sexta-feira, 13 de abril de 2007

MAIS DEBATE

Mensagem do Lindomar Padilha, da coordenadoria do Conselho Indigenista Missionário em Cruzeiro do Sul:

"Acabo de receber um convite do senador Tião Viana e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Cruzeiro do Sul, para uma palestra sobre "Prospecção de Petróleo no Acre e Responsabilidade Socioambiental", que será realizada aqui, no dia 15 de abril, no Memorial José Algusto, às 18 horas.

Os palestrantes serão o senador Tião Viana e Ronaldo Dreyer Bressane, da Petrobras. Isso seria normal se fosse em outro momento e de outra forma, mas do modo como foi feito o convite, considero uma falta de consideração para com o povo do Juruá.

O convite começou a ser distribuído depois das 16 horas de uma sexta-feira, para um evento que ocorrerá no domingo. O horário coincide com o horário da missa mais solene na catedral e todos sabem que a Diocese de Cruzeiro do Sul tem feito muito empenho para participar dos debates.

Tudo foi feito para que não houvesse tempo hábil para que os movimentos sociais e pastorais se organizassem para uma participação mais qualificada.

Há, nitidamente, um interesse em desmobilizar e desqualificar o Juruá. É uma falta de respeito ao povo do Juruá e, pior, o Sindicato dos Trabalhadores Rurais assina o convite. Isso é muito grave.

Nós exigimos mais respeito ao povo do Juruá e vamos nos organizar para dar o troco. Se for preciso, empatamos. Bom trabalho".

Reinaldão, um amigo dos povos da floresta

É o título do post assinado pelo colunista Reinaldo Azevedo, de Veja, no blog dele, que reproduzo parcialmente:

"Se você, a exemplo deste escriba, se interessa pelos chamados “povos da floresta”, pode dar uma passadinha no Blog do Altino Machado (clique aqui) um jornalista acreano que trata da política local e, claro, das questões relativas à Amazônia. Altino parece não apreciar muito os irmãos Viana — Jorge, o ex-governador, e Tião, o senador. Aqui e ali, talvez eu note certa simpatia por Binho Marques, sucessor de Jorge, também petista e eleito com o apoio da dupla. Parece que os petistas, os verdadeiros imperadores do Acre, estão um tanto divididos. Uma pena que a acreana Gloria Perez não tenha estendido um tanto mais a minissérie petista Amazônia... Vamos ver.

O ex-ecologista Tião Viana — ele e o irmão se apresentam como se fossem herdeiros de Chico Mendes — é autor de um projeto que permite a prospecção de petróleo e gás no Acre. Desnecessário dizer que, estivessem esses valentes na oposição e fosse a proposta apresentada por algum adversário, os ”povos da floresta” sairiam atiçando fogo às vestes, gritando, aí literalmente, “Fogo, fogo na floresta”. Pois bem. Tião fez ontem uma espécie de audiência pública para debater o assunto no teatro Plácido de Castro. Compareceram, informa Altino, umas 500 pessoas. Entre os debatedores, estava o senador Eduardo Suplicy (PT-SP), notório especialista em petróleo, gás natural e mato. Também estavam presentes dois representantes da ANP (Agência Nacional do Petróleo).

Há dias, lembrei aqui que Orleir Carmeli, ex-governador do Acre e ex-inimigo figadal do PT, é agora aliado da turma. A exploração de petróleo e gás seria feita no Vale do Juruá, já na fronteira com o Peru. Como grande parte da região é reserva ecológica ou território indígena, restarão, para a exploração de petróleo e gás, algumas fazendas de... Orleir Cameli. O que está no subsolo é propriedade da União, segundo define a Constituição. Mas é claro que Orleir não sairia com as mãos abanando, não é mesmo?"

Clique aqui para ler o artigo completo.

8 comentários:

Anônimo disse...

Caro Lindomar, fique calmo o senador ta mesmo e com medo de debater com a população e chama meia dúzia pra concorda apenas e isso.

Já acho maior falta de respeito e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Cruzeiro do Sul fazer parte deste convite. To falado estes sindicato e senador são tudo farinha do mesmo saco, espero que isso não aconteça aqui na região do Alto Acre isso e ser for acontecer debate aqui.

abraços

Anônimo disse...

É mais uma vez o Sr. Lindomar Padilha acha que a "teoria da conspiração" (alguem viu o filme?) prevalece. Rapaz se a tua força e expressão é tão grande mobilize a comunidade e deixe claro que o Juruá não quer este projeto. Para quem é tão sabedor da vontade da comunidade (índios, ribeirinhos, colonos e população das cidades) mobilize todos e manifestem-se de forma que mesmo que os a exploração de petróleo aconteça os politicos fiquem sabendo que não serão mais eleitos pois estão fazendo o que a população não quer. O tempo é suficiente para se manifestar e marcar posição, não vale sair dizendo que teve perseguição pois tá todo mundo se manifestando. Vamos lá Lindomar trabalha, mostra que o que vc fala é vontade do povo e não sua!

Anônimo disse...

Acho que o tião está "correto"!
Vamos logo detonar o Acre!
1)Construiremos uma plataforma de petróleo do meio da reservas indígenas.
2)Depois construiremos uma plataforma no Rio Acre em frente a Gameleira.
3)Depois vedemos toda a madeira. Acho que dá um bom trocado!
4)e por fim vamos vender a Cultura, que também deve gerar um bom trocado.
Aí no final da história, sobra um emprego para Médico tratar de doênças em geral. O Tião seria um forte candidato e merecedor ao cargo!

Anônimo disse...

Caro Altino,

Ao anônimo que, talvez por isso mesmo não merecesse meu comentário, digo que é exatamente a falta de oportunidade das pessoas participarem que critico. Os indígenas e ribeirinhos não moram na cidade e, por isso não têem como participar e eu ou sei lá quem, ao contrário do que o anônimo e sugere ou faria, não posso falar em nome deles. A questão é essa. Se eles tivessem condição de estar presentes a história seria outra.
Mesmo sabemndo do desrespeito ao Juruá, estaremos presentes com o que pudermos, acredite.
Agora lanço um desafio: venha você e traga a imprensa, todos os Deputados Federais e Estaduais, o Senador Suplici, em fim, toda a turma do marketing, e aí não falarei em desrespeito ao povo do Juruá. Enquanto não, é desrespeito e falta de consideração sim.
Convite na sexta à noite para participar de evento no domingo, eu disse domingo, é ou não é querer que niguém participe. Em Rio Branco, o convite foi feito há quase um mês e foi no domingo? Vá.

Bom trabalho a você Altino.

Lindomar Padilha

Anônimo disse...

Desrespeitar o Juruá é como desrespeitar o Estado do Acre. Espero que o Governador se pronuncie ou que pelo menos nomeie alguém para represnta-lo em Cruzeiro do Sul. Criticar por meio do anonimato é covardia. Eu sou funcionário público e meu anonimato é por isso. Logo, sou covarde porque 89% dos trabalhadores estão sujeitos às vontades dos vianas.
Eu gostaria de mandar meu patrão a p. que p. mas como fazer se le está aqui na cidade para se promover?

Anônimo disse...

Kkkkkkkkkkkkkkkkk. Covarde e ainda por cima traíra dos grandes pois o Anônima acima deve ter um cargo de confiança e tá com medo de perder criticando os vianas. Dentro do PMDB e outros partidos também existem muitas pessoas que são da oposição e criticam o governo abertamente, mesmo sendo funcionário público e nem por isso foram demitidos ou perseguidos. Não ganham cargo de confiança (aí também é demais pois o nome é CARGO DE CONFIANÇA) mas continuam trabalhando normalmente, inclusive no concurso do ano passado várias pessoas ligadas a oposição ao atual Governo passaram, foram chamadas e estão trabalhando normalmente. Agora ... o trairão acima deve estar querendo e usufruindo dos 2 mundos: tem cargo de confiança e faz oposição (anonimanente é claro para não perder o cargo de confiança pois ninguem é de ferro...). kkkkkkkkk

Anônimo disse...

É verdade, o SINDICATO DOS ANÔNIMOS POR RAZÕES ÓBVIAS ganha força, pelo menos agora podemos colocar as nossas idéias no Blog do Altino, antes nem isso. Amanhã poderemos até sair nas ruas gritando por causas nobres e certas.O povo de Cruzeiro merece todo o Respeito! A Nossa Senhora da Glória nos proteja! Lindomar, nós estamos com vc.

Anônimo disse...

Estou chegando à conclusão que esta prospecção ficará (e já é) tão cara e acharão tão pouco no Acre, que este dinheiro será todo desperdiçado. Vamos apostar? Nem a ANP é tão besta de jogar dinheiro pela janela por tão pouco. Deus e a Rainha da Floresta são grandes!!!

Espero que amanhã encontrem o maior poço de petróleo já existente no mundo, lá no Texas, onde o mundo pode se acabar! Aqui não, Tião!

p.s., e se acharem alguma coisa, só poucos se beneficiarão.