo o Senador, não há como garantir o desenvolvimento sem critérios na administração da receita e despesa. Se eu fosse o Orleir saía dali correndo. Até hoje, depois de 8 anos, os Vianas e o PT se referem ao Governo Orleir como uma esculhambação. Pegaram o governo caótico (o que não deve ser mentira). O Senador também atira no próprio pé, afinal toda a paralisia e arrocho que o Binho está fazendo tem uma causa - o DESEQUILÍBRIO financeiro encontrado no tesouro estadual. O homem tá economizando nos salários dos não-nomeados e dos próprios secretários, para arrumar dinheiro pro dia a dia. Sem contar com o endividamento que está estrangulando o caixa. Este anos já serão 130 milhões de reais com o pagamento dos cartões postais.
O segundo aspecto (em negrito) é o reconhecimento de que as atividades centradas no extrativismo NÃO SÃO suficientes para gerar a riqueza e os postos de trabalho de que precisamos. Ora. Isso é a própria denúncia de fracasso da florestania. Sem Manejo Florestal e Extrativismo, florestania é o quê? Então, se a florestania fracassou, que tal furar uns buracos na terra e puxar petróleo? Isso merece um novo slogan – que tal PETRORESTANIA? Prefiro FLORESTOLEANIA. Chamem o José Fernandes do Rego e o Toinho Alves que eles são bons em neologismos. Do resto os meninos da Companhia da Selva se encarregam. Interessante é que essa gente passou oito anos nos enganando com essa historia de manejo florestal. Diziam que a multiplicação dos manejos e o preço da madeira fariam do Acre uma nova Finlândia, lembram? Cadê? Tá mais pra novo IRAQUE.
Agora vem o Orleir – “Como os senhores já sabem, nós prestamos serviços à Petrobrás desde 1982 no setor de transporte, sempre com dedicação e carinho. Agora, quando surge essa especulação: será que vai ou não vai dar petróleo, sabemos que o debate é necessário, porque se compararmos a tecnologia que existe hoje, com aquela de anos atrás quando feita a prospecção, é simplesmente incomparável. Naquela época as sondas da Petrobrás perfuravam no máximo 2.800 e, segundo geólogos alguns estudos carecem de uma perfuração maior, coisa que a tecnologia atual permite com certeza. Por isso nos alegra muito saber que a Petrobrás se dispõe novamente a pesquisar, porque nós temos certeza que aqui tem petróleo. Sabemos que daqui a 70 quilômetros tem poço de petróleo produzindo 14 mil barris por dia. Por isso, conhecendo a forma da Petrobrás trabalhar, sabemos que ela pode trazer para o Estado do Acre mais alegria, mais riqueza, mais desenvolvimento.”
E eu, meus amigos, que já fui tido nesse Estado como um devastador, hoje sou ecologista. Vejo tanta coisa ruim contra o meio ambiente pelo mundo que hoje eu sou “verdão” também. E a exploração de petróleo não devasta porque abre uns três ou quatro hectares por poço e só. Não tem queimada. Por isso não temos preocupação com o meio ambiente. Temos que nos preocupar que a população tenha como comprar um quilo de carne, de peixe, que o governo possa trazer isso para o povo.
A primeira coisa que o novo companheiro do petismo faz é lembrar que tem longa experiência em lidar com a Petrobras, ou seja, tá preparado pra ganhar muito dinheiro com a prospecção e com a exploração do petróleo. Tudo pra “ajudar meus irmão”. Deveria ficar era vermelho de vergonha.
O segundo aspecto é a autodeclaração como ecologista. Eu SOU VERDÃO. Depois que fizeram do Bruzzi o novo Chico Mendes isso aí não é nada. Orleir é ecologista e pronto. Marina também. Sidney Zamora, Toinho Alves, Jorge Moura, Mary Alegretti, Celso Ribeiro, Altino Machado, Betão, Terri, Mauro Ribeiro, Adalberto, Gilberto Siqueira, Miguel do Varejão, Sibá Machado, Assuero Veronez, Perpétua Almeida... Ah, ia esquecendo. Jorge Viana e Binho também. Ou não? Estou até vendo a campanha publicitária pelo petróleo no Acre. Advinhe quem estará na foto.
A terceira é a intenção de ludibriar a platéia. “Só desmata uns três ou quatro hectares por poço. Não tem queimada.” É mesmo? Sei... deixa eu pensar... já sei... vem uns helicópteros, soltam uns caras na mata, eles desmatam esses 3-4 hectares, cavam os poços com as unhas, põem lá umas bacias, aí os helicópteros vem de novo e levam o petróleo. Impacto? Nenhum. Ora. É preciso que essas reuniões sejam claras quanto aos impactos ambientais, econômicos e sociais que resultam do processo de exploração de petróleo. O Tião deveria informar bem sobre isso. Contar direitinho o antes, o durante e o depois. Do contrário fica valendo essa patifaria do Orleir.
Eu já disse em outras oportunidades que a verdadeira intenção do Tião é garantir um mote para sua campanha ao Governo do Acre. O petróleo, para o qual ele nunca deu a mínima, parece ideal. Sem nada a defender, posto que saúde, educação, segurança, emprego e desenvolvimento foram para o ralo, nessa pré-campanha para governador o Tião resolveu fortalecer os laços coma elite econômica em torno da perspectiva do petróleo. Nisso entra o Orleir e quem mais couber.
Curioso é que nessa batida assume inclusive o risco de romper velhas alianças com ecologistas e petistas históricos. Imagino que ou o Tião não dá a mínima para estes setores, ou acha que por falta de opção eles não tem pra onde ir mesmo, portanto não haverá perdas. Irão envergonhados, mas irão com ele. O Toinho Alves já deu garantias disso.
O certo é que Tião, Jorge e Orleir planejam estar juntos e oleosos em 2010. Isso aí tem jeito e cheiro de chapa majoritária. De repente alguém sobra nessa, hein? Tô sentindo falta de uma pessoa nessa festa. Cadê a Marina?
(publicado no blog www.opodrepoder.blogs.sapo.pt )

Editor disse...

