domingo, 15 de abril de 2007

DEU NO INFORME JB

Povos da floresta em pé de guerra

Tales Farias


Os aliados do ex-governador petista do Acre Jorge Viana têm-se mostrado há anos um grupo monolítico e com controle total do Estado. Forjados na luta dos seringueiros contra o desmatamento, passaram a ser chamados de os herdeiros dos "povos da floresta".

Seus principais personagens são o próprio Jorge Viana e a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, companheira de luta do mitológico Chico Mendes. Em torno deles, formaram-se outros líderes, como o senador Tião Viana, irmão do ex-governador, e o atual governador, Binho Marques.

Mas desde que, por causa da permanência de Marina Silva no Ministério, Viana não conseguiu uma vaga no primeiro escalão do segundo mandato do presidente Lula - seriam ministros demais de um Estado, digamos, não tão importante assim - começou a trincar o relacionamento dos "povos da floresta".

Agora, eles esboçam um racha interno no grupo que, se concretizado, pode resultar numa guerra tão grande ou maior que aquela enfrentada por Plácido de Castro e recentemente divulgada pela minissérie Amazônia.

Se o primeiro capítulo dessa nova guerra teve como pano de fundo a reforma ministerial, o segundo capítulo gira em torno de um projeto de Tião Viana, que está causando frisson no Estado.

O projeto permite a prospecção de petróleo e gás no Acre. Volta-se para a região do Vale do Juruá, já na fronteira com o Peru. Como grande parte da região é reserva ecológica ou território indígena, os ecologistas estão em polvorosa. A discreta Marina Silva tenta evitar o confronto, mas também não concorda.

Para tentar minar resistências, Tião promoveu na quinta-feira um grande seminário em Rio Branco chamado Prospecção de derivados do petróleo no Acre e responsabilidade socioambiental. Levou o diretor da Agência Nacional de Petróleo, Newton Reis Monteiro, e até o senador Eduardo Suplicy. Mas, em sinal de protesto, nem Marina nem o governador Binho Marques compareceram.

Agora, o tal projeto do Tião Viana tornou-se uma chaga aberta. Se ele vingar, o ambientalismo da ministra terá sido massacrado exatamente em sua terra e dentro de seu grupo político. Mas se Marina conseguir derrubar o projeto, o controle que os irmãos Viana exercem na política do Estado terá acabado.


Marina x Dilma
A ministra do Meio ambiente, Marina Silva, também está sofrendo o assédio da poderosa chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff. É que o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) não liberou, e não tem prazo para liberar, o licenciamento da hidrelétrica do Madeira. Por causa disso, o Ministério de Minas e Energia suspendeu o leilão que estava programado para junho e não tem nova data. Ou seja, o leilão foi suspenso indefinidamente. Dilma está tiririca.


O jornalista Tales Faria assina a coluna Informe JB, do Jornal do Brasil. Também escreve no Blog dos Blogs.

14 comentários:

Anônimo disse...

No texto acima, a única coisa que está hoje preocupando a humanidade é: "Agora, o tal projeto do Tião Viana tornou-se uma chaga aberta".
O restanre é pura disputa política!
abraços Altino!

Anônimo disse...

O Tales que é um grande jornalista não parece conhecer bem a politica local. Sabe quando é que Marina e os Vianas vão se confrontar? NUNCA! Sabem por quê? Porque Marina tem fama mas na hora do pega pra capá, precisa mesmo é do poder e da grana dos vianas pra se eleger. Tapa o nariz e aproveita toda sorte de patifarias e acordos eleitorais. E 2010 é bem ali.
Sabem quando é que a essa turma vai rachar? NUNCA de novo. Sabem por quê? Porque assim como 14 leitões recém nascidos mamam numa porca de 12 peitos, brigam, resmungam, mas se ajeitam. Não tem outra porca disponível.

Anônimo disse...

É grosseria e besteira tem no que escreveram hj mas argumento mesmo, nada. Ví coisas racionais, estudadas e pensadas em textos de Toinho, Mary e de algumas pessoas que se manifestaram de forma favorável. Tudo isto contribui. Mas este comentário acima...

Anônimo disse...

Ô Raimundo Elizeu...

Se a porca tive um peito a mais heim? Seria 13. E olha que não é conta de mentiroso. E se tu não fosse um "bacurinho" injeitado heim? Ô mamada arretada... mas como dizem que o 13 é número do azar né...tu ficou de fora.

Mas não liga não, porque como a "Porca" se chama PT e PT tem o número 13, quem sabe tu não se ajeita também e volta a bater palmas para a "porca" como tu já fez um dia.

[]´s

Anônimo disse...

Tem muita gente que vai volta à mama sim, normal, ajudou a planta a cresce e os frutos eu também querio, só que pra volta na mama vão ser rejeitado novamente daqui a alguns dias.
Ultimo anônimo ai, ta doido e? Essa historia que 13 e do azar.
Tu ta de sacanagem porra o dia do meu aniversario e 13/02, o número do azar como também da mentira e o 07, ó ser não mim engano e dia do niver do Altino kkk.
Abraço a todos

Anônimo disse...

O interessante de tudo é que estamos trantando de Prospecção, e os cara vem com onda de vianas, marina, jorge etc... O povo já decidiu sobre eles! Nós temos que discutir agora é o que é melhor para nós (todos)pobres e ricos, empregados e desempregados, políticos e não políticos, relioso ou ateu, atc. Afinal de contas estamos na mesma praia!

Anônimo disse...

Com relação a tal da prospecção, fico com a frase do nosso amigo da terra terri: "Como reza o ditado, bem acreano, “nos incluam fora dessa”.
Não podemos dar tréguas nesse episódio, que poderá ser um genocídio na amazônia tão cobiçada!

Anônimo disse...

Esse ultimo anônimo ai ta mamando ele ta bem.
O problema e que a população decidiu o futuro deles, e ate que fizeram bem melhor do que outros que passaram.
Agora a gente só quer que eles deixem a gente decidi o futuro da Amazônia nos temos o maior direito e sabemos como e só fazer um debate mais bem organizado que a população possa realmente participar, mais, o mais importante e ter direito de ser expressa.
Ouvir só eles falando to fora to casando disso.
mamano

Anônimo disse...

Gentem... o exemplo da porca era só pra dizer que no fundo são todos leitoezinhos filhos e criados pelas mesma porca parida, embora haja sempre algum fora do peito. Mas eles sabem se revezar. Não tem nehuma baixaria nisso. Desculpe se ofendi algum porquinho. Foi sem querer, eu juro. Coitados dos leitoezinhos...

Anônimo disse...

Mamãe eu quero, Mamãe eu quero, mamãe eu quero mamar, traz a chupeta, trás a chupeta, trás a chupeta que o bebê não quer chorar!
É meu amigo se você soubesse que eu sou autônomo e trabalho e vivo as minhas custas, você talvez fizesse uma análise profunda do assunto. É claro que você não vai acreditar!Tenho certeza que vocês é que estão mamando menos e chorando por que o leite está acabando!

Anônimo disse...

Segundo a ONG Transparência Internacional, salvo um ou outro caso excepcional, o fato é que: com os dividendos auferidos da exploração do petróleo aumenta exponencialmente a corrupção política, a ponto de muitos considerarem a descoberta de petróleo um castigo, e não um caminho para a prosperidade. É só ver Campos, no norte fluminense, a terra dos Garotinhos peraltas!

Anônimo disse...

De tudo que já foi dito e repetido fica um sentimemto de que um movimento forte contra é impossível, pois os que entedem bem do assunto e são contra não vão fazer nenhuma mobilização popular pois são também cargos comissionados do gov ou mesmo da frente partidária que elegeu o senador, temem que a turma da oposição aproveite o momento e faturem nas eleições de 2008. Ocorre porém, que essa turma da oposição é totalmente a favor da tal prospecção,Flaviano até já se manifestou, sem ninguém tá nem perguntando.Vejam, quanta falta um movimento de base faz.Só mesmo depois do buraco feito e a fome assolando as casas é que se dará o levante.Portanto, vamos ficando por aqui com as opiniões dos nossos bravos intelectuais, Terry, Sevá ,Toinho,,Marcelo, Altino, entre tantos que se manifestaram nesse momento de prospecção petrolífera. Agora, se "os povos da floresta"estão trincados politicamente é porque é hora de fazer a depuração, limpar,separar o joio do trigo.Não há bem que sempre dure nem mau que nunca acabe!Já dizia nossos avós.

Anônimo disse...

"Mas se Marina conseguir derrubar o projeto, o controle que os irmãos Viana exercem na política do Estado terá acabado." - Isso ai, só vendo para crer!

Rabino

Anônimo disse...

Afinal, por que a Marina ainda não falou a respeito? To ficando agoniado... fala logo muié!