terça-feira, 7 de fevereiro de 2006

OS DESAFIOS

A utilização desautorizada e antiética de recursos naturais gera desestruturação social, econômica, política e cultural do ambiente



Na Amazônia brasileira diversas são as iniciativas que visam consolidar a execução da CDB, destacando-se a idealização da Universidade da Floresta, na região do Juruá, cujo objetivo é conciliar e integrar o conhecimento científico ocidental com o conhecimento dos povos da floresta.


A região do alto Juruá é reconhecida como uma das áreas de maior biodiversidade do Planeta. Os recursos com potencial uso econômico tornam-se visados e os acessos aos seus componentes e às formulações de usos tradicionais estão particularmente à mercê de apropriações sem o cumprimento dos princípios da CDB.


A utilização desautorizada e antiética de recursos naturais e/ou metodologias ligadas ao contexto cultural regional vem gerando desestruturação social, econômica, política e cultural do ambiente e seus atores. Entre os desafios gerados estão:

A expansão crescente de queimadas e da pecuária na região;

A iminente pavimentação da Estrada do Pacífico e da BR-364, esta, com influência direta no Parque Nacional da Serra do Divisor;

A intensificação de conflitos entre madeireiros e moradores das fronteiras, sobretudo em terras indígenas;

Aumento das denúncias e ocorrências de biopirataria.

Nenhum comentário: