sexta-feira, 9 de fevereiro de 2007

AI, JE$US

Da Agência Câmara:

Tramita na Câmara o Projeto de Lei 7649/06, do Senado, que dispensa a exigência prévia de estudo de impacto de vizinhança (EIV) para imóveis destinados a igrejas e templos religiosos. O texto muda o Estatuto da Cidade (Lei 10257/01).

Segundo o autor da proposta, senador Marcelo Crivella (PRB-RJ), que é bispo da Igreja Universal do Reino de Deus, o objetivo é garantir a liberdade de culto religioso, prevista no artigo 5º da Constituição.

De acordo com a justificativa da proposta, o estatuto deveria ter incluído a garantia do livre exercício dos cultos religiosos entre suas diretrizes, para atingir o pleno desenvolvimento das funções sociais das cidades.

Tramitação
O projeto tramita em regime de prioridade e em caráter conclusivo e será avaliado pelas comissões de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; Desenvolvimento Urbano; e Constituição e Justiça e de Cidadania.

20 comentários:

Anônimo disse...

Para a Saúde, Educação, Trabalho (emprego), Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Meio Ambiente (como um todo) etc, não há tanta agilidade e projetos assim! É uma falta de vergonha mesmo e muita cara-de-pau! Eu quero que venha construir uma Igreja ao lado da minha casa! Tomarei uma outra providência... Abrirei uma casa com dois ambientes: shows brega e rock pesado!

Anônimo disse...

Com tanto tema importantissimo sendo arquivado esses bispos-safados-politicos-bandidos criando isso e aquilo que beneficie a sua própria classe... Já faz tempo que deveriam criar o ICR - Imposto dos Cultos Religiosos... já pensaram o "inferno" que seria se esses caras criassem suas igrejas-centros-de-arrecadações sem qualquer controle ou estudo de impactos.... vou na onda do rodrigo medeiros se abrirem uma por aqui eu coloco a minha caixa de som no ultimo rolando só cd's de piadas de sacanagem.

Anônimo disse...

Rodrigo, eu vou engrossar o
caldo da sacanagem e abrir mais um puteiro. Shows de
strip tease,boquetes ao ar
livre, amor a dar com pau,
cerveja a um real,só pra ver a cara desse bispinho imoral.

Anônimo disse...

Concordo com vc Rodrigo, é um verdadeiro desrespeito com a sociedade essa alteraçao no Estatuto. Afinal, as diretrizes contidas no Estatuto significam uma conquista do povo brasileiro, pois os movimentos sociais lutam por ele desde a déc de 40.E mesmo assim, o seu texto passou mais de 15 anos tramitando para ser votado.Por isso, é importante que todos saibam que a política urbana apresentada no Estatuto objetiva transformar as cidades para que elas possam oferecer qualidade de vida a todos e todas.

Anônimo disse...

Rídicula esta medida, estou até vendo em todo bairro uma igreja pra pertubar a paz e espírito da comunidade, porque igreja sem caixa de som 'espocando' ao gritos de pastores gritando 'sai demônio' não tem graça né? isso me lembra uma cena interessante que eu vi ao passar por uma filial (próxima a parada final do cohab do bosque) de uma igreja evangélica que tem a matriz na Av. Antônio da Rocha Viana, pois bem estava o pastor aos berros gritando algo que não sabia decifrar (e posteriormente descobri que ele estava falando em línguas.. de deus ou você sabe quem eu não sei..) e nisso alguns 'fieis' gritando desesperados e pulando enquanto giravam hahahahah juro foi a coisa mais engraçada que vi.. e o melhor foi ao lado o vizinho com seu som humilde porém tocando Iron Maiden - Fear of the dark live in rock'n rio!!!

quem não faria o mesmo?

Anônimo disse...

Os evangélicos estão cada vez mais se fortalecendo politicamente.No Brasil serão maioria em pouco tempo.Sobre o impacto ambiental também não terão dificuldade,é deles o Ministério do Meio Ambiente e a Vice- Presidência da República.Oremos para que os barulhentos evangélicos aprendam a orar em silêncio. Deus tende piedade de nós,levai as almas todas para o Céu, e socorrei principalmente aquelas que mais precisarem!A paz.

Anônimo disse...

Juju biju é pra você...não questiona a reação de vocês quanto ao projeto de lei que tramita...tb considero que existe coisas mais importantes e de maior urgência...tipo...acabar com a mamata dos altos salários no executivo, legislativo e judiciário...acabar com o nepotismo que ainda rola nos três poderes...incentivar as micros e pequenas empresas através da redução de juros e diminuição de impostos e como consequência a geração de empregos, incentivar a produção agrícola e familiar, diminuindo o êxodo rural e consequentimente o aumento da miséria nas periferias das cidades...por ai vc viu né Altino...tem muita coisa mais importante do que esse projeto de lei...mas...tb sei que todos têm o direito ao silêncio e a paz. Agora veja só Altino (no qual considero um dos bons do jornalismo acreano, apesar de discordar várias vezes do seu posicionamento)No ginásio do sesi tem todo domingo uma celebração de uma igreja e eu moro aqui no conjunto manoel julião próximo ao ginasio. Essa celebração acaba mais ou mesmo 20:30h e ai eu dou GRAÇAS a DEUS; mas, quando é um show de uma banda de fora...MEU DEUS entra madrugada a dentro...e novamente dou GRAÇAS a DEUS quando saiu um portaria que limita o horário de até 3h o show. E ai qual pertuba mais?

Anônimo disse...

Mancabira e demais,

Penso que o que perturba mais, com certeza é o culto, afinal de contas, é todo domingo. Já o show, acontece de vez em quando (apesar de perturbar também) mas o pessoal vai pra se divertir e paga pra assistir................se bem que no culto parece que também tem que pagar, né?!

Uma das propostas que vocês podem fazer para os organizadores dos shows é que liberem uns ingressos pra comunidade do entorno poder ir, pra associação de moradores sortear.

Pra constar: tinha uma igreja dessas perto da minha casa, que no final, conseguimos transferí-la para algum lugar que não quero saber. Como diz um procurador de justiça que conheço: "Ninguém é obrigado a ouvir o santo dos outros."

E um recado final para esses pastores, bispos, ministros e demais títulos que eles se dão: "Deus NÃO é surdo!"

Fui,

Anônimo disse...

Certa vez de passagem, assistí a um grupo de "pastores" que falavam, ou melhor, berravam em "línguas estranhas" para impressionar seus fiéis. Aquela cena me remeteu ao passado, no seringal Quixadá, quando eu via bandos de guaribas a fazer um estardalhaço só. Não pude evitar a comparação. A exemplo dos guaribas, aqueles "pastores" falavam, falavam, mas não diziam nada. Também não quero "guaribas" a perturbar o sossego de meus conterrâneos.

Anônimo disse...

troco um show por mês até as 3 da madruga por todos os domingo até as 20h30.

O Canto da Ema disse...

O que podemos fazer para impedir esse despautério? Sei que a religião é necessária a toda e qualquer sociedade, mas ela deve satisfação a essa sociedade. devia sim, até pagar imposto, como está acontecendo na UNIÃO EUROPÉIA.

Anônimo disse...

Caro Altino,

Só para lembrar: no Acre, o dia 23 de janeiro se tornou feriado dedicado ao dia dos evangélicos. Nossos nobres senadores acreanos e até os Deputados Fedrais já têm em que se espelharem para aprovar o projeto do "companheiro" Marcelo Crivela.

Lindomar Padilha

Anônimo disse...

altino,
concordo que o impacto sonoro deve ser avaliado sim.
só não concordo com as "piadinhas" feitas nos comentários acima com os evangélicos. sou a favor da liberdade de culto e, sobretudo, da tolerância com relação ao outro, principalmente á cultura religiosa. fazer piadas e achincalhar a religião ou os rituais religiosos dos outros é, além de muito feio, tacanho.
dizer que evangélicos "falando em línguas.. de deus ou você sabe quem eu não sei..." ou compará-los a "guaribas", além de ser intolerante é sintomático de uma discriminação, a mesma que justifica dizer que todas as religiões africanas são "macumba", ou que todo padre é pedófilo, ou outra coisa parecida.

é essa intolerância, e aqui digo intolerância como falta de respeito ao outro e seus costumes, que faz com que na irlanda haja até hoje uma verdadeira guerra civil entre católicos e protestantes.

é isso.
um abraço.

Anônimo disse...

