quarta-feira, 13 de setembro de 2006

GRITO DE "GUERRA"

Nosso geógrafo e senador Sibá Machado (PT) está disposto a mudar o mapa do Acre e de Rondônia. Anunciou que vai ingressar no Supremo Tribunal Federal (STF) com uma ação para retomar a região da Ponta do Abunã, onde estão localizadas as vilas Extrema e Nova Califórnia, na divisa entre os dois estados.

A região, que já foi alvo de conturbado litígio, acabou sendo julgada pelo STF como pertencente à Rondônia. Mas o senador petista quer mudar o mapa regional com o argumento de que Extrema e Nova Califórnia viraram "um fundo de quintal" de Rondônia.

Ele disse que toda a assistência às duas localidades e a seus habitantes é prestada pelo Estado do Acre.

- Rondônia virou as costas para aquele pedaço de terra, que tem que voltar a pertencer ao Acre - afirmou da tribuna do Senado.

Os petistas de Rondônia, especialmente a senadora Fátima Cleide, candidata ao governo, e o prefeito de Porto Velho, Roberto Sobrinho, botaram as mãos na cabeça quando tomaram conhecimento do pronunciamento de Sibá Machado.

Comentário de uma fonte petista deste blog em Rondônia:

- A atitude é inoportuna. Estamos no meio de uma disputa eleitoral. O que o senador defendeu é tudo o que o governador Ivo Cassol, candidato à reeleição, queria para nos dividir mais ainda. Além disso, o governador do Acre, Jorge Viana, está vindo para Porto Velho na sexta-feira para nos apoiar. Há tantos municípios acreanos necessitando de ajuda, enquanto o senador tenta anexar mais terras ao Estado.

Um dos dias mais patéticos de minha vida profissional aconteceu no final dos anos 80. Sílvio Matinello, Edson Luiz e eu éramos correspondentes no Acre do Jornal do Brasil, Globo e Estadão. Fomos destacados para acompanhar a movimentação das tropas da Polícia Militar, quando os governadores Jerônymo "Bengala" Santana, de Rondônia, e Iolanda Fleming, do Acre, declararam guerra pela posse da Ponta do Abunã.

Bem, o certo é que as duas vilas sempre estiveram abandonadas, mas agora estão sob a responsabilidade da administração do PT na prefeitura de Porto Velho. Nada que mais uma reunião dos petistas não possa deliberar pelo abafamento do novo grito de "guerra".

Leia mais na Agência Senado.

Nenhum comentário: