terça-feira, 17 de abril de 2007

CARTA DA FLORESTA

Jornalista Tales Faria publicou nesta manhã, no Blog dos Blogs, a carta que recebeu ontem à noite do ex-governador do Acre Jorge Viana, sobre uma nota publicada anteontem. Eis o texto:

"Caro Tales Faria;

A nota intitulada “Povos da floresta em pé de guerra”, peca, lamentavelmente, pela desinformação. O erro, a meu ver, é de origem. Suas fontes, ao que parece, não são as mais indicadas, uma vez que os personagens envolvidos e citados – eu, a ministra Marina Silva, o senador Tião Viana ou o governador Binho Marques, rigorosamente nenhum de nós – foram ouvidos por Vossa Senhoria ou por alguém do JB. Desta forma, a nota a que me refiro não atende ao compromisso do bom jornalismo que o JB e você historicamente fazem jus. Como não fomos ouvidos, espero, com esta nota, merecer sua atenção para por a verdade e evitar que seus leitores e os do JB sejam levados ao erro ao crerem numa informação que está muito longe de corresponder à verdade.

Digo isso porque, primeiro, não sou mais governador do Estado do Acre e, na condição de ex-governador, estou absolutamente distante da administração direta e da condução política e administrativa do Governo, que vem sendo muito bem dirigido pelo meu ex-vice-governador e agora governador Binho Marques. Além disso, mantemos, como sempre mantivemos, a melhor das relações com a ministra Marina Silva, uma pessoa que não só orgulha o Acre como também honra o povo brasileiro por sua conduta ética e equilibrada na condução da política ambiental do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.. Em relação ao senador Tião Viana, meu irmão, o que posso dizer é que ele vem conduzindo um debate – sobre a possibilidade de prospecção de petróleo no Acre -, como é da sua índole e formação política e democrática, dentro do mais alto nível. O seu gabinete vem promovendo um debate que está aberto para todos os setores da sociedade se manifestar, mesmo que, como foi no caso do JB, tenha que enfrentar informações e versões não correspondentes aos fatos.

Quero reafirmar, ainda, que a relação que temos, eu, o senador Tião Viana, a ministra Marina Silva e o governador Binho Marques é uma relação que vai muito além da política, é uma relação de vida. Como sempre afirma a ministra Marina, nós não temos uma causa é causa que nós tem.

Por fim, quero dizer que estou à disposição do JB, de você e de todos os jornalistas interessados em informações corretas sobre o Acre e tudo aquilo que nos é mais caro: a verdade e à luta de todo um povo em busca do desenvolvimento com respeito aos recursos naturais.

Um abraço fraterno,

Jorge Viana
Ex-Governador do Estado do Acre"

3 comentários:

Anônimo disse...

que causas que os têm, cara pálida? Afinal nós também temos nossas causas para continuar ou não votando nos senhores, vocês são políticos e portanto deveriam ser mais claros, a Marina tem que se posicionar sim. Sendo a favor do seu irmão, evidentemente que estará contra " a causa que a elegeu", o meio ambiente, a natureza e sua biodiversidade.

Anônimo disse...

Muito esclarecedora a nota. Então, traduzo: "Caro Tales, estamos tentando explicar como as coisas estão, e elas estão como elas estão. Algumas coisas vão indo e outras obviamente não vão. Tem dias bons e tem dias ruins. Num dia chove, noutro faz sol. Poço ou poça é questão de posse. No meio do caminho este é um momento, e teremos outros momentos. Tião fez novo amiguinho verde. Marina tá na moita. Eu, você sabe. E vivemos bons momentos juntos e juntos não viveremos momentos assim tão bons. Abração, Jorge".

Anônimo disse...

A cartinha do Jorge. Tão singela quanto falsa.

O ex-Governador rompeu o silêncio para se defender de uma notinha que o Tales Farias publicou em sua coluna no Jornal do Brasil. Pelo jeito foi ele mesmo que escreveu. Desta vez dispensou o Aníbal. Não deveria.
Comento alguns trechos. Os dele vão em vermelho. Os meus em azul.
Jorge – “O erro, a meu ver, é de origem. Suas fontes, ao que parece, não são as mais indicadas, uma vez que os personagens envolvidos e citados – eu, a ministra Marina Silva, o senador Tião Viana ou o governador Binho Marques, rigorosamente nenhum de nós – foram ouvidos por Vossa Senhoria ou por alguém do JB.”
Peraí. O Tales não fez nenhuma denúncia, acusação, desqualificação, calúnia ou difamação. Ouvir pra quê? Estará pensando o Jorge que o JB é a Tribuna do Eli Assem? O Jornalista precisaria ouvir o Jorge, a Marina e o Tião para noticiar que tem uns contra e outros a favor? Calma Jorge... o seu chicote não alcança a imprensa nacional, ainda não percebeu? Sua sorte é que não virou Ministro.
Jorge – “...não sou mais governador do Estado do Acre e, na condição de ex-governador, estou absolutamente distante da administração direta e da condução política e administrativa do Governo, que vem sendo muito bem dirigido pelo meu ex-vice-governador e agora governador Binho Marques.”
Neste trecho o Jorge aproveita para dizer o que sabíamos que diria, ou seja, que não tem nada a ver com o que o Binho faz. Absolutamente nada. Logo, não pode ser culpado de nada, certo? Ao mesmo tempo, elogia o Binho. Portanto concorda com o que (não) vem sendo feito. .Senhores vianistas, não esqueçam. O Jorge concorda com o que Binho vem fazendo.
Jorge – “Quero reafirmar, ainda, que a relação que temos, eu, o senador Tião Viana, a ministra Marina Silva e o governador Binho Marques é uma relação que vai muito além da política, é uma relação de vida. Como sempre afirma a ministra Marina, nós não temos uma causa é a causa que nos tem.”
Como de costume, Jorge se apoia em frases de efeito. Mesmo que sejam alheias. Ainda tem gente (seus adoradores) que confunde frases com teses. Neste caso faz para colocar a si mesmo, ao Binho e ao Tião no mesmo cesto da Marina. Talvez do Chico Mendes. Uma espécie de religiosidade com relação aos recursos naturais (não usou natureza – estranho, não?) que se de algum modo podemos vislumbrar na Marina, seguramente não é o caso dos vianas. Este auto-elogio é de lascar. Causa nenhuma tem os vianas. Os vianas tem a causa do Poder. Não é, Orleir? Estou certo, Bestene? Foi assim, Ronivon? Hein, Nakamura? O que me diz, Roberto Moura?
No todo um detalhe: Jorge Viana não diz claramente se é contra ou a favor da exploração de petróleo no Acre. Por que terá perdido esta oportunidade, sabendo que tal seria divulgada nacionalmente?
(Publicada no blog- www.opodrepoder.blogs.sapo.pt )