terça-feira, 7 de fevereiro de 2006

PATRIMÔNIO AMBIENTAL

Os serviços de proteção do patrimônio ambiental não têm conseguido intervir com eficiência em grande parte dos casos. As políticas de proteção dos conhecimentos relacionados ao uso da biodiversidade nesta região são de extrema importância para a conservação da mesma. Elas envolvem o reconhecimento dos modos de geração e formação para o uso desse conhecimento, utilizados pelas populações tradicionais.

Uma política de proteção da diversidade cultural envolvendo comunidades seringueiras, ribeirinhas, extrativistas, urbanas de pequenos municípios, moradores em unidades de conservação e populações indígenas se tornam relevantes para aglutinar os diversos âmbitos que compõem esses desafios ambientais.

Exemplos bem sucedidos de iniciativas internacionais na fronteira tripartite (Bolívia, Brasil e Peru) são, respectivamente, a Iniciativa MAP, criada em 2000 para fomentar a colaboração científica e popular entre profissionais e líderes comunitários na região de fronteira, contemplando, entre outras premissas, o recém criado Comitê Científico da Região do MAP (Madre de Dios – Peru, Acre – Brasil e Pando – Bolívia), que tem como proposta incentivar a regulamentação dos princípios éticos para geração, disseminação e aplicação dos conhecimentos na Amazônia Sul-ocidental.

A nível regional os dois Encontros de Curadores da Medicina da Floresta e Erveiros do Vale do Juruá, realizados em 2001 e 2004, no município de Cruzeiro do Sul, contemplando representantes de 11 comunidades da região e entorno, entre Reservas Extrativistas, Terras Indígenas, Projeto de Assentamento e erveiros/alunos do Centro Medicina da Floresta, residentes nos municípios urbanos de Cruzeiro do Sul e Rodrigues Alves merecem destaque.

Estes exemplos têm algo em comum no tocante à geração de Cartas de Princípios, subsidiadas pela necessidade dos atores do processo, que são os próprios curadores tradicionais, em se sentirem empoderados para que possam influenciar no fluxo do zelo patrimonial e preparar as comunidades para terem instrumentos de defesa.

Um comentário:

Anônimo disse...

olha acho q vcs deveriam colar mais assuntos nesse anuncio