sexta-feira, 20 de outubro de 2006

É O ACRE

O empresário Narciso Mendes e o então governador Flaviano Melo, dono do jornal A Gazeta, eram adversários, em 1988, quando o jornal de Mendes foi acusado de envolvimento na trama que resultou no assassinato do seringueiro Chico Mendes.

No ano seguinte, com a ajuda de Melo, o empresário fundou o Complexo de Comunicação Rio Branco, formado, além do jornal, por uma emissora de TV afiliada ao SBT. Todos os dias o empresário dizia que seu único compromisso era ajudar a eleger Melo senador.

Antes da eleição, Mendes já era candidato a senador e o ex-governador era acusado nos dois veículos de comunicação de sua propriedade como o maior corrupto da história acreana.

Derrotado como candidato ao Senado, Mendes se aliou, rompeu e passou a conspirar contra o governador Edmundo Pinto, que acabou assassinado no Hotel Della Volpi, em São Paulo, em maio de 1992.

Já estava unido à Romildo Magalhães, o vice que assumiu o cargo de governador, mas logo romperam porque os cofres do Estado não eram suficientes para saciar a fome de ambos.

Mendes ressurgiu, em 1995, como o aliado mais poderoso do governador Orleir Cameli. Romperam menos de de dois anos depois, antes do jornal O Globo estampar aquela histórica manchete "Um campeão de falcatruas na cadeira de governador".

Mais adiante, durante oito anos, Mendes fustigou o governador Jorge Viana com o conteúdo ofensivo de seus veículos de comunicação e por isso foi condenado pela justiça numa penca de processos baseados na lei de imprensa.

Agora, após as eleições, quando o casal Narciso e Célia Mendes foi mais uma vez derrotado nas urnas, tudo mudou. Suas empresas de comunicação adotaram nova linha editorial na qual demonstram ser aliadas do Governo da Floresta.

O fato está causando mal-estar aos demais proprietários de jornais e emissoras de TV. Registre-se que Rio Branco possui quatro jornais diários, sendo que nenhum circula com mais de mil exemplares.

O jornal Página 20, por exemplo, já avisou que não vai ficar bem para o governador Jorge Viana aparecer na companhia de seu desafeto Narciso Mendes.

A sempre arrendável A Tribuna escancarou a questão hoje, conforme a nota "Em sigilo", da coluna "Bom dia":

- Ainda em sigilo, alguns políticos, recentemente eleitos, estariam negociando o arrendamento de um complexo de comunicação na capital. Vão competir com empresários que sempre lhes deram apoio quando precisaram. É o que se ganha ao se investir em imprensa com seriedade no Acre.

Vendo ou arrendo o blog. Quem dá mais?

É o Acre.

Um comentário:

Anônimo disse...

Altino, você sabe muito bem que nossas empresas de comunicação sequer possuem "linha editorial". O que existem são as "linhas comerciais".
O governo do Acre é o maior anunciante, paga as maiores fatias, todos querem tê-lo e para isso, mesmo não gostando, os proprietários fazem tudo para agradar os mandatários, manchetam com as ações oficiais. Os favores vão ainda mais adiante, mas isso é conversa para outra hora.
O Narciso se vendeu, não se vendeu, é a conversa em todas as rodas. O Narciso, certo ou errado, tacanho ou preciso em suas colocações, é um empresário, tem funcionários, se dobrou finalmente como os outros. Só que ele aguentou mais tempo. Não leve ao pé da letra, mas era um Dom Quixote. Na verdade, um arremedo dele, contra os moinhos de vento do governo petista.
Vale lembrar que as notas, matérias, textos, não são escritos por ele ou seus repórteres. São escritos por assessores de Jorge e Binho, por Aníbal Diniz.
Quem uma opinião? Arrenda esse blog e cria outro, mais ousado. Gostei da idéia de você começar a quebrar o gelo...pra quem recebe salário pra sobreviver (e vc sabe que são muitos os colegas) o silêncio é a melhor saída.