sábado, 14 de abril de 2007

QUEM PODE, NÃO QUER

Antonio Alves

Oi, Patrycia.

A síntese do que falei foi o seguinte: a queima dos combustíveis fósseis aquece a terra e temos que escolher entre participar disso ou buscar alternativas. Essa é uma questão de princípio que se torna questão de sobrevivência a cada ano.

Recuso o argumento de que "já não tem mais jeito, portanto vamos aproveitar, vender nosso petroleozinho e ganhar dinheiro (claro, distribuindo com os pobres)".

Também abomino a visão de que podemos queimar petróleo e aquecer a terra tomando cuidado para não derrubar a nossa florestazinha, pois, afinal, vivendo de royalties nem precisaremos queimar a floresta para plantar arroz ou capim.

Mas, pra mim, o mais triste é a tentativa de folclorizar a posição dos ambientalistas com afirmações do tipo: "não quer petróleo, então deixa de usar roupa, vai andar a pé, não usa telefone" etc.

Estamos todos no mesmo barco, as mudanças serão coletivas e os sacrifícios também. E ninguém é contra a tecnologia, ao contrário, o que queremos é trocar a ultrapassada tecnologia da segunda onda industrial e seus combustíveis poluentes por outra mais avançada e limpa.

Você sabia que em meados do século 20 as companhias de petróleo compraram e destruiram frotas inteiras de ônibus, bondes e carros elétricos na Europa e Estados Unidos? Que, portanto, não "escolhemos" o petróleo, ele nos foi imposto? Que já existe, sim, tecnologia suficiente para abandonar o petróleo com rapidez?

Só lamento que o "debate" esteja sendo tão superficial e desinformado. Que não seja um debate de verdade, pois a força dos interesses determina a pressa. Que o confronto entre a natureza e a grana já tem vencedor previamente definido. Que a Petrobrás fez, há 50 anos, o que recomendei agora: descobriu a jazida, tapou o buraco e não disse nada a ninguém.

Agora é o momento de abrir. Quem quer impedir não pode; quem pode, não quer.

Resposta ao "Raimundo Elizeu"
Não creio que o Tião Viana esteja fazendo essa campanha apenas com interesse eleitoral, que ele nem precisa disso. Infelizmente, acho que ele acredita mesmo no desenvolvimento com base industrial e não sente a gravidade da situação ambiental do planeta.

Discordo do Tião nesse assunto, discordo do Jorge Viana em vários outros e, dentro do PT, sempre fui minoria da minoria. Mas daí a me passar para o lado dessa oposiçãozinha que temos vai uma grande distância.

Tenho respeito e amizade pelo Tião e pelo Jorge. Isso não me torna cego para o fato de que, na política acreana, o vianismo é um atraso que será superado quando o povo deixar de seguir lideranças messiânicas.

Mais atrasado, entretanto, é o anti-vianismo - esse desejo obsessivo da oposição de derrotar os Viana e retornar à esbórnia que antes dominava o Acre.

Enquanto os adversários foram esses, vou continuar fazendo minhas cronicazinhas para, modestamente, colocá-los em seu devido lugar.

Antonio Alves é jornalista e assesor do governador Binho Marques (PT). Escreve no blog O Espírito da Coisa.

13 comentários:

Anônimo disse...

O Toinho é realmente um cara bem intencionado. Mas é cego. Será tão dificil perceber que essa onda do Tião é pré-campanha eleitoral? Aliás, aposto que na campanha propriamente dita, o Tinho estará bem no meio dela, fazendo aquela cronicazinha de humilhação dos adversários.

Anônimo disse...

"Estamos todos no mesmo barco, as mudanças serão coletivas e os sacrifícios também".
Gostei!
é por este e outros motivos que tanta gente se incomoda com o toinho.
Parabéns Altino!
Parabéns Toinho!

Anônimo disse...

Parabéns para Antonio Alves!
Todo aquele que tiver bom senso e examinar direitinho, tenho certeza que chegará a conclusão de que: Agora é o momento de abrir. "Quem quer impedir não pode; quem pode, não quer".
Parabéns pelo Blog Altino.

Anônimo disse...

Acho que essa onda de Petrobras aqui na nossa Floresta não vai colar!
Tenho quase certeza que alguma coisa vai acontecer e a cobiça vai pegar outro rumo!

Anônimo disse...

Olha, Elizeu, não creio que o Tião esteja fazendo essa campanha apenas com interesse eleitoral, que ele nem precisa disso. Infelizmente, acho que ele acredita mesmo no desenvolvimento com base industrial e não sente a gravidade da situação ambiental do planeta. Discordo do Tião nesse assunto, discordo do Jorge em vários outros e, dentro do PT, sempre fui minoria da minoria. Mas daí a me passar para o lado dessa oposiçãozinha que temos vai uma grande distância. Tenho respeito e amizade pelo Tião e pelo Jorge. Isso não me torna cego para o fato de que, na política acreana, o vianismo é um atraso que será superado quando o povo deixar de seguir lideranças messiânicas. Mais atrasado, entretanto, é o anti-vianismo esse desejo obsessivo da oposição de derrotar os Viana e retornar à esbórnia que antes dominava o Acre. Enquanto os adversários foram esses, vou continuar fazendo minhas cronicazinhas para, modestamente, colocá-los em seu devido lugar.

Anônimo disse...

Até as crianças gostam das crônicas do toinho pois, acho que elas tem uma cabecinha melhor do que nós para pensar. Na época da campnha é um destaque!

RodB disse...

Interessante Toinho, mas pra mim o Vianismo, em parte, é isso que chamam de "florestania", e você critica o vianismo. E você também diz ser contra a prospecção, que vai contra a florestania. Então, afinal, qual alternativa de desenvolvimento para o Acre você defende?

Anônimo disse...

Rodrigo,
Toinho,faz parte do governo que toma medidas que ele abomina, porém, como ele mesmo já escreveu, tem filhos prá criar. Vai permanecer no governo até virar cobra grande! Enquanto houver Vianas, Toinho fará suas crônicas contra os adversários, assim tá garantido ao maior crítico crônista do Acre o passaporte para falar e escrever à vontade, e nós, pobres mortais vamos nos acostumando com esse Toinho e esses Vianas, até que a morte nos separe.

Anônimo disse...

Tô com Toinho e com o tal de Lindoar Padilha, temos que ter opção pessoal e ética. Não podemos depender de A ou B, sejam Vianas ou não. Somos contra ou a favor e pronto. Eu sou contra.
Que o patrão me perdoe!!

Anônimo disse...

De boas intenções o inferno tá lotado

Anônimo disse...

E está escrito "Quem de boa-fé trabalha tem garantido o reino dos céus". Aleluia, Toinho.
Também está escrito. "O pior cego é o que não quer ver".
Não sei se está escrito, mas está dito. "De boas intenções o inferno está cheio'. Aleluia, Toinho.
Durma com suas contradições, se puder. Ame quem o subjuga, se lhe for do agrado.

Anônimo disse...

Toinho muito bom seu texto parabéns. Esclarece muito bem o que esta em debate, para nos que estamos acompanhado o Blog do Altino. Por que debate mesmo e só fachada por parte do Tião e mais uma meia dúzia que só fala cegamente fingindo que não estão vendo o problema maior que vira.
Há companheiro Toinho, fique calmo que da minoria da minoria do PT eu também estou ai neste grupo que vive e diria que vive bem. da opinião nem que seja no Blog do Altino.
Pensei que vc fazia parte do grupão kkkkkkkkkkk.

Unknown disse...

Em um momento de profundo devaneio filosófico, disse o Português da padaria:

-Vai comer agora ou quer que enrole?