quinta-feira, 2 de novembro de 2006

DESTRUIÇÃO DE GEOGLIFOS

As valas e os fragmentos dos geoglifos do Acre formam os maiores monumentos arqueológicos brasileiros. Mas os geoglifos estão sendo destruídos diariamente.

Neste Dia de Finados, tirei a foto do que fez um trator com arado num dos geoglifos na Vila Pia, na BR-317, a 60 quilômetros de Rio Branco.

Recolhi vários fragmentos de cerâmica e devolvi-os ao solo para evitar ser acusado de arqueopirataria.

Embora a descoberta dos geoglifos seja considerada uma das maiores da arqueologia na América, existe pouca gente preocupada com estudo e preservação.


"Os geoglifos, estruturas que parecem saídas de filmes de extraterrestres, podem contar uma nova história sobre os povos que viveram na América antes da chegada dos europeus. São valas que datam do século XIII, mais de 200 anos antes de Pedro Álvares Cabral desembarcar no Brasil", observou reportagem da revista Época desta semana.

Em setembro, uma equipe de documentaristas de uma emissora da TV japonesa esteve no Acre para filmar os geoglifos. No próximo dia 18, uma equipe do Globo Repórter, da Rede Globo, estará em Rio Branco para fazer o mesmo.

O ritmo de destruição está sendo tão intenso que as futuras gerações correm o risco de conhecer apenas os geoglifos registrados em fotos e vídeos.

Cadê o Ministério Público e o Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional?

Quem quiser saber mais sobre o assunto, neste blog, entre outros, deve clicar em Janela para o passado, Arqueologia Amazônica, O leitor decide, Japão filma os geoglifos, Pré-História do Acre e Geoglifos pra boi pastar.

8 comentários:

Anônimo disse...

A grandeza dos geoglifos em território acreano,precisa ser tratado com seriedade.
"Antes que um aventureiro lance mão".

Alons enfant gardien do Aquiri !!!

Anônimo disse...

ALTINO, BOM DIA,
MAIS UMA VEZ VC FICA NA LINHA DE FRENTE. A PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E CULTURAL DO ESTADO NÃO ENVOLVE APENAS GRUPOS DE PESQUISADORES, ENVOLVE TAMBÉM TODA A SOCIEDADE ORGANIZADA OU NÃO. ESTA DENUNCIA É GRAVE, EU LHE PERGUNTO QUAL SERIA O MOTIVO DAS AUTORIDADES COMPETENTES FICAREM OMISSAS SOBRE O ASSUNTO.

Anônimo disse...

Realmente, Soad. O pior é que muita gente prefere que essa destruição não seja divulgada. Enquanto isso, existem arqueólogo esperando autorização para escavar e realizar estudos há mais de um ano. É necessário que haja realmente algum controle da sociedade para essa situação escandalosa. Acesse o site do Iphan e busque pela palavra "geoglifo". Não existe nenhuma referência. Podemos ajudá-los enviando mensagens aos diretores.

Anônimo disse...

ALTINO:
A FINAL, ONDE SE QUER CHEGAR? SE POR UM LADO A TECNOLOGIA È CAPAZ DE DESVENDAR SÉCULOS E ESTÁ À SERVIÇO DA CIÊNCIA, POR OUTRO, A BUROCRACIA NÃO PERMITE DAR UM SIMPLES PASSO À FRENTE, ENQUANTO ISSO, SITUAÇÕES COMO ESTA E OUTRAS SIMILARES ESTÃO À VISTA DE TODOS.

Anônimo disse...

Altino,essa quetão dos geoglifos é bastante polêmica.É evidente que algo efetivo tem que ser feito,mas assim como vários orgãos do governo federal,o IPHAN,no Acre está desestruturado.Não tem sede própria e,se não me engano, só tem um funcionário.Lembrando que o mesmo,aqui no Acre,é uma sub-regional subordinada a Rondônia e faz um pouco mais de um ano que foi instalada.Acho que falta mais interesse e comprometimento de nossos governantes com as coisas que são nossas,não falo só a nível de Acre,a nível de Brasil mesmo.Como podemos falar de arqueopiratas quando as entidades que são responsáveis pelo controle e pela quarda de patrimônios nacionais são ineficientes.Assim como o IBAMA tem quadro ineficiente,o Incra,os controladores de vôo,etc..Onde vamos parar com esse desinteresse do Estado em relação a tudo que diz respeito ao meio ambiente,a cultura,a história,etc...São coisas que fazem o diferencial do nosso país que ficam ao Deus que proteja e convenhamos que ele tem mais o que fazer.

Anônimo disse...

na revista época dessa semana saiu uma matéria bacana sobre os geoglifos.

Anônimo disse...

Foi mesmo?

Anônimo disse...

Puxa, mais um descaso em terras tão ricas de cultura e vida...
Valeu Altino por sempre estar nos informando, mesmo aqui tão longe, no sul, do que acontece nesse maravilhoso Norte...