terça-feira, 17 de abril de 2007

PETRÓLEO OBRA MILAGRE

E eu, meus amigos, que já fui tido nesse Estado como um devastador, hoje sou ecologista. Vejo tanta coisa ruim contra o meio ambiente pelo mundo que hoje eu sou “verdão” também.

Orleir Cameli


Quero cumprimentar o senador Tião Viana por esta iniciativa, o diretor da Petrobrás, o vice-governador César Messias, os senhores deputados, meu amigos de Cruzeiro do Sul, e a todos os presentes.

Como os senhores já sabem, nós prestamos serviços à Petrobrás desde 1982 no setor de transporte, sempre com dedicação e carinho. Agora, quando surge essa especulação -será que vai ou não vai dar petróleo-, sabemos que o debate é necessário, porque se compararmos a tecnologia que existe hoje, com aquela de anos atrás, quando feita a prospecção, é simplesmente incomparável.

Naquela época, as sondas da Petrobrás perfuravam no máximo 2.800 e, segundo geólogos, alguns estudos carecem de uma perfuração maior, coisa que a tecnologia atual permite, com certeza. Por isso, nos alegra muito saber que a Petrobrás se dispõe novamente a pesquisar, porque nós temos certeza que aqui tem petróleo.

Sabemos que daqui a 70 quilômetros tem poço de petróleo produzindo 14 mil barris por dia. Por isso, conhecendo a forma da Petrobrás trabalhar, sabemos que ela pode trazer para o Estado do Acre mais alegria, mais riqueza, mais desenvolvimento.

Afinal, trata-se de uma empresa onde tem funcionário que trabalha apenas 14 dias por mês, não é verdade? Que tem uma das maiores tecnologias do mundo, que pode atuar com a certeza de que vai obter lucro e que traz dividendos sociais por onde passa. E isso nos alegra, nos deixa satisfeito.

E eu, meus amigos, que já fui tido nesse Estado como um devastador, hoje sou ecologista. Vejo tanta coisa ruim contra o meio ambiente pelo mundo que hoje eu sou “verdão” também. E a exploração de petróleo não devasta porque abre uns três ou quatro hecatares por poço e só. Não tem queimada. Por isso, não temos preocupação com o meio ambiente. Temos que nos preocupar que a população tenha como comprar um quilo de carne, de peixe, que o governo possa trazer isso para o povo.

E quando tivermos petróleo produzido aqui tudo vai ficar mais barato para a população. Quero agradecer ao senador por esta iniciativa e dizer que vamos fazer nossas orações para que tudo der certo, que as empresas que vão pesquisar encontre o petróleo, que as estradas sejam concretizadas e que tudo dê certo. Muito obigado.

Discurso do ex-governador Orleir Cameli durante debate sobre prospecção de petróleo e gás, promovido no domingo pelo senador Tião Viana (PT), em Cruzeiro do Sul (AC).

12 comentários:

Cartunista Braga disse...

Pra quem será que o Orleir vai fazer suas orações? Pro Bush ou pro Osama? Que Jesus nos abençõe e tenha misericórdia dessa terra já tão explorada.

Cartunista Braga disse...

Agora o Orleir é verdão? Entrou pro PV?

Anônimo disse...

É incrível, a "estrada de Damasco" que leva aos poços de petróleo já apresenta engarrafamento. E por falar em conversões, súplicas e bons propósitos, oremos como desde sempre: "Proteja-nos Deus de nossos amigos, porque de nossos inimigos podemos tentar proteger-nos nós mesmos. Amém. Aleluia".

Anônimo disse...

Ele só é torcedor do Palmeiras!!! O resto é lereia!!!

Anônimo disse...

O Efeito Borboleta está presente no Juruá! Interessante como as pessoas sofrem metamorfose... Essa prospecção interessa muito mais aos grandes empresários e vira-casacas, que um dia irão meter a mão nos royalties e recolhimento do ICMS e a população só se ph....
É difícil encontrar transparência no ouro negro... Dúvidas sobre extinção de fome, pobreza, falta de educação etc? Vide a cidade de Mossoró, Assu e Guamaré no Rio Grande do Norte!

Cartunista Braga disse...

Aviso aos navegantes do Igarapé Preto: se o Barão tá no barco, quem estará no timão?

Anônimo disse...

É simplesmente comovente o discurso desse rapaz. Quanta religiosidade, quanta sinceridade, quanta humildade, quanta contrição, quanta florestania, quanta fé, quanta...,VADE RETRUM!!!

Cartunista Braga disse...

O Orleir é verde-petróleo, verde-dólar, verde-esmeralda...

Anônimo disse...

...Ooorlei é a vez do Acre!...Esse jingle de campanha é a cara do Tião Maia, na época eu ficava pensando quem é mesmo esse Orlei que o Tião tanto canta sua musiquinha de campanha?`Pois é, o homem ganhou a eleição porque os petistas da época resolveram que ele era melhor, a Marina, se não me engano foi para o Amapá no segundo turno das eleições, para não se comprometer. O Tião Maia é um futurista apostou no Orlei no primeiro turno e hoje é assessor de Tião Viana que defende a prospecção de petróleo nas terras de Orlei, portant vamos cantar: "Ooorlei é a vez do Acre!" Em tempo, de quebra ainda tem os homens do marketing Gilberto e Davi que também são do mais novo VERDÃO dos olhos verdes. Viva o Acre, seu último coronel de barranco e aprendizes de coronel!

Cartunista Braga disse...

Altino,
vai ser feito um referendo para saber qual a opinião do povo sobre a prospecção de gás e petróleo no Acre? Haverá um seminário para que as pessoas saibam exatamente o que é isso?

Anônimo disse...

O mesmo período em que Orleir demorou para se transformar em ecologista, os Ashaninka aguardam para que o Tribunal Regional Federal da Primeira Região julge uma ação, vitoriosa em várias instâncias, na qual o ex-governador do Acre é acusado por danos ambientais, sociais e culturais cometidos quando suas empresas invadiram e saquearam a Terra Indígena Kampa do rio Amônia. Desde 2000 esse processo está parado nas mãos do Juiz Relator, o Desembargador João Batista Gomes Moreira, da Terceira Turma do TRF.
A paralisação desse e outros 13 processos que resultaram num tempo em que o Ministério Público Federal no Acre agia com independência deve-se em parte à gestões feitas por importantes representantes do Governo da Floresta, como parte do acordo feito com o ex-governador, a partir de 1998, com vistas à primeira eleição do Jorge. De lá pra cá, os termos desse acordo vêm sendo periodicamente renovados: a ordem para que, em meados de 2003, a bancada governista na ALEAC aprovasse as contas do ex-governador; a paralisação do processo que no STJ julga o desvio de R$ 20 milhões do Fundo Previdenciário dos servidores estaduais; os anúncios a partir de 2005 de que Orleir começaria a ser beneficiado com contratos para a pavimentação e trechos da Br-364; e vários outros, sempre pagos com renovados discursos de apoio e lealdade do Orleir à FPA em todas as eleições municipais e gerais.
Enquanto isso várias condenações contra Orleir aconteceram, em casos qm que foi enquadrado como ladrão de galinha: superfaturamento na recuperação da BR 364 em setembro de 2001; cassação dos direitos políticos em setembro de 2004; por crime contra a ordem tributária em junho de 2005 (quatro anos de reclusão e 320 dias multa transformadas em 48 cestas de alimentos); devolução de 2,3 milhões aos cofres públicos em julho de 2005; condenado a restituir R$ 327 mil à Suframa em novembro de 2005.
Mas convencido dos dividendos políticos dessa associação com o Barão, o Governo da Floresta tornou a renovar os acordos na última eleição. César Messias, primo do Orleir, foi ungido à vice-goernador para que o governo tivesse alguma chance de vitória no Juruá (e perdeu de lavada na grande maioria dos municípios, é bom lembrar). Hoje, Gladson Camelli (sobrinho dele) faz parte da bancada federal que apoia o governo e é parceiro do senador Tião em várias empreitadas (inclusive defender as intenções do governo estadual pelo crime que é o Hospital Público de Cruzeiro, várias vezes inaugurado, sem estar pronto, pelo próprio Tião). Enquanto isso, Orleir está à pespera do verão, com o material pronto para asfaltar 20 km da Br-364 (com dinheiro do BID e/ou do PAC?). E esperançoso de que, transformado em verde, muitos novos negócios poderão surgir com o petróleo, ele que tem terras, comércio, máquinas de terraplangaem, galpões, postos de gasolina, balsas para transporte de combustível, negócios em Manaus. Se derem sorte, como anda defendendo Gladson, ainda terão como abrir a estrada pra Pucallpa, para relembrar os bons tempos, detonar áreas de conservação, ganhar um bom dinheiro fazendo estrada e, ainda, visitar aqueles locais onde os aviões dos comerciantes de Cruzeiro do Sul costumavam andar atrás de um produto que bons lucros rendia (que o diga o relatório final da CPI do Narcotráfico).
É com esses apoios, imaculados, desinteressados, pios e verdejantes, que o senador hoje se orgulha de contar em Cruzeiro para seu projeto de prospecção de petróleo e gás.

Anônimo disse...

Referendo vai ser a mesma coisa que eleição, se compra o voto! Estamos mesmo no mato sem cachorro,vai ser como dizia a turma do Orlei: " É peia, muita peia!" O povo que já está a beira do abismo vai ser convencido que esta será a oportunidade de salvação,resta-nos fazer figa para que os coroneis não encontrem nada do que procuram, senão estamos fritos no petróleo do Orlei!