sexta-feira, 6 de outubro de 2006

TENDÊNCIA AMBIENTAL

Foster Brown

As chuvas já iniciaram este ano. Esperam-se mais queimadas, mas elas devem ser relativamente pequenas em números. Pensei que uma analise preliminar da situação deste ano poderia ser de interesse. A Sumaia Vasconcelos vai fazer uma análise mais profunda nas próximas semanas.

A análise de focos de todos os satelites, baseados nos dados do Centro de Previsão de Tempos e Estudos Climáticos, mostram uma variação enorme de 2004 a 2006.

As grandes queimadas e incêndios de 2005, ficam evidentes nos dados de focos de calor. Os numeros de focos são provavelmente uma subestimativa dos números de queimadas e incêndios. A Nara Pantoja vai ter dados sobre isto em breve. A Sumaia Vasconcelos está analisando, ainda, polígonos de florestas com copas afetadas e encontrou 50 mil hectares sem um foco de calor superposto.

Em Pando (Bolívia), os focos estão ficando constantes de 2004 a 2006. Em Madre de Dios (Peru) no Acre (Brasil), comportamentos semelhantes, com redução pela metade, de 2004 a 2005.

Estes resultados podem ser vistos em mais detalhe na comparacao de focos entre os anos. A reducao de 2005 a 2006 foi grande em todos, especialmente no Acre, que teve somente ~20% (0.18) dos focos deste ano em comparação com os do ano passado.

A reducao foi menor para Pando e Madre de Dios. A diferença fica clara na comparação, entre 2006 e 2004, para Pando; enquanto o Acre e Madre de Dios tiveram cerca da metade de focos, Pando ficou no mesmo partamar em números de focos.

Deixar de queimar também é problema. Algumas pessoas relataram que vai ser difícil queimar depois das chuvas que tivemos. Rocildo, o presidente do Sinidicato de Trabalhadores Rurais de Brasileia e Epitaciolandia, disse que relativamente poucos produtores rurais conseguiram queimar os seus reçados.

Isto representa um problema social em termos de alimentação para os proximos meses. Baseado nestas informacoes, parece importante um levantamento da situação dos produtores rurais no Acre.

Estamos num períoo de grandes oscilações de clima e de atividade humana na Regiao MAP (Madre de Dios, Acre e Pando). É crucial desenvolver meios de entender o que está acontecendo e disseminar estes resultados para as sociedades da região.

Foster Brown é pesquisador da Universidade Federal do Acre e um dos articuladores do Movimento MAP, onde os dados originais estão publicados para os que queiram analisar melhor as tendências do meio ambiente regional.

Um comentário:

Anônimo disse...

Meu bom visconde, se liga !
Tá ficando sacal, se toca !
Sou de paz, não quero briga
É que eu amo demais minha maloca.

Sei que tua cabeça anda a mil
Problemas afloram o ano inteiro
Se o Sir ney precisou mudar de rio
prá enganar mais uma vez os Brasileiros.

Se o Binho trabalhará como o Jorge
Se a queimada ofusca o brilho da lua
Se a chuva não trouxer notícias bôas
A culpa não é minha, não é tua.

Trabalhar é preciso, nescessário
O Acre tem o tamanho da sua gente
Tá nas páginas dos livros, na história
Feito água cristalina de vertente.

Tô na briga e a parada é indigesta
Faço festa até pros meus inimigos
Mando flores e licores da floresta
E o amor é meu alento, meu abrigo.

Aceite meu carinho como apreço
Somos parceiros de luta, tá cara
Que a amizade tenha o brilho do começo
Tomara, meu bom visconde, tomara.

Que deus acolha a Vanessa em seu reino de luz.