Altino, responderei apenas ao que me cabe, em relação ao protesto do Antonio Monteiro. Ele criou um silogismo inexistente em meu comentário, tirando conclusões próprias que não reconheço como minhas. Não me referí à totalidade dos evangélicos e sim a um grupo específico, cujas características são motivo de dissensões entre eles próprios, ou seja, o falar "línguas estranhas", método ininteligível e duvidoso de evangelização, que conforme muitos estudiosos da própria doutrina contraria preceitos bíblicos normatizados pelo apóstolo Paulo. De coisas sérias pode ter certeza que não faço mote para "piadinhas". Quis apenas realçar o valor do sagrado direito ao sossego, que o projeto em questão pretende esbulhar. Já que o autor é bispo evangélico, usei os "pastores" como figura emblemática. Se o autor fosse um bispo católico, usaria padres, ou se macumbeiro, eu teria usado a figura de um pai-de-santo. Agora, já que a onça foi cutucada, realmente não gosto de ver pessoas humildes serem exploradas em sua boa-fé nessa luta desesperada dessas "igrejas" de última hora em busca de espaço e poder. Por isto fico com as seculares, sejam elas católicas ou evangélicas. Cristãs ou não. Quanto à Irlanda, o barulho começou quando começou a conquista inglesa do território irlandês e nesse período ainda não havia protestantes, portanto a causa primária não é a intolerância religiosa. É a luta pelo poder mesmo. Lá é luta entre leões. Aquí é briga entre macaco prego e guariba.

Anônimo disse...

Já existe "Guerra Santa" no mundo, mas é muito distante de nós e não nos importamos. O que não estamos vendo é a nova idade das trevas se aproximando, aqui mesmo no Ocidente, ou melhor, no Brasil. Não tarda e teremos novas Cruzadas, e se não fizermos nada iremos pra fogueira por discordar de qualquer evangélico cheio de razão sempre . Atualmente já é no mínimo politicamente incorreto e fere o "direito de culto", discordar de qualquer abuso de qualquer religião. Daqui a pouco, haverão mais e mais leis (como essa) proibindo certas "discordâncias", e finalmente começaremos a pagar multas ou receber outros castigos, até a perseguição se tornar explícita, porque censurados veementemente, achincalhados, desrespeitados por reclamar de abusos religiosos (qualquer religião), ou no mínimo por discordar dos dogmas de cada um, somos diariamente pelas multidões de crentes - no sentido geral de crer - donos da verdade que nos rodeiam. É velha a máxima de que: "O direito de um esbarra no direito do outro". Mas, especialmente, em relação a religião, a maioria exige seu direito, se colocando como donos da verdade e ferindo os dos demais.
Como os alemães em relação ao nazismo, vamos continuar aquecendo o Ovo da Serpente da intolerância (religiosa).

Anônimo disse...

Agora o anônimo falou biiiito...hahaha!!!

Anônimo disse...

em tempo:
responderei ao walmir assim q tiver tempo mesmo.
não tardarei.
abraços a todos.

Anônimo disse...

altino, é para o valmir.
caro valmir, entre pregos e guaribas sempre estaremos, no brasil ou na irlanda. qualquer disputa é sempre por poder. ninguém briga pra ver quem fica sem dominar, sem mandar, sem convencer, sem impor sua idéia como se fosse a hegemônica.
apesar de no seu ultimo comentário você dizer que não se referia à totalidade dos evangélicos, imagine se você, mesmo que fosse de outra que não aquela que você viu, pertencesse a uma igreja evangélica qualquer que tivesse em seus rituais de culto a prática de falar em "línguas estranhas", como vc se sentiria? penso eu que ofendido da mesmas maneira. não pelo fato de ouvir alguem falar mal dos maus pastores, mas por ser também comparado ao guariba.
outra coisa, meu caro, vc não deve conhecer muito bem as práticas protestantes, pois diz que "o falar 'línguas estranhas',[é] método ininteligível e duvidoso de evangelização". quem conhece o mínimo de religiosidade protestante sabe que "o falar em 'línguas estranhas'" não é um método de evangelização. e se não conhece as religiões protestantes, não conhece a estrutura ritual dessas religiões e, portanto, não pode se meter a querer falar sobre doutrina protestante, ou sobre o que Paulo disse ou deixou de dizer (leia a Bíblia e veja que a base das seitas protestantes são as cartas paulinas, com dogmas e tudo. leia também sobre pentecostes, aprenderá o que são as línguas estranhas).

Em tempo:

1. acho que pastores, padres, pais de santo ou qualquer outra liderança religiosa que se aproveite da fé de qualquer um que seja, deve ser sim preso.

2. também acho, walmir, que o descanso é sagrado. por isso sou a favor da limitação sonora nas igrejas evangélicas, sobretudo em áreas residenciais, assim como sou a favor da limitação sonora nas festas de carnaval, como as que ocorrerão ou já estão ocorrendo aí onde vc mora.

3. não estou aqui fazendo qualquer apologia que seja às seitas protestantes. apenas propondo uma discussão sobre intolerância religiosa.

é uma honra dialogar com vocês, walmir e altino.
um abraço.

Anônimo disse...

Caro Antonio Monteiro, tenho o mau costume de pesquisar sobre todo assunto no qual me vejo enroscado por força de um debate, principalmente quando não sou especialista nele. Calo-me então, e cedo a palavra ao analista bíblico provavelmente evangélico, Lourenço Gonzalez, que em seu livro “Assim diz o Senhor”, da editora Ados, diz:
==============================================================
I Coríntios 14: 27-28
“E se alguém falar língua estranha... haja intérprete. Mas, se não houver intérprete, esteja calado na igreja, e fale consigo mesmo, e com Deus.”
Efetivamente, “fale consigo mesmo” é uma força de expressão. Na verdade, o que Paulo quis dizer é: “Fique em meditação com Deus”. Qual o valor de, em nossa oração, formular palavras que ninguém entende? – Que benefício trará a quem ouve?
Paulo diz que, temos de orar com inteligência (I Cor. 14: 15). Isto é: Com lucidez e clareza. Portanto, não cabe, na igreja, no lar ou em outro lugar qualquer, o crente abrir a boca e proferir palavras que ninguém e, nem mesmo ele entende, porque só faz isso aquele que é débil mental. (I Coríntios 14: 23).
Portanto, não há “língua celestial” na Bíblia. Língua é uma forma clara de se expressar. Os coríntios é que, contrário a Paulo, “criaram” um som estranho, sem nexo, sem sentido, sem nenhum valor, uma algaravia que contagiava a todos, daí Paulo pôr ordem na igreja, dizendo com firmeza: “Haja intérprete, ou então, cale-se”. I Coríntios 14: 27-28. (Estes sons chegaram até nós hoje, no século vinte, batizados com estes nomes: “língua celestial, estranha e dos anjos”).
Há pessoas hoje que começam a pregar e, de repente, repetem frases feitas de “línguas estranhas”. E os demais ficam embevecidos, entusiasmados, alegres, excitados, se contagiam logo. Mas, irmãos, o que diz Paulo? “Se não houver intérprete, fique calado.” (I .Coríntios 14: 28). Então, pergunto-lhe:
• Aquelas frases de “língua estranha” tem algum valor?
• Não! Não! Não! Não! A Bíblia as codifica de “vã repetição”. (Mateus 6: 7).
==============================================================
E observe que a palavra guariba, uma criaturinha de Deus, é menos ofensiva creio, que débil mental. Quanto ao verbo intransitivo pregar tem, entre outros, o significado de evangelizar. Mas não esqueçamos que o objetivo principal do debate deve ser o respeito ao sossego dos nossos nobres conterrâneos. Atenciosamente. Walmir.

Unknown disse...

Bom, poderia me prolongar por horas pra tentar explicar o que sentimos ou pensamos sobre esse fanátismo e proteção religiosa. Moramos ao lado de um desses templos que mais parece uma casa de espetáculos, brigamos na justiça a algum tempo e ainda não conseguimos nada, mas estamos na luta e esperamos que algum dia a liberdade religiosa seja respeitosa e não interfiram na liberdade alheia. Se esses charlatões não conseguem respeitar o direito ao próximo que tipo de mensagem eles conseguem passar então, cansamos de tudo isso e devido a dificuldade em localizar informações sobre as leis que nos auxiliam criamos o site www.deusnaoesurdo.com.br que tenta juntar tudo o que conseguimos alem de reunir pessoas que passam pelas mesmas dificuldade a encontrar informações sobre como se defender dessas pessoas. "Igreja Sim, Casa de dEspetáculos Não"!