domingo, 15 de abril de 2007

A HIPOCRISIA DOS DESOCUPADOS

E como não sou covarde, dou nome aos bois: refiro-me aos jornalistas Antônio Alves e Altino Machado, que se apresentam como "pensadores" de um Acre novo, etcetra [sic], mas não podem viver sem cargos públicos.

Tião Maia

Assessor de imprensa do senador Tião Viana (PT)

Me desculpe o leitor, mas o que se segue é, a um só tempo, um artigo e um desabafo. Se o caro leitor não tiver paciência, pode pular a página. Mas vou ser rápido. Não há mais lugar para a hipocrisia no mundo, pelo menos no que diz respeito ao meio ambiente. Quem é contra ou a favor, tem que se apresentar. E mesmo os que são a favor têm que fazer algo mais que a retórica. Era disso que eu lembrava, quinta-feira à noite, quando participava, como obsequioso observador, do debate promovido pelo gabinete do senador Tião Viana no Teatro Plácido de Castro, em torno da possibilidade de prospecção de petróleo no Acre.

Antes de entrar propriamente no debate, deixe-me, caro leitor, contar-lhe uma experiência de São Paulo na área ambiental: lá, organizadores de grandes eventos começaram a praticar uma idéia simples, mas de resultados práticos na contribuição para a preservação do meio ambiente.

Chega o fim de um evento. Hora, portanto, de prestar contas e devolver ao meio ambiente aquilo que foi tirado dele durante o evento. O combustível do gerador que iluminou os desfiles, a produção de material promocional, o transporte do público, o preparo da decoração emitiram 643 toneladas de gás carbônico. É a conclusão do cálculo feito pelos organizadores. Para neutralizar o dano à natureza será preciso plantar árvores. Ambientalistas fizeram o cálculo: 4,290 mil mudas que vão ajudar a reflorestar a mata atlântica. As árvores são plantadas. Ponto um.

Ponto dois. As árvores absorvem o gás carbônico e diminuem quantidade de poluentes na atmosfera. Isso reduz o efeito estufa que ameaça o planeta. Isso é lei.Todas as empresas envolvidas em eventos publicitários, nos 32 parques da cidade de São Paulo têm que neutralizar os gases lançados no ar. E a coisa está se expandindo para o interior. Uma editora de livros de São Carlos foi obrigada a plantar árvores. Uma prova de respeito à natureza que a empresa precisou dar para ter o direito de publicar um livro sobre meio ambiente de um autor americano. A produção do papel, o preparo da tinta, a plastificarão da capa, a distribuição do livro país afora. Todo o processo afetou o meio ambiente com a emissão de gás carbônico. Como a quantidade de livros foi de cinco mil exemplares, correspondendo a 20 toneladas de poluentes no ar, 136 árvores para compensar foram plantadas.

Agora me deixe falar do Acre, o nosso umbigo, e um pouco de mim. Não sou tão importante, não tenho amigos influentes, mas não sou omisso. Nunca apareci nas novelas sobre o tema, mas fui amigo e aliado de Chico Mendes. Sobre isso, há diversas testemunhas. Fui aliado nos tempos em que ele dormia em casas diferentes para escapar de atentados. Dormi também na casa dele, comi farofa (de paca, registre-se) no chão de sua sala, com sua família, com seus amigos. O Raimundão é testemunha. Me reuni também com ele nas suas greves de fome, nas suas reuniões clandestinas. Tenho fotos as quais nunca mostrei discursando com ele e a então professora Marina Silva e a atriz Lucélia Santos ao meu lado numa tentativa de apoiar seu movimento e sua própria vida. Fui aliado de sua causa e não mudei de lado.

Mas convém esclarecer que a questão não é pessoal nem tampouco interesseira. Sou, sim, assessor de imprensa do gabinete do senador Tião Viana, um cargo do qual me orgulho. Fui, sem menos orgulho, um modesto assessor de imprensa (assessor do assessor, diga-se) quando seu irmão Jorge Viana foi governador. Mas, igualmente como sou aliado hoje, já divergi deles. Em várias vezes, escrevi na imprensa, em vários jornais, artigos criticando-os. O fiz sem medo, sem recuar. Não cruzei ruas quando os encontrava porque estou na vida pública muito antes deles. Mas um dia nos encontramos de novo companheiros. Eu, que havia sido expulso do PT pelo Antônio Manuel Camelo Rodrigues e seus seguidores e desde então trilhei caminhos antagônicos a tudo ao que os petistas poderiam representar, percebi que algo de novo estava sendo construído no Acre e que, coincidência ou não, tudo aquilo tinha um pouco de mim, dos meus sonhos, dos meus ideais. Era 1999.

Eles haviam chegado ao poder, Jorge governador, Tião Viana senador - uma dobradinha política jamais registrada na histórica da democracia brasileira. Isso, em si, me causava espécie. Mas veio o governo, as ações de governo, o mandato do Tião em Brasília. Nas duas ações, a vontade e a determinação de mudar o Acre. E eu não pude ficar omisso. Ao perceber que aquele governo que estava sendo construído reunia tudo o que eu, como acreano, sempre defendi, não tive dúvidas e resolvi me juntar à tropa. Sem medo, sem dúvidas.

E agora estou, de novo, num fogo cruzado: tenho que defender as idéias do Tião Viana. E pior: defendê-las diante de pessoas que, durante os últimos oito anos viveram às expensas deles, como aliados, mas, à boca pequena, sempre que podiam, ao sabor das conveniências, mesmo que fosse o aplauso fácil, criticavam e criticam suas ações, sua forma de fazer política. Isso em privado. Em público, os saudavam como revolucionários. Como agora.

E como não sou covarde, dou nome aos bois: refiro-me aos jornalistas Antônio Alves e Altino Machado, que se apresentam como "pensadores" de um Acre novo, etcetra, mas não podem viver sem cargos públicos. Eles fazem algo concreto em defesa de alguma coisa como o pessoal de São Paulo a que me referi no início do artigo? Quem conhece o trabalho concreto de algum deles em defesa do meio ambiente? Á única coisa concreta e em comum é que eles fazem é fumar tabaco de rolo, naturalismo - talvez para protestar contra a tabacaria internacional ou nacional mas industrializada. Cigarrinho que eles saboreiam após os seguidos cafés em restaurantes da moda, como Café do Teatro, como nos velhos tempos de O Casarão.

O fato é que, sem financiamentos para seus projetos pessoais, sem o custeio de diárias para suas viagens, sem o dinheiro público a lhes custear até os almoços nos restaurantes da moda com seus amigos importantes, nos locais e com os quais eles "elaboram" suas idéias de ataques pessoais públicos para depois pedir desculpas em privado, eles não fazem nada. São hipócritas. E o mundo está cheio de hipocrisia.

O artigo foi publicado na sexta-feira, no blog do Edinei Muniz, um dia após o debate sobre prospecção de gás e petróleo promovido pelo gabinete do senador Tião Viana. Em troca de algum punhado de dinheiro, Tião Maia desempenhou o mesmo papel para os ex-governadores Romildo Magalhães e Orleir Cameli, entre outros menos votados, como os ex-deputados Narciso Mendes e Carlos Aírton. E que me perdoem os leitores por ceder espaço à baixaria, mas se trata de uma fonte "oficial" do debate. A última "contribuição" dele foi entregar e pedir, no Café do Teatro, para que eu publicasse no blog a imagem (veja aqui) do convite do gabinete do senador, apontando o erro "prospeccção de derivados de petróleo". Disse que estava insatisfeito com o chefe de gabinete dele. "Mas não diga que fiz isso", pediu. Antonio Alves é uma das testemunhas. O mundo está cheio de covardia e hipocrisia, realmente.

Em tempo: Não é verdade que foi do senador a iniciativa do debate, do esclarecimento, da possibilidade do surgimento do diálogo e não do enfrentamento. Foi deste modesto blog, com seus leitores e colaboradores, a exigência da necessidade do debate. E o debate começa a ganhar espaço na mídia brasileira. Do contrário, teriam apresentado a grande solução, pronta, e caberia a nós agradecer e tomar a benção. Este blog também repudia toda forma de cerceamento à livre expressão, assim como toda tentativa de achincalhe das pessoas e instituições que procuraram iniciar o diálogo acerca das vantagens econômicas da prospecção, dos impactos socioambientais e das salvaguardas ambientais e sociais necessárias antes do início das atividades. Qualquer cidadão tem o direito de divergir da iniciativa do senador Tião Viana, sobretudo seus eleitores. Em que pese a leviandade do assessor, o senador continuará sendo tratado aqui com o respeito que merece.

19 comentários:

Anônimo disse...

Atenção!
Lá vem bombas!
Altino e Toinho, preparar capacetes e escudos pois, as pedradas vem aí.
Eu já estou dentro de um abrigo improvisado!

Anônimo disse...

Altino.
To achando que a sociedade, os estudantes, professores, jornalistas, ongueiros, blogueiros, políticos, ambientalistas e outros mais deveriam promover outro debate. Uma reubnião que pudesse atrair pesquisadores sérios e experiências de outros países amazônicos. Um debate fora do controle político de partidos e de candidatos. Um debate para tratar da biologia, da economia, da sociologia de um enclave petrolífero na floresta amazônica.
Que tal? Quem sabe o Tião e o Tião vão lá?

Anônimo disse...

Nussa! A raiva toda do moço é porque nao foi convidado pra aparecer na minissérie? Fala sério, Tião.

Anônimo disse...

Que pirão insosso esse do Tião Medonho, digo, do Tião Maia, pena alugada e clone do outro, político. Os pássaros da mesma plumagem sempre se acasalam. Enquanto elogia iniciativas para lá de limitadas em São Paulo, como plantar árvores ao término de eventos festivos da classe média ignorante, prenhe de culpa e medo, defende a exploração de "derivados" de petróleo em áreas "camélicas" para beneficiar pouquíssimos e incrementar em muito o que existe de mais deletério em relação ao clima. É o próprio samba do neoecologista doido. Triste VianAcre!

Anônimo disse...

Altino, não deixe o Blog baixar de nível! Não permita que este espaço, tão interessante, sirva para expressar divergencias pessoais. Vão resolver tomando um chopp no café do mercado, e poupem os leitores!

Anônimo disse...

Por contraditório que seja trabalhar no governo e opor-se ao que o governo quer imperiosamente ditar a ferro e fogo, temos que ao menos é possível enxergar personalidade.

Só projetos autoritários almejam sufocar o debate de idéias. Quem está convicto do que prega e da honestidade e sinceridade do que defende, não ameaça, debate e procura convencer.

E sempre será melhor e mais benéfico o contraditório do que o mugido das vaquinhas de presépio que só sabem dizer muuuuuuuu e ruminar capim alheio.

O contraditório, ao menos, tem a consciência de que está vendendo sua força de trabalho, diferentemente dos que vendem junto também a alma.

Anônimo disse...

O nosso irmaozinho tião maia, fala de experiências na grande metrópole, e eu pergunto: como vai a poluição por lá?

Anônimo disse...

A liberdade é sempre o direito de quem pensa diferente.

Unknown disse...

Extra! Extra!
Acaba de ser criada no Acre uma nova "tendência" no Partido dos Trabalhadores...os PTroleiros!!!

Frases célebres e coloridas, ao curso da história e no clima do momento:

-A Terra é Azul!
-Salve o Verde!
-A coisa tá preta!

Anônimo disse...

Antonio e Altino. O chumbo que vem ai na frente é grosso. Preparem-se! Esse traque do Tiào Maia é só uma amostra e fizestes bem em expo-lo, Altino, no teu blog. Assim se vê, a quantas andas a ganância e um certo desespero dos que não podem perder e não sabem como ganhar. Procurem todos os meios ao redor para se defenderem: políticos, institucionais, midiàticos , espirituais. E, por favor, não rejeitem os aliados, de qualquer e em qualquer parte do planeta. Para isso, façam todo o possível para que o este embate saia de uma perspectiva regional e ganhe outras dimensões (blogs, revistas, ministérios, ONGs internacionais). Algo me diz que a vitória resolveu ser vossa amiga. Mas prefiro amigos vivos a amigos heróis. Na paz e no bem e força! NN

Editor disse...

O debate da sustentabiliade irá dividir ideologicamente a Frente Popular.

Anônimo disse...

Olha só quem fala Que certas pessoas não podem viver sem um cargo Publico.
Grande Tião Maia, um amigo seu que também e amigo meu mim disse e melhor ter o Tião a favor do que contra e um cão solto mordendo todo mundo.
Tião imagine ser você não tivesse com um cargo no Vianismo o debate tinha um contra a mais.

Grande abraço Tião Maia

Anônimo disse...

Este texto, que me pareceu mais um bolo de idéias recheado de sofismas, me trouxe uma grata surpresa. Saber que o Altino e o Toinho também são adeptos do velho e bom fumo de rolo. Eu uso de Arapiraca(AL)e compro aqui no mercado São José em Recife. Com papelim de palha de milho o sabor é inigualável depois de um cafézinho. Quero o endereço para mandar um pedaço prá os dois.

Anônimo disse...

Pôxa! Cá de longe a gente tem a impressão de que os debates aí no Acre se dão de forma mais elevada. Tudo bem que em todo lugar tem os sem pátria moral, mas daí a contratá-los como assessor... Quem vê o Tião Viana pela TV, lá no Congresso, falando tão bem, fazendo as ponderações devidas como defensor do governo Lula, imagina que ele seja um político assessorado por pessoas de maior senso crítico e autonomia intelectual, a exemplo da assessoria da Marina no Senado e hoje no MMA. Pensei que o pessoal do PT do Acre já tivesse superado a noção estreita de que assessor e "sim senhor" são sinônimos. Pior, assessor que faz a parte suja, essa de sair achincalhando os adeversários.

Anônimo disse...

Quanto aos meios de defesa propostos pelo NN, estou à diposição humildemente nos quesitos "midiáticos" e "espirituais". Em todo caso, uma recomendação a vc Altino. Mesmo de longe, sem conhecê-lo pessoalmente, percebo que vc tem sangue quente. Apenas tenha cuidado para não se deixar enervar ao ponto de permitir que esse tipo de ataque paute o debate no seu blog. No mais, a cobertura tem sido excelente e dá pra gente se sentir dentro das discussões. Um grande abraço, aliás dois - pra vc e pro Toinho, e muita força.

Anônimo disse...

Eu hein! Agora é que não desço tão cedo aqui de Saturno..rsss.... Não ando preparado pra tanta confusão..rss...e debates aquirianos...rss... Os Tiões..rss... são terribles...rsss... tenho medo... Agora querem petróleo a todo custo no Acre...isso me lembra o "Cavalo de Tróia"...rsss Será presente de grego? rsssssssss

Assina: Astronauta de Mármore

Anônimo disse...

O Tião Maia tá com inveja do Altino e do Toinho, pois ele nesse momento não pode dá sua opinião, porque morre de medo de perde o emprego...quem paga mais leva o Tião Maia. E no momento os Vianas precisam dele para fazer o jogo sujo, e é só para isso que ele serve..

Anônimo disse...

´Pede pro Vianas para fazer parte da minissérie que a Glória vai continuar escrevendo,"de Chico Mendes a Prospecção". Acho que o tião Viana consegue um ponta para ele, é só falar com a Glória perez
KKKKK!!!Assim, vai poder tbm fumar fumo de rolo e participar das rodadas de café junto com os artistas Toinho Alves e Altino Machado....

Anônimo disse...

Taí... gostei...


Gostei da personalidade do moço, botou a cara a "tapa".

Essa atitude é a primeira "teçadada" (é assim mesmo) para abrir o caminho do bom debate.

Você fez bem publicar aqui, mostra que você também tem personalidade.