terça-feira, 5 de dezembro de 2006

DINAMISMO DA POLÍTICA

No mês passado, no salão nobre do Palácio Rio Branco, durante a homenagem prestada pelo governo estadual à novelista Glória Perez, se formou uma rodinha integrada, entre outros, pelo jornalista Sílvio Martinello, diretor da Gazeta, o senador reeleito Tião Viana e eu, claro. Papo vai, papo vem, alguém se referiu à oposição.

- Basta a oposição do Altino - disse o senador em tom brincalhão, referindo-se a este blog.

- Após a Frente Popular do Acre dominar politicamente tudo, alguém precisa ser ou pelo menos parecer oposição, senador - retruquei em tom não menos brincalhão.

- É, realmente - assentio contidamente o Martinello.

No começo do primeiro mandato do governador Jorge Viana, trabalhei na Gazeta, onde escrevia uma página semanal de opinião que não chegou a durar dois meses. Desisti porque o Martinello exigia a cada edição uma crítica mais ferina enquanto eu às vezes queria apenas entrevistar ilustres desconhecidos.

Pois bem, enquanto estive na Gazeta fui portador de um recado do Martinelo ao senador, a quem apelava para que desistisse de uma ação judicial milionária contra o jornal em decorrência de uma reportagem caluniosa produzida pelo ex-editor Edson Luiz.

- Diga ao Martinello que não desistirei da ação e saiba que vou romper com o Jorge Viana caso a Gazeta seja aliada dele algum dia - respondeu o senador.

O tempo passa, o tempo voa e Martinello e sua Gazeta se tornaram aliados privilegiados do governador e do senador.

Edson Luiz, o ex-editor que não suportava petista, se transferiu para Brasília, trabalhou vários anos na sucursal do jornal O Estado de S. Paulo, e depois foi convidado a ser o assessor de imprensa do ministro Márcio Thomaz Bastos, da Justiça, a quem serve até hoje.

E lá estávamos reunidos e felizes. E cá estou para não esquecer o dinamismo da política. Quando estiver com a idade do Toinho Alves quem sabe eu possa até escrever um livro. O Gean Cabral sugere que o título seja "A história da esquerda escrita pela mão direita".

12 comentários:

Anônimo disse...

Teu comentário (lembrete), Altino, fez-me lembrar de um velho conhecido nosso: o Luis Pereira. Costurando uma trajetória política complicada e cheias de altos e baixos, o Pereira velho de guerra, sempre, reduzia a uma frase a justificativa dele para seus saltos de grupo em grupo político do Estado: "a política é dinâmica". Pois é...

Anônimo disse...

Altino, sua veia cirúrgica anda afiadíssima em todas as áreas,acadêmica, artística, ambiental,cultural e política!!!!!Que banho!!!!Sobre o dinamismo da política tupininquim é o seguinte, dinamismo é o lado virtuoso de uma característica essencial à sobrevivência humana, portanto essencial à política e aos políticos: FLEXIBILIDADE (coisa que o PT demorou 3 décadas para aprender).Mas o que assitimos nos dias correntes com o desgoverno dos ex- inflexíveis não é a manifestação dessa virtude. É o lado do vício em plena operação: a SEMVERGONHICE CANASTRONA protagonizada por aloprados amadores. Qual o prejuízo? A impossibilidade de estabelecimento de padrões e parâmetros, moralmente conhecidos como verdade. Sem isso, não há evolução da espécie, nem objetivamente, muito menos moralmente ou espiritualmente se preferir. Simbólicamente, como nação, nossa situação nunca foi tão patética. Mentiras, mitificações e mistificações é o cardápio. O apagão aéreo e as declarações e ações do (des)governo sobre a crise são a mais perfeita expressão dessa desordem gerencial e moral. Eu vaticino, isso não vai dar certo: em algum momento um ponto ficará fora da curva e aí virá o caos.Como você sabe, o caos é a origem dos deuses... uma nova "ordem" vai então aparecer...qual será, ainda não há como saber. Apertem os cintos...não há piloto...nem avião... nem pista de pouso!!!!

Anônimo disse...

Huummm...sei. Evolucionista, não é? Seletividade, adaptação e outras coisitas mais. A biologia servindo de modelo para o constructo social. Até chegar aos princípios fernandista é um pulinho: desenvolvimento associado. Bonitinho. O petismolulista, algo como uma dublagem tucana, ou clonagem liberal, isso é falsificação e caminho para o caos. Pelo que vejo, a mensagem é: comecem a gritar por socorro. Chamem o super FHC. Mon Dieu...

Anônimo disse...

Caaaalma, Mag!
Contam que num reino distante, velhos, moços e crianças, atiravam pedras e ovos no rei, quando este passava ostensivamente debochando da coerência e do saco do seu pobre povo. Morreu, como soe acontecer.
Passou o cetro para o filho, bem pior do que ele. Mais pedras, mais ovos podres... Morreu, também, passando novamente o trono para um outro descendente cruel.
Cansado desse ritual, ao ver assumir um da quarta geração, mais debochado, mais tirano, mais, mais, ao passar pela rua, um velhinho, entre gritos e pedradas , bateu sonoras palmas.
Inconformado com a reação solitária, o rei chama o velho e pergunta a razão das solitárias palmas.
Prontamente responde o velho: bati palmas por saber que o outro pior virá!
É o que estamos vendo. Ou não?
O que não quero é chegar mais tão adiante para ver o prosseguimento dos deboches e alopramentos dos reis.
Me falta paciência e sobriedade.
Sei que viveremos tempos com nuvens baixas.
Caaaalma, Mag!

Anônimo disse...

Altino, meu amigo, não tenho a menor dúvida de que você DEVE escrever um livro sobre o Acre e não apenas sobre a política.
Sua alma acreana, seu coração verde da floresta precisa ser exposto em papel para nosso deleite e aprendizado.

beijos

Anônimo disse...

Não, caro Mário, você não entendeu meu desespero, por enquanto o requerido por essa diaparatada desordem que a falência moral e gerencial instalada por, vá lá, o lulopetismo é que o Presidente Lula, pare de falar m... e presida, escolha, enfrente os problemas graves do país. Sua ironiazinha de viés doutrinário ideológico autoritário e messiânico não captou a mensagem... Estamos fritos... alguém aí se arrisca a duvidar do meu vaticínio?

Anônimo disse...

Não, Mag.

Anônimo disse...

Pôxa Leila, calma até que estou... o que não consigo é ficar fingindo que o que está acontecendo está dentro dos padrões da "normalidade macunaímica brasileira"...Mas estou acima de tudo honrada, pois uma escritura tão atraentemente pungente como a sua, responde a uma purinha expressão de desespero diante das iniqüidades desse governo maluco... que ainda encontra inocentes nefelibáticos que o defendem... Ah sei, a culpa é da dona mídia...

Anônimo disse...

Cuméquié? "viés doutrinário ideológico autoritário e messiânico"? Legalzinho. Faltou dizer para parar com o "nhém, nhém, nhém", como dizia o chefão tucano, quando se esforçava para desqualificar seus críticos. Pois é. Mas entendi, sim. E também entendo o caráter golpista que anima o comportamento tucano. Todo o esforço, antes das eleições, não conseguiu o resultado de fazer Lula sangrar até que, exangue, fosse removido. As coisas funcionaram ao contrário e tome 61% em cima do Xuxu, em que pese toda o assessoramento com o qual contava. Agora, parece, retomam a pressão. Como não está preparado, como diz o FHC, deve sair do meio ou ser retirado, ceder lugar para os ilustrados!

Eu lulista, 'tás bincando'?

Anônimo disse...

Tsc...tsc...tsc... ai Mario, dá uma peninha...nada mais distante da realidade do que tucanos golpistas, nem oposiçào direito os "hómi"sabem exercer...o futuro se avizinha negro... mas, claro a culpa é da herança maldita... ah... também da dona zelite... e da peste da dona mídia!Competentes, mesmo, além de bonzinhos, só os nossos petistas!!!! E viva papai noel!!!!

Anônimo disse...

Tsc...tsc...tsc... ai Mario, dá uma peninha...nada mais distante da realidade do que tucanos golpistas, nem oposiçào direito os "hómi"sabem exercer...o futuro se avizinha negro... mas, claro a culpa é da herança maldita... ah... também da dona zelite... e da peste da dona mídia!Competentes, mesmo, além de bonzinhos, só os nossos petistas!!!! E viva papai noel!!!!

Anônimo disse...

Ah, sei. Peninha é aquele que fez sozinho. Tá certo, musiquinha bonitinha, o Caetano gravou também, mas gosto mais na voz do próprio Peninha.

Culpa de quem? Sei não, viu. Na verdade, a coisa agora é assim: foi tu! eu não, foi tu!! e, pára completar, vc entra nessa de: besta é tú, besta é tu...

Você acha que nem oposição conseguem ser? Ah, sabem nada, tutti buona gente. Interessante. Vamos perguntar para o Quércia, Ibsen, Rosana Sarney e... como foram deslocados quando eram potencialmente fortes como candidatos a presidência? Haja voracidade, hein?

Quem falou que só petista é gente fina? E os tucanos? Pergunta para o João Maia e para Ronie Von Santiago - sabe aquela historia da conversa gravada? Ah, e aquele telefonema entre o Lara Resende e o Mendonça de Barros sobre uma conversa que seria levada com o chefe? Falando nisso, o assunto nada durou na boca da Dona Mídia, não foi? Pois é. Mas esses não contam, estavam modernizando o país. Aliás, para o FHC ACM era uma "liderança moderna", lembra? O Caetano retrucou que o hómi continuava o maior coronél, meu. Na época eu até perguntei para folha quem teria razão: FHC ou Caetano? Eles publicaram um pedacinho do meu e-mail.

Papai Noel, sei.. E a Matinta Pereira é vizinha de quem? Vai ver o Caipora compra suas porrôncas no mesmo armazém que o Altino e o Toinho compram as deles. Falando nisso, o sacana do coelho da páscoa anda 'acerando' (esse termo é regional, se quiser saber o que significa, só perguntando para o Altino ou pro Toinho) uma poodle aqui na vizinhança...