Quem negar apoio à emenda de Donald é antiético e imoral


Edinei Muniz

A sociedade está ganhando o debate sobre a aposentadoria de ex-governadores. Ontem, o deputado Donald Fernandes, na mesma sessão que aprovou a redução em 15% do vencimento do governador e de seus secretários, apresentou proposta de Emenda Constitucional visando suprimir o Art. 77 da Constituição Estadual acreana, aquele que prevê o pagamento de subsídio mensal e vitalício a ex-governadores do Estado do Acre.

Cabe ressaltar que a manutenção do pagamento desse tipo de pensão fere o princípio da ética e da moralidade administrativa, já que confronta com cláusulas inapeláveis da Constituição da República Federativa do Brasil, a quem o Acre deve obediência. O bom senso coletivo acreano não admite mais esse tipo de aberração.

A derrubada dessa excrescência tem um significado moral de infinitas proporções frente ao estágio de concentração de renda e conseqüentemente de miséria que vive o estado do Acre. Nossos pobres não admitem mais tamanha injustiça. O dinheiro que é gasto para manter essas ilegalidades, faz falta para “manter a dignidade e a vida” de milhares de crianças que padecem das maiores mazelas que um ser humano pode suportar e que alimentam assustadoramente o já crescente “caos social” acreano.

Além disso, o governo do Acre, para ser coerente com a própria retórica, precisa assumir, em efetivo, a bandeira da ética e da moralidade, para poder fazer frente a tais demandas. Se o governador se calar agora, será taxado pela sociedade de antiético e imoral, por ir contra o art. 37 do maior instrumento político e jurídico da nação brasileira.

Quanto á Assembléia Legislativa, reconhecemos que o Parlamento estadual começa a dar sinais, bastante positivos por sinal, de que a gestão do deputado Edvaldo Magalhães irá contribuir significativamente para retirar a pecha de “parlamento da vergonha”, absurdamente impregnada no salão “Milton Bezerra de Matos.

Tá passando da hora de um “banho de ética” para retirar a lama da mediocridade, deixada por aquele cidadão que conseguiu, sabe lá como, a façanha de dirigir a instituição por quatro legislaturas e que acabou por transformá-lo no Parlamento da inconstitucionalidade da “cartilha da imoralidade petista”.

O Parlamento tem agora, oportunidade única de mostrar para a sociedade o seu “real compromisso” com o resgate do seu próprio espaço de poder, enquanto instituição basilar e fundamental para o equilíbrio das forças políticas, tão salutar no regime democrático.

O governador Binho, por sua vez, deve ser o primeiro a apoiar esse processo de independência. Sabe que é no contraditório que a democracia se fortalece. Não temos dúvidas, o debate irá florescer.

Ainda quanto a Binho, reafirmamos o que já foi dito anteriormente: “A sociedade espera uma manifestação sua sobre o pagamento de pensão a ex-governadores”. Numa questão como essa, é indispensável que o governador se manifeste. Calar-se agora é pôr em dúvida o valor da própria ética, a qual, verdadeiramente, o Acre espera que seja de 100% e não de 15%, como aprovado ontem na assembléia.

A sociedade civil, por sua vez, precisa vir ao debate, exigindo ética dos agentes políticos. Convocamos os formadores de opinião a estarem juntos, estimulando a sociedade com argumentos sólidos, no sentido de mudar o rumo da política no Acre, exigindo respeito à maior Instituição do regime democrático, o Povo.




Edinei Muniz é professor.

Anônimo disse...

É incrivel....... imprescionante,

Ou eu todoido muitodoido ou to alienado.

Até agora eu nao vi os VERDAO que estao no governo agora aou que eram do governo anterior LEVANTAREM A BANDEIRA DO CONTRA.

BABARAM TANTO O OVO DA MARINA, mesmo sem ela ter, mas ficou uma perguntassssss:

Ela vai ficar posando de coitadinha? vai ficar calada? A "instituição marina" é muda e analfabeta?

O governo do binho tá sendo uma piada, o problema é que nós somos os palhaços.

21 mil menos 15% = 6.

Eles só podem estar fazendo as contas assim. E ficam falando na economia que será feita em quatro anos.... peraí 3 anos e 8 meses, pra dá volume e enganar o povo.

"dez milhoes em quatro anos...... vamo fazer muita escolinha, muita crechinha, bibliotecasinha"..........Vao contratar gente para tocar essas zinhas?

É muita iprocrisia, O excelentissímo senhor governador nao disse ainda a que veio. Era bom ele começar a falar, mesmo que seja a favor do VERDAO, PÔ o cara tá calado.

Ele nao é o chefe do Estado?

Arregaça Binho, vc tem maioria na AL, qual é a desculpa?... nao vai me dizer que é a oposicao. rs rs

ou a oposicao está dentro do governo e do PT????

É tá dificil, muito dificil..............

Anônimo disse...

QUE QUE O ORLEI SETÁ FAZENDO COM O PT?

É DESSE JEITO, O SAFADO DO EX-PREFEITO DE BRASILEIA,ALDEMIR LOPES, QUE ERA ANTE PETISTA AGORA É PT ROCHO.

É AQUI QUE TEM DINHEIRO. ANTES DE IR PARA O PT A COISA TAVA FICANDO FEIA PARA ESSE CABRA.