quarta-feira, 6 de dezembro de 2006

O CANTO DO UIRAPURU

Glória Perez, que escreve a minissérie "Amazônia - De Galvez a Chico Mendes", dia desses não escondeu a emoção no Blog da Autora ao receber uma mensagem de Johan Dalgas Frisch, um apaixonado pelas aves brasileiras.

Ele gravou, entre 1958 e 1964, o canto de centenas de aves brasileiras.
Ficou mundialmente famoso, a partir de novembro de 1962, ao realizar, no Acre, a proeza do primeiro registro sonoro do canto do uirapuru-verdadeiro, no Seringal Bagaço, onde nasceu a ministra Marina Silva, do Meio Ambiente.

Dalgas Frisch escreveu e logo em seguida foi ao encontro de Glória Perez, a quem colocou à disposição da minissérie o trabalho, incluisve o registro sonoro do uirapuru cantando oito melodias.


- Chama-se uirapuru verdadeiro porque existe um outro uirapuru, do mesmo gênero, com o nome de Cyphorhimus aradus. Também é comum na Amazonia (...) Seu canto é inferior ao do uirapuru encontrado na selva acreana - assinalou Dalgas Frisch à novelista acreana.

A gravação do canto do uirapuru no Acre foi destaque na imprensa mundial. "O lendário uirapuru canta apenas 10 dias por ano. O caruso da selva grava um best -seller", destacou na ocasião o jornal News American Baltimore.
Dalgas Frish é um dos mais apaixonados ornitólogos brasileiros. Em 1997, quando morei forçado em Brasília, conversei muitas vezes ao telefone com ele, que vive em São Paulo.

O maior sonho dele foi para que o sabiá-laranjeira fosse adotado como ave-símbolo do Brasil. Naquele ano, Dalgas Frisch me enviou a coleção de CDs "Aves Brasileiras", incluindo "Aves da Amazônia", onde está o lendário canto do uirapuru. Além disso, enviou o livro "Jardim dos Beija-Flores", editado em parceira com o fotógrafo Christian Dalgas Frisch, filho dele.

É uma obra impactante, de impressão primorosa, onde Dalgas Frisch escreveu a seguinte dedicatória: "Ao estimado jornalista Altino Machado e família, com os cumprimentos dos beija-flores do Brasil, um grande abraço".

- Dizem que o canto do Uirapuru traz sorte e felicidade a quem o escuta. E ele vai estar em "Amazônia- De Galvez a Chico Mendes". Obrigada, Johan, em nome de todos nós - escreveu Glória Perez.

De Brasília, o jornalista Silvestre Gorgulho, da Folha do Meio Ambiente, envia a seguinte mensagem:

- Parabéns por suas pesquisas e suas matérias que deixam seus leitores enfeitiçados e cativos da vida na floresta, da vida no Acre e da vida... pela vida. Estou colocando no Sedex seus dois livros que prometi: 1) "Aves Brasileiras e Plantas que as Atraem" e 2) "Aves Brasileiras Minha Paixão". O primeiro ajudei a fazer e fala e descreve todas as espécies de aves brasileiras, bem como as plantas e sementes que elas gostam e as flores que atraem os beija-flores. A pesquisa é de Dalgas Frisch, os desenhos são de Svend Frisch (pai de Dalgas) e as fotos de Christian Frisch (filho de Dalgas).

É isso. Tomei a liberdade de regravar e reproduzir aqui um trecho do canto do uirapuru. A gravação original do CD segue um roteiro de Martim Bueno de Mesquita, com narração de Oswaldo Calfat. As fotos deste post foram surrupiadas do blog da Glória. Clique em Johan Dalgas Frisch para acessar o site dele.. Agora ouçam um pouquinho do canto do uirapuru e boa sorte.

3 comentários:

Anônimo disse...

Altino,

Li seu blog hoje aqui em Londres e deparei com o canto do Uirapuru. Era menina em Rio Branco quando meu pai comprou esse disco não sei onde, porque ele viajava muito. Esse disco faz parte da minha memória. Quando eu ouvi o canto no seu blog me arrepiei. Lembro também que tem uma passagem em que ouvimos uns pássaros cujos cantos soam como “vacas”. É muito estranho e eu morria de medo. E ele conta a história desde de Francisco de Orellana, os primeiros exploradores da Amazonia que desceram o rio. Se esse disco for o mesmo, você pode me dizer AONDE e COMO posso comprá-lo? Eu tenho ainda um toca-disco (vinil). Sabe, o desaparecimento desse disco da minha casa foi um mistério até hoje não resolvido.
Tinhamos uns vizinhos que viviam lá em casa brincando, tocando violão O Cézar, meu irmão, acha que eles pediram “emprestado”. O fato é que o disco desapareceu! Vc pode me audar?
Um abraço.
Silvana

Anônimo disse...

Silvana, Dalgas Frisch telefonou e contou muitas histórias, como sempre. Durou quase duras horas nossa conversa. Ele estava com 30 anos quando gravou o canto do uiraputu. Disse que sente muita saudade do Acre.

- O Acre é grande paixào de minha vida. Gravar o canto do uirapuru aí mudou minha vida. O melhor da fauna do pantanal e da Amazônia se concentra no Acre - afirmou.

Anônimo disse...

Olá, gostei do seu site. Na verdade gostaria de um favor. Eu amo o canto do uirapuru. Vc pode me enviar o arquivo com o canto? Obrigada.
Meu e-mail é eri.pessoa@gmail.com