sexta-feira, 3 de novembro de 2006

ALOPRADA

A fiscalização do Ibama dessa vez funcionou pra valer em Brasiléia, mas por acaso. Durante a semana, a prefeita Leila Galvão (PT) foi impedida de usar madeira de castanheira na construção dos quiosques do Festival da Castanha, que será realizado hoje e amanhã na cidade. O embargo partiu de um procurador do Ibama em Brasília que presenciou o crime de passagem pela cidade.

A castanheira (Bertholetia excelsa) é a árvore-símbolo da Amazônia e espécie protegida por lei. É a árvore-símbolo, ainda, do Governo do Estado do Acre, mais conhecido nos últimos oito anos como Governo da Floresta. O corte da castanheira está proibido desde 1994, pelo Decreto Federal nº 1982. A árvore chega a atingir 60 metros de altura, com diâmetro, na base, superior a 4 metros. Algumas árvores adultas têm 1.000 anos. O fruto, conhecido como castanha do Pará ou castanha-do-brasil, tem grande importância na alimentação das comunidades tradicionais e forte penetração no mercado nacional e internacional.

A castanheira é a mais famosa espécie de árvore nativa da Amazônia. É encontrada em vários países da América do Sul, como Venezuela, Colômbia, Peru, Bolívia, Suriname, Guiana Francesa e Guiana. As maiores concentrações estão na Amazônia Brasileira. A espécie ocorre em todos os estados da Amazônia Legal (Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins), sendo que os estados do Pará, Mato Grosso, Amazonas, Acre e Maranhão concentram as maiores populações de castanheiras.

A castanheira é encontrada em matas de terra firme, muitas vezes formando agrupamentos, mais ou menos extensos, conhecidos como castanhais, onde se encontram associadas a outras espécies de árvores de grande porte. Os frutos, conhecidos como ouriços, são lenhosos, esféricos, atingindo entre 10 e 15 centímetros de diâmetro, pesando até 1,5 kg, e contendo até 25 sementes. Diversas espécies de fauna, incluindo pássaros e mamíferos (como roedores e primatas), utilizam-se destas sementes para seu alimento.

Em pleno Governo da Floresta, Lula diria que a petista foi aloprada.

Um comentário:

Anônimo disse...

E esse "Ugo" Poli? É assim mesmo?