terça-feira, 12 de setembro de 2006

DEIXANDO O CORAÇÃO FALAR

Cleusa Maria Damo Ranzi

Falar da trajetória do Binho Marques é algo que faço com misto de alegria e orgulho bom. O Binho educador-político, que acredita e defende o saber de cada ser humano e concebe a educação como processo transformador.

Com seu jeito de observador sensível, percebe o todo a partir das partes, vê em cada forma diferente de atuar a manifestação do potencial valioso que cada um é portador e que se completa no ideal maior do bem comum.
Buscador habilidoso que sonha grande e executa passo a passo com determinação, sabedoria e humildade de quem conhece e sabe o que quer.

Acolhe e respeita o saber e vontade do outro e, numa conjugação de idéias e esforços, tudo faz para realizar o melhor. Conheço o Binho há mais de 20 anos. Desde a década de 80 na Universidade Federal do Acre (Ufac).
Binho já defendia com determinação e independência uma educação de qualidade, consequente e compromissada com a vocação florestal e o meio social singular do Acre.

Lembro de sua atuação na Ufac, junto com toda uma geração de grandes idealistas, buscadores da verdade como Marina Silva, Quinha, Júlia Feitosa, Francisco Carioca, Aníbal Diniz, Tácio de Brito e tantos outros que me é impossível nominar, mas que quero, ao citar esses, homenagear cada coração que defende a ação transformadora da educação como vocação propulsora, meta e meio de vida.

A Ufac é hoje melhor pela atuação do Binho e de tantos que, como ele, nos ajudaram a buscar a cada dia melhorar nossa forma de ser enquanto educadores.


É com a consciência livre de quem acredita na educação como processo e meio de dignificar cada forma de vida, refinar cada ser humano, ajudar a manifestar e a respeitar cada valor potencial, cada habilidade e saber que possibilita reconhecer a inteireza e o que cada um é essencialmente, que quero continuar acreditando na educação que inclui, para alcançar um mundo melhor.

Um dos aspectos que me encanta e enche meu coração de vontade de continuar cada dia mais defendendo o caminho da educação é a possibilidade de poder manifestar a admiração e confiança que nutro pela congruência do Binho. Ele, que bem sabe manifestar coerência entre sua fala e sua ação, seu discurso e cada atitude praticada, no exercício cotidiano de suas diferentes atribuições de cidadão, educador e homem público, na trajetória realizadora em favor do Acre e sua gente.

A visão de um Acre transformado, com oportunidade de crescimento humano, progresso realizador, melhoria da auto-estima e qualidade de vida para adultos e futuro promissor para nossas jovens gerações, nos impulsiona a prosseguir. Temos que ter confiança, determinação e dedicar o melhor de nosso trabalho para assegurar ao Binho a oportunidade de ser o timoneiro mor do projeto de bem cuidar do Acre que vem sendo executado com o melhor de que cada um é capaz e que o Acre bem merece.

Por acreditar nesta geração que aí está a oferecer seu empenho à causa de um Acre cada vez mais desenvolvido e humano para todos, me coloco e ouso convidar a cada educador, homem e mulher, trabalhador, pai e mãe, jovem, e cada cidadão de bem, que tem sonhos e fazem de sua vida o bem maior e, como Binho, acreditam na possibilidade de sermos mais humanos a cada dia, através do ideal da educação e trabalho dignificante.

É por isso que os convido a dizer sim, a votar no Binho, para que ele possa dar continuidade ao trabalho que tem sido idealizado junto com Jorge Viana, Tião Viana, Aníbal Diniz, Marina Silva, Perpétua Almeida, Raimundo Angelim e tantos outros que ajudam a construir o Acre digno e justo que queremos e sonhamos.


A professora de história Cleusa Maria Damo Ranzi enviou o texto com a seguinte mensagem: "Caro Altino! Senti vontade de escrever algo sobre o Binho e meu desejo de que ele vença a eleição para dar continuidade ao trabalho que realiza pelo Acre que queremos. Gostaria que desses uma olhada e se concordas seja publicado em seu Blog. Aceito sugestões para melhorar". Querida Cleusa, o texto está perfeito e expressa o respeito, a admiração e o carinho de todos que conhecem Binho Marques, o candidato do PT ao governo do Acre.

Um comentário:

Anônimo disse...

Altino / aproveita e escreve aí embaixo do texto da Cleusa uma recomendação para que leiam o livro dela sobre História do Acre. Nesses tempos de tanta gente se dizendo conhecedora e escrevendo sobre história regional é bom recuperar bons textos.