quinta-feira, 12 de abril de 2007

DEFESA DA AMAZÔNIA

Renata Gaspar

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, afirmou que se não houver urgência na defesa da Amazônia contra os efeitos do aquecimento global, "não haverá mais jeito" de evitar que parte da floresta tropical se transforme em savana. O alerta sobre esse risco foi renovado no último relatório do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês), divulgado no último dia seis, em Bruxelas.

"Levamos 14 anos para aprovar no Congresso - e eu estava lá entre os senadores - a preservação dos 7% que restaram da Mata Atlântica", disse. "Se a proteção da Amazônia for tratada na mesma velocidade com que as coisas estão acontecendo, não haverá mais jeito", afirmou.

A ministra conclamou o país a seguir um desenvolvimento ético. "Avançamos muito na tecnologia, mas ficamos muito atrasados na ética", disse "Não posso ser a favor de um desenvolvimento econômico que vai aquecer o planeta e nos fazer derreter", disse.

Também destacou a importância do envolvimento da sociedade e sugeriu a reutilização de terras abandonadas ou semi-abandonadas para a agricultura e pecuária. Segundo ela, haveria cerca de 165 mil km² de terras nessas condições e seu reaproveitamento diminuiria o avanço do desmatamento na Amazônia.

Para exemplificar as ações de proteção da floresta pelo ministério, Marina Silva citou a criação de 20 milhões de km² de áreas de conservação, a retirada de 66 mil grileiros e descredenciamento de 1.500 empresas na região.

O pronunciamento foi feito ontem durante a palestra Mudanças Climáticas e seus Impactos na Saúde, no Rio de Janeiro.

Renata Gaspar, repórter do site Amazônia, escreveu com informações da Agência Estado e Ministério do Meio Ambiente.

3 comentários:

Anônimo disse...

Só para lembrar:

" A Ministra do Meio Ambiente está absolutamente vinculada à inteligência internacional na visão adequada e moderna de desenvolvimento sustentável, que preserve os recursos nacionais e assegure qualidade de vida" (Senador Tião Viana)

Anônimo disse...

Alguem me explique:

Como uma pessoa tão defensora da natureza como Marina Silva é tão rejeitada pelo povo que vive nela?

Pergunta a última vez que Maria Silva foi em Cruzeiro do Sul? Já teve tempos em que invadiram o aeroporto de Cruzeiro pra ela nem descer do avião.

bom... sou PT de coração, mas não sou burro.

Abraços.

Anônimo disse...

sobre a rejeição da ministra, acho que é pelo distanciamento das causas do meio ambiente acreano em questão. O ministério significa os interesses do governo antes de tudo. É isso,perdeu a força que tinha quando bradava nas ruas de Rio Branco contra as injustiças sociais, porém, ainda tem solução o povo perdoará se ela se rebelar contra os maus governantes e políticos, ou só mesmo Deus na causa!