terça-feira, 5 de dezembro de 2006

NOSSA TARTARUGA GIGANTE

Foi descoberta uma nova tartaruga fóssil na Formação Solimões do Acre, em depósitos com idade situada no Mioceno-Plioceno (há cerca de 5 a 7 milhões de anos).

Batizada de Supendemys souzai - homenagem ao paleontólogo Jonas Souza, reitor da Universidade Federal do Acre (Ufac) - a nova espécie foi descrita a partir de restos do esqueleto de diversos indivíduos.


O estudo, publicado na última edição Revista Brasileira de Paleontologia, mostra que a nova espécie é muito parecida com a Supendemys geographicus, encontrada na Formação Urumaco na Venezuela. A Supendemys é uma das maiores tartarugas já encontradas até o momento: sua carapaça podia atingir mais de 3 metros de comprimento

A nova espécie foi descrita pelo paleontólogo Jean Bocquentin e pela bióloga Janira Melo, do Laboratório de Paleontologia da Ufac, cuja página foi misteiriosamente desativada. A descrição está baseada num úmero incompleto e em material adicional proveniente de diversos sítios no Acre.

"Os caracteres distintivos da espécie constam de um úmero menos maciço em relação ao de Stupendemys geographicus, de uma espessa margem recurvada na frente das placas nucal e periferais 1, de um lobo posterior do plastrão curto e largo, de um sulco femoroanal disposto anteriormente no xifiplastrão e de vértebras cervicais com centro vertebral estreito".

Um comentário:

Anônimo disse...

Os autores são Jean Bocquentin, francês, que trocou Paris pelo Acre e a bióloga acreana Janira Melo, formada na UFAC.