sábado, 21 de abril de 2007

JORGE ENTRA, MAS NEGA

Jornalista Léo Rosa, do Página 20, fez uma boa entrevista com o ex-governador Jorge Viana. De minha parte, não controlei sorriso maroto durante a leitura de alguns trechos, especialmente quando Viana afirma que "nunca disputei cargo na minha vida". Mais adiante ele diz que se nega a entrar no debate sobre prospecção de petróleo no Acre, mas faz a defesa da exploração. Acredito quando afirma que o Acre é a vida dele. Leia um trecho:

Um dos assuntos mais debatidos no momento é a prospecção de petróleo. Qual é sua opinião sobre isso?

Eu me nego a entrar nessa discussão. Acho que ela não tem muito sentido agora. Essa questão de prospecção de petróleo no Brasil e no mundo se dá de uma forma convencional. Se a Petrobras imaginar que há petróleo no mar, no pantanal ou no semi-árido nordestino, ela vai atrás.

Mas se encontrar no Acre?

Eu não conheço nenhum lugar no mundo onde se encontrou petróleo que não tenha sido explorado. Acho que deveríamos serenar os ânimos. Se os estudos apontarem que há petróleo, aí cabe uma discussão muito intensa. Nesse caso, as pessoas que se posicionam contrários devem ser chamadas para fazer um debate intenso sobre os caminhos a serem seguidos e os cuidados a serem tomados. Mas isso só deve ser feito se os estudos comprovarem alguma coisa. Não posso debater sobre uma coisa que ainda não existe.

A prospecção de petróleo não parece um contra-senso num governo que defende a floresta como maior patrimônio?

O Brasil e o mundo têm uma forma peculiar de tratar esse tema. Em toda minha vida defendi, e continuo defendendo, que o foco do Acre é a gente encontrar maneira de atividades econômicas que respeitem nossa identidade cultural e que, ao mesmo tempo, encontrem um jeito sustentável e consistente de manejo dos recursos florestais. Se pensarmos o Acre como uma empresa, a floresta é nosso melhor negócio. Sempre acreditei nisso.

Esse seu raciocínio parece ser contrário à prospecção...

O que penso não fecha as portas para situações com essas. O senador Tião Viana cumpriu o papel dele. É bom lembrar que senador e deputados não fazem prospecção de petróleo. Quem faz isso é a Petrobras, a ANP e os governos. Agora, esse assunto é com eles, que devem dar respostas à sociedade.

Mas se for achado o petróleo?

Nesse caso, teremos que fazer um intenso debate para que todos os cuidados sejam adotados. Não conheço nenhum país ou região do mundo onde foi encontrado petróleo que não explorou. Considero mais do que justas as preocupações e os cuidados porque a gente tem um meio ambiente muito sensível na Amazônia.

Só que o Acre, por ter um Governo da Floresta, tem que ter uma preocupação ainda maior...

É, mas na hora certa. Não tem sentido fazer um debate sobre uma coisa que não há certeza alguma. Só incertezas. Eu me nego a entrar no debate porque é uma coisa fora de época.

Leia aqui a entrevista completa.

Nenhum comentário: