quarta-feira, 13 de setembro de 2006

O CELEBRA E A PARADA GAY

Reprodução de meu diálogo ao telefone com o evangélico Josué Pacheco a respeito do 4° Celebra e da Parada Gay:

Alô!

JP: Bom dia, Altino. Você sabe que sou evangélico, não é?

Sim.

JP: Sabe, vai ter um evento aqui no Acre chamado 4° Celebra. Evento evangélico e querem o cancelamento por causa da Parada Gay.

É impossível realizar os eventos simultaneamente?

JP: É impossível, meu caro. Impossível mesmo. Nosso evento é de 7 dias apenas, do povo evangélico. Você imagina quantas pessoas sairam das drogas, da prostituição porque aceitaram Jesus?

Não faço idéia.

JP: Muitas, Altino, mas agora querem cancelar o evento, que é de graça, para fazer uma Parada Gay. Estou com meu coração doendo.

Rapaz, procura logo um cardiologista. Com dor no coração não se brinca.

JP: Você não tem jeito mesmo. Você é a favor da Parada Gay?

Sou indiferente, mas todos têm o direito à livre manifestaçao.

JP: Mas você é a favor ou contra realizar a Parada Gay e cancelar nosso evento?

Que coisa, hein? Sou a favor que voces façam também a parada de voces. Sou a favor até que façam no mesmo dia. Basta estar disposto a isso. Ninguém pode impedir. O que acha?

JP: Posso ser sincero?

Seja, claro.

JP: Se a gente fizer no mesmo dia, o evento Parada Gay não acontece. A palavra do Senhor diz que maior é aquele que está em nós, maior do que aquele que está no mundo.

Eis então um bom motivo para realizar o Celebra.

JP: Mas não é comigo. Não sou eu quem decide.

Pois é, meu caro. Também não decido nada.

JP: Mas você é jornalista e poderia fazer alguma reportagem falando sobre isso.

É interessante a sugestão de pauta. Verei o que posso fazer. Onde seria realizado o Celebra?

JP: No Calçadão da Gameleira.

Valeu.

JP: Grato, Altino.

Por nada.

10 comentários:

Anônimo disse...

Altino,
sugere aí que façam a parada e o celebra juntos. assim ninguem de um perde o do outro. amai-vos uns aos outros é a palavra de ordem dos dois. entao meu caro... gente mais desunida.. abraço Rosa Vieira

Anônimo disse...

Não devemos julgar o mérito da questão. Isso se resolve com uma simples averiguação administrativa. Quem solicitou, junto ao órgão competente, o espaço público primeiro?

Anônimo disse...

Concordo com o Pacheco. O evento Parada Gay não acontece se no mesmo dia houver o Celebra...Sinceramente, o que nao pode é cancelar o nosso Celebra e sim, deixar rolar para ver o resultado no final. Com certeza, o Celebra terá maior aceitação...
Que Deus abençoe a todos!!!


Abelardo Costa
Gerente de T.I

Anônimo disse...

Acho que ambos, Gays e evangélicos( me encaixo aqui) temos direito de realizar nossos eventos, e de certa forma, deveriam preferenciar os evangélicos, não por discriminação e sim por um motivo. Fazer o cancelamento de 1 cantor é fácil, até porque tanto os cantores evangélicos como o que vem para a parada gay vão cantar de graça, porém, é bem mais fácil você cancelar 1 cantor do que 5 ou mais que estão agendados no caso dos evangélicos e cujo público é bem maior!
Acho até mesmo que os eventos poderiam acontecer no mesmo dia, mas em locais diferentes. Dando preferencia o maior espaço para o maior público.

Anônimo disse...

COM CERTEZA, EU CREIO QUE DEVA ACONTECER OS DOIS EVENTOS, PQ TODOS DOIS TEM DIREITOS IGUAIS, SÓ QUE EM LUGARES DIFERENTES, POIS NÃO TEM COMO ACONTECER UM ENCONTRO EVANGÉLICO JUNTO COM UMA PARADA GAY. MAS, SE EM TODO CASO NÃO HOUVER ESPAÇO PARA OS DOIS, EU SUGIRO QUE ELES CONVERSEM E SE ACERTEM QUEM FARÁ PRIMEIRO, POIS É CONVERSANDO QUE SE ENTENDE. SÓ NÃO SE DEVE É FAZER CRITICAS NEM BRIGAR, PQ O MUNDO DÁ MUITAS VOLTAS E TODOS PRECISAM UNS DOS OUTROS.

