quinta-feira, 19 de outubro de 2006

HISTÓRIA VIVA

Olá, Altino,
Tudo bem?

Recebi seu contato pelo repórter Marcelo Bartolomei, da Folha, e também tenho lido seu blog para entender a história do Acre e a produção da minissérie "Amazônia - De Galvez a Chico Mendes", da TV Globo.

Sou editora-assistente da revista História Viva e estou fazendo uma matéria para a edição de dezembro sobre a história do Acre, desmatamento na Amazônia e tentativas de desenvolvimento sustentado.

A minissérie claro que motivou a matéria, mas terei apenas um box para falar de TV, o resto todo do material de seis páginas é para contar a história da anexação do Acre, quem foi Galvez, Chico Mendes e outros personagens fundamentais.

Por isso te escrevo e peço sua ajuda para me indicar algum historiador/sociólogo conhecedor profundo dessa história.

Aguardo sua resposta,

Muito obrigada,

Ana Lúcia Araújo

Ana Lúcia, tudo bem. Vai ficar melhor em breve, quando estaremos com mais gente num ambiente adequado na web para abordar a história e o cotidiano do Acre. De qualquer modo, o blog sempre serve e conta com um leitorado de alto nível. Recomendo algumas fontes indispensáveis para que você possa compreender o passado e o presente do Acre: Letícia Mamed (mestre em ciência política), Marcos Vinícius das Neves (historiador) e Antonio Alves (jornalista). Vale a pena ouvir, ainda, o historiador Gerson Albuquerque, que diverge de Marcos a respeito de vários aspectos de nossa história. Bom trabalho!

Nenhum comentário: