terça-feira, 5 de dezembro de 2006

GRANDE MARINA SILVA

Diálogo do governador do Acre Jorge Viana com a ministra Marina Silva, do Meio Ambiente:

- Jorge, se você for convidado para assumir o Ministério do Meio Ambiente, aceite.

- Marina, não posso concordar com essa proposta.

Jorge Viana quer ser ministro, mas não está disposto a dividir o título de "Judas do Acre", ostentado pelo senador Geraldo Mesquista Júnior (PMDB), que foi eleito pela Frente Popular e debandou para a oposição.

A suposta instabilidade da ministra é promovida pela imprensa e alguns petistas que querem se aboletar em cargos. Fosse outra pessoa, Marina já teria dito que só deixa o ministério se quiser. Ela é maior do que o governo Lula.

O blog do jornalista Ricardo Noblat informa que a ministra ganhou um importante aliado na sua briga para permanecer no cargo no segundo mandato de Lula. O vice-presidente José Alencar disse hoje no Palácio do Planalto não ver na gestão de Marina a criação dos entraves ambientais tão reclamados por Lula para o crescimento do País. Por Alencar, Marina continua no cargo:

- Eu conheço os propósitos dela. Ela tem procurado estruturar como não estava o Ministério do Meio Ambiente e é claro que há determinados entraves que precisam ser resolvidos, mas dentro da lei, porque nós temos que preservar o meio ambiente. Eu sempre estive ao lado dela por razões óbvias: porque ela é uma grande brasileira e tem condições excepcionais de ajudar o Brasil na preservação do meio ambiente sem prejuízo para o crescimento da economia.

Segundo Noblat, se depender da senadora Marina Silva (PT-AC), ela continuará ministra do Meio Ambiente. Acha que o trabalho que pode fazer ainda está pelo meio.

Quanto à hipótese de Jorge Viana, atual governador do Acre, virar ministro, Marina não se considera um impedimento para isso.

- Não sou ministra porque sou do Acre. O Acre não teria votos suficientes para indicar um ministro. Sou pelo que represento - costuma dizer.

Um comentário:

Anônimo disse...

Grande Altino,
Será que deve ser feita uma escolha entre Jorge e Marina? Por que não os dois? Porque o Acre não é o centro da política do PT e nacional? Porque haverá dois ministros naturais de um estado que não tem tanto destaque nacional? Sim, dois ministros do Acre, sim. O governo FHC teve mais de um ministro do mesmo estado (três ou quatro não me recordo). Chega da hegemonia do PT paulista que, aliás, volta e meia pisa na bola. Agora, a bola da vez são os meninos (e meninas) do Acre.
Um grande abraço,
Bruno Macêdo Filho