Anônimo disse...

Soube por aí que tem candidata a deputada que promete, se ganhar, afastar os professores gays das salas de aula devido ao mal exemplo. Ainda que Deus não vai permitir que os anormais realizem a parada, etc, etc, etc.
Acho este tipo de mentalidade extremamente preconceituosa e perigosa. Quando começam,os a ver o demônio em tudo na verdade só estamos revelando o demônio que exite em nosso próprio coração. Utilizando textos sagrados para justificar nossos preconceitos. Tudo isso não passa de uma atitude fundamentalista, atitudes como esta, dependendo do poder, já trouxe muito derramamento de sangue na humanidade.
Pena que poucos que dizem seguir a Cristo possam semear tanta INTOLERÂNCIA e precoinceito. Apesar de não ser evangélico, mas adorar músicas de louvor, fico muito triste com estas atitudes, pois quando Jesus fala de amor, tolerância, perdão, distorcemos suas palavras, suas mensagens de acordo com nosso próprio preconceito e a interpretamos de acordo com nossa própria lógica. Quantos eleitores será que não iriam nesse show que a candidata pretende realizar, quais as intenções verdadeiras atras deste evento tão perto das eleições ?
A história nos mostra porque houve a reforma religiosa liderada por Lutero, foi contra os abusos, a intolerancia, e a mistura de religião e poder que o catolicismo na época praticava. Agora querem queimar as bruxas de novo.
O diferente sempre assusta pois o que não é massificado pensa por si só. Tem força própria e é mais dificilmente ser dominado, então falamos de condenação eterna e a culpa passa ser uma execelente ferramenta de poder e dominação.
Muito me espanta esta candidata usar como bandeira de sua eleição a intolerância eo preconceito e ainda por cima falar de Deus.
Ainda bem que conheço evangélicos maravilhosos com pensamentos muito DIVERSOS ao dela. Mães evangélicas com filhos gays que mesmo não concordando com sua opção os aceitam e não julgam.
Termino com mensagem primordial de jesus e do filósofo grego :

" Não julgueis para não serdes julgado" ; " Posso não concordar com uma sói palavra que diz, mas luto até o final pelo direito que tem de dizê - la"
Sérgio de Carvalho

Anônimo disse...

Acho que ambos tem direitos,mais um não tem nada haver com o outro...O celebra acontecerá na gameleira, e a parada pode acontecer em outra parte da cidade...Não é perciso que acontecem no mesmo espaço...

Anônimo disse...

Concordo com Uma dica, veja quem agendou o que primeiro, afinal de contas, tudo deve ser agendado e ter cronograma, não interessa se é evangélico ou gay, vivemos em um país da burocracia que deve ser cumprida. Agora dar desculpa e balela porque um é gay ou porque deve ter prefência o "Senhor" isso é besteira, até porque o meu Deus é igual ao Deus Gay, Deus Evangélico, Deus Daimista, Deus Católico. Cada um tem que ser respeitado...

Anônimo disse...

Cara, que diálogo fantástico que vc postou. Dá um conto. Habitam todos o mesmo planeta, o mesmo país, o mesmo estado, a mesma cidade e o mesmo calçadão da Gameleira. Um funil de diversidade. Tudo gente e como diz a canção de Nilson Chaves: "Tudo índio, tudo parente".

Anônimo disse...

A que a minhoca está mostrando a que veio, se antes de ser eleita ja se acha a rainha da cocada preta imagina quando estiver ocupando uma cadeira de "deputada" ou "da putada" que é o que ela realmente gosta. Acho que ela tem tanto direito quantos os Gays e que vença quem foia mais organizado e reservou o espaço primeiro. Acho um abuso essas pessoas que ficam se escondendo atras da religiao para pregar uma postura que não é a delas. Pq o mundo têm que parar por causa da minhoca. Ela deve é se mancar e respeitar seu proximo, ja que se diz do Senhor. Preconceito nao e coisa de Deus.