sábado, 21 de abril de 2007

MARINA SILVA REAGE

Ministra diz que Meio Ambiente não se submeterá a interesse econômico

Lu Aiko Otta e Sergio Gobetti

Um dia depois de o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se queixar ao Conselho Político sobre a demora na concessão de licenças ambientais para a construção de duas usinas hidrelétricas no Rio Madeira “por causa dos bagres”, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, reafirmou que a análise dos impactos ambientais não vai se subordinar a interesses econômicos. “As duas coisas têm de ser viabilizadas ao mesmo tempo”, disse, em entrevista coletiva.

Ela não quis se comprometer com prazos no caso do Madeira. “No momento certo, teremos solução para o problema”, disse. “O que importa é fazer um trabalho com toda isenção para que se possa viabilizar corretamente o duplo interesse do País, que é viabilizar empreendimentos, mas também viabilizar a proteção ambiental.” A ministra afirmou que Lula jamais a orientou a colocar o interesse econômico acima do ambiental.

Marina anunciou que o secretário-executivo do ministério, Cláudio Langone, será substituído pelo atual secretário de Biodiversidade e Florestas, João Paulo Capobianco, mas negou que a mudança tenha relação com as queixas do presidente. “Se houvesse qualquer possibilidade de fazer essa associação entre negação de licença e demissão de pessoas, a pessoa que teria que ser demitida seria eu”, sustentou.

Ela, porém, disse que se sente respaldada pelo presidente. “Ninguém pára o asfaltamento de uma estrada, contrariando a pressão de 18 prefeitos, dois governadores e uma massa de opinião pública, sem respaldo do presidente”, comentou, referindo-se à construção da BR-163. Ela citou outros casos em que o governo atrasou projetos de interesse econômico para uma melhor análise ambiental.

Langone foi cotado para ocupar o lugar de Marina, na formação da equipe do segundo mandato de Lula. Ela, porém, rejeitou especulações de que teria sido essa a causa da demissão dele, ao revelar que o convidou a ocupar uma nova área no ministério, ligada ao ambiente urbano - Langone não aceitou.

A ministra também confirmou que o presidente do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Marcos Barros, deixará o cargo. O nome do sucessor não está definido.

Segundo fontes do Planalto, há 20 nomes de técnicos e políticos na lista de candidatos ao Ibama. Conhecedora das necessidades do setor elétrico, a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, tentaria emplacar no órgão um nome que reunisse, ao mesmo tempo, qualidades técnicas e disposição de acelerar o licenciamento de usinas.

Assessores do governo, entretanto, admitem que existe um toque de “contradição” entre essa troca e o aval dado por Lula para que Marina mude sua equipe. Langone é visto no Planalto como uma pessoa com perfil de mais diálogo e flexibilidade do que Capobianco, que é ligado a ONGs ambientais. A pergunta entre assessores palacianos é por que a mudança nessa direção justamente quando Lula pede mais agilidade. Uma hipótese é que o presidente tenha negociado com Marina que, em troca de liberdade para compor a nova equipe do ministério, ela deixaria a indicação do Ibama nas mãos do Planalto.


Lu Aiko Otta e Sergio Gobetti são do jornal O Estado de S. Paulo

2 comentários:

Editor disse...

Edinei Muniz

Observação: O amigo blogueiro vá me desculpando, mas preciso falar com Marina. É por telepatia. Ouço o silêncio.

Marina,

Adoro a sua ética. Nem poderia ser diferente, já que aprendi com ela.
Marina, vamos à luta. Vc já viveu o outro lado(o que estou eu Edinei Muniz agora) e acreditou que era apenas uma questão de conquista, nós conquistamos Marina. Chegamos onde tinhamos que chegar. E agora?

Temos que tomar um rumo. O que vc sugere? Estou preocupado que as coisas não caminhem do jeito que sonhamos. Política para mim, sempre foi um sonho. Já tentei, unutilmente, vencer a politica, tirando de dentro de mim. Não consegui.

Tento transmitir o que sinto. Não percam tempo tentado me censurar. Isso me doi.

Marina, eles não te merecem.

Editor disse...

O Lula não irá demitir Marina. Seria uma bobagem política para o barbudo que se diz presidente.

Já falei e repito, Marina é pior fora. Dentro, aí tem a ética. Sabe como